As câmaras de vigilância estão hoje em todo o lado, tornando-se tão banais e, ao mesmo tempo, tão incomodas. Dentro e fora da legalidade, existem câmaras em praticamente todo o lado. Contudo, nos aviões, mais concretamente, no sistema de entretenimento, fica ainda mais suspeito existirem estas câmaras.
Alguns passageiros de várias companhias aéreas publicaram imagens destes dispositivos inseridos no ecrã do assento, o que obrigou as empresas a dar explicações.
Aviões poderão ter vídeo-vigilância?
Vivemos numa época da total disparidade no que toca ao tema privacidade. Se por um lado se fazem regras, regulamentos e leis mais apertadas, por outro lado, há câmaras, microfones em tudo o que é espaço público e privado.
Assim, não é de estranhar que até nos aviões, onde as pessoas estão confinadas, existam estes componentes eletrónicos. O que é de estranhar é que estas câmaras sejam colocadas nos sistemas de entretenimento individual de cada passageiro.
Alguns passageiros de várias companhias aéreas suspeitaram destas câmaras e denunciaram online os locais onde estavam colocadas. As companhias aéreas sentiram-se pressionadas a explicar.
Just found this interesting sensor looking at me from the seat back on board of Singapore Airlines. Any expert opinion of whether this a camera? Perhaps @SingaporeAir could clarify how it is used? pic.twitter.com/vy0usqruZG
— Vitaly Kamluk (@vkamluk) February 17, 2019
Câmaras colocadas, mas inativas
Conforme foi revelado, a Singapore Airlines e a American Airlines possuem câmaras no sistema de entretenimento a bordo de algumas das suas aeronaves. No entanto, as empresas dizem que nunca foram ligadas, não foram captadas imagens ou observados passageiros.
A Singapore Airlines adianta que a presença destes dispositivos tem a ver com o padrão de fabrico. Segundo a empresa, estes ecrãs trazem por predefinição uma câmara. Contudo, não é usada e nem está prevista a sua utilização no futuro.
No caso da American Airlines, como referiu um porta-voz, as câmaras não foram ativadas, mas há planos para as usar. Se existem dentro dos aviões é porque existem fabricantes que as incluem para uso futuro, quando for criada uma utilização. Por exemplo, estas câmaras poderão ser úteis para usar gestos nos controlos dos sistemas de entretenimento.
O problema com a presença das tecnologias de captação de imagem é que o simples facto de estarem lá significa que podem ser usadas sem que o utilizador saiba ou dê autorização. Depois, existe a captura de imagem e de som, os passageiros parecem não se sentirem confortáveis com isso. Os recentes acontecimentos, que envolveram, por exemplo a Google, no seu dispositivo Nest Secure (que incluiu um microfone e não foi referida a existência nas especificações) está a gerar controvérsia.
Confrontada, a Google admitiu que o dispositivo está equipado com tecnologia para o utilizador interagir usando os comandos de voz da Google Assistant.