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Países com a melhor e a pior rede de carregamento de veículos elétricos da Europa

Portugal tem feito um esforço para desenvolver a sua rede de carregamento de veículos elétricos. Sem este tipo de infraestruturas dificilmente se dará uma clara e assumida expansão da utilização do carro elétrico. A título de exemplo, a rede MOBI.E está presente em mais de 50 municípios de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira e conta com mais de 1250 pontos de carregamento.

Apesar de termos já uma rede diversificada, ainda há muito a fazer. Segundo os últimos dados, estamos num 13.º lugar, mas à frente da Espanha e da Finlândia!


Boa rede de carregamento dos veículos elétricos é basilar

O segmento dos veículos elétricos é uma aposta dos governos integrada nos esforços para a redução de emissões de dióxido de carbono. No entanto, sem uma rede de carregamento dos elétricos que esteja devidamente estruturada, dificilmente o mercado irá apostar nesta nova alternativa de mobilidade.

Atualmente, a Europa é vista como sendo um dos maiores mercados dos elétricos, mas há dentro de fronteiras uma enorme desigualdade. Assim, neste momento, quais são os países com melhor desenvolvimento da rede e quais são os piores?

 

Holanda segue na frente no grupo dos elétricos com melhor rede

De acordo com uma análise recente, a Holanda é o país com o maior número de pontos de recarga instalados. Um total de 43.730 estações em operação e 250 pontos por 100.000 habitantes. Algo que lhe permite estar à frente da grande referência em percentagem de vendas, a Noruega.

Os países nórdicos também têm uma invejável rede de carga de 12.337 pontos e uma densidade de 232,8 estações por 100.000 habitantes. Uma taxa muito satisfatória que permite aos utilizadores circular livremente por grande parte do país.

É importante perceber que países como a Alemanha, ou França, gigante da construção automóvel, ainda estão muito aquém de servir com a devida qualidade. A Alemanha tem 32.704 pontos de recarga, mas num país com uma população cinco vezes maior do que a dos holandeses, arreda os alemães para uma pouco honrosa décima posição. Recolhe 39,4 pontos por 100.000 habitantes.

 

Os piores não são surpresa

Entre os Estados que ficam na cauda, estão aqueles tradicionalmente pouco ou nada ativos em termos de mobilidade elétrica. Assim, em último, está a Grécia, com apenas 51 estações, pontuando 0,5 estações de recarga por 100.000 habitantes. Logo a seguir estão a Roménia e da Polónia.

Portugal não está mal colocado. O 13.º lugar na tabela, com 2.940 estações e uma taxa de 28,5 por 100.000 habitantes, coloca-nos à frente dos nossos vizinhos espanhóis (19.º). Além deste, estamos à frente de países como a Irlanda, a Finlândia ou Itália.

Portugal tem quase o dobro dos postos de Espanha

No que toca ao nosso país vizinho, Espanha tem 6.796 pontos, mas com uma densidade muito baixa. Conforme podemos ver, a rede espanhola recolhe apenas 14,5 pontos por 100.000 habitantes. Para Portugal estes números são um fator negativo, dado que é pelo território de Espanha que é feito o nosso tráfego rodoviário para o resto da Europa.

Portanto, não estando a liderar, um país como Portugal está a desenvolver positivamente a rede de carregamentos de veículos elétricos. Boas notícias para quem está tentado a apostar neste novo paradigma de mobilidade rodoviária.

 

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