Os Sistemas Operativos Móveis a nível planetário – Nov/2011
Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM
A utilização do Browser num dispositivo móvel, seja ele telemóvel, smartphone ou tablet, sofreu um "boom" com a massificação destes dispositivos, um deles mais recentemente, o tablet, essencialmente devido ao conceito renovado introduzido pelo iPad da Apple.
Também numa altura que começam a aparecer os primeiros smartphones com o sistema operativo Windows Phone (WP), fruto da aliança dos gigantes Nokia e Microsoft, será interessante avaliar a distribuição actual dos SO Mobile de forma a perceber se o WP consegue importunar os actuais líderes do mercado.
O Windows Mobile, que chegou até à versão 6.5, era quem dominava o mercado no segmento dos PDAs mas, com o aparecimento do Symbian OS da Nokia e o iPhone OS da Apple, ficou completamente "arredado" do mapa. O BlackBerry OS marca também posição no mercado empresarial enquanto que os vários sistemas operativos da Samsung se encontram um pouco espalhados por todo o lado. O surgimento do Android da Google, após todos os outros, tem o mérito de já ser preferência em vários países e continua a crescer, bem como o iOS da Apple.
A situação actual resume-se a 4 sistemas operativos:
- Dois SOs em queda e que dominam nos países menos desenvolvidos: Symbian e Blackberry. O primeiro é um sistema a abater pois a Nokia já o trocou pelo WP. O Blackberry está numa curva descendente que muito dificilmente inverterá.
- Dois SOs em crescimento: iOS e Android. O iOS da Apple está em crescimento moderado pois já domina nos países mais desenvolvidos. Dificilmente crescerá muito nos restantes países pois vem instalado exclusivamente em máquinas caras. O Android da Google veio revolucionar o mercado por ser um sistema independente dos aparelhos, sendo adoptado pela maioria das marcas asiáticas, apresentando assim uma grande margem de progressão e crescimento.
No caso da Nokia, juntando o seu bom hardware a um Sistema Operativo que promete, substituindo aquilo que aparentemente estava a prejudicar os seus telemóveis, será que a cartada da adopção do WP será suficiente para parar a queda abruta onde se encontra?
Para visualizar o mapa referente a Novembro/2011 com toda a informação clique na imagem abaixo.
Ao longo dos próximos meses, ao jeito do que já tenho feito para os Browsers, vou apresentar mapas da distribuição pelo Globo, para nos apercebermos quem consegue melhor penetração nos mercados Mobile.
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde ,
Uma correcção a Nokia nunca disse que vai abater o Symbian , esse SO virá provavelmente instalado na gama media baixa da Nokia .
Cumprimentos
Serva
Boa tarde de novo ,
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu-mobile/daily-live/current/
Não sei qual vai ser a relevância deste SO mobile , mas o que é certo é que vamos poder contar com ele , a mim interessa-me mais este SO para tablets com todas as características existentes na versão desktop , mas se o SO estiver interessante , até posso experimentar a sua instalação num smartphone .
Será que o Linux está a preparar-se para piscar o olho ao mercado mobile e proporcionar desta forma uma liberdade de escolha semelhante a que temos para os pcs ? ….. por enquanto penso que a investida é muito tímida , mas provavelmente é para aí que caminhamos .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
SERVA
A Gronelândia é um país? Eu pensava que fazia parte da Dinamarca, mas pelo visto os esquimós têm hábitos móveis diferentes dos continentais! 😀
Não é um país, mas é uma nação. Embora diferente, a Escócia também não é um país. Há nações que olhamos para elas como países, e outras que olhamos como apenas regiões. Mas no fundo são todas nações
Tens razão em quase tudo. Só trocaste o que é país e o que é nação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/País
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nação
Para nós do Brasil, a Escócia é um país e uma nação.
Algumas nações não tem países, como os palestinos, os curdos, etc.
E alguns países tem mais de uma nação, como a China que inclui chineses e tibetanos, alguns países da África, talvez a Espanha (com seus bascos), etc.
A Gronelândia é um território autónomo da Dinamarca, com o seu próprio governo! Mas não é o único exemplo no mapa de territórios que aparecem separados dos Estados centrais; Guiana Francesa, várias ilhas no Pacífico e Caraíbas…
Boa tarde ,
Por lapso na inclui no meu post anterior os seguintes links :
http://apachelog.wordpress.com/2011/05/20/kubuntu-11-10-mobile-devices-sneak-peak/
http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Mobile#Kubuntu_Mobile
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu-mobile/releases/11.04/release/
https://www.youtube.com/watch?v=y8WOZ_avFmA&feature=related
Cumprimentos
Serva
Pois claro, 140% das pessoas na Rússia usam Symbian 😀
??????????????????
Não percebi a piada.
9 GAG!!!!!!
grande abraço 😛
claro que a “greenland” tinha de usar mais Android hehe
Os resultados parecem-me, no mínimo, pouco fiáveis.
Em Portugal acho um exagero aquela % de iOS. Quem olha para aquilo parece que no país há muito dinheiro lol.
No mínimo parece-me pouco fiável a tua lata em pôr em causa o trabalho dos outros apenas baseado no que te parece.
Se não acreditas no gráfico consulta tu próprio o Stat Counter, ou o que se passa à tua volta é mais fiável do que um sistema de estatísticas que analisa mensalmente 15 mil milhões de páginas de 3 milhões de sites em todo o mundo?
Que a coisa tem que ver com dinheiro tem. O gráfico do link é dos SO mobile na Suécia. Trocando o país por Portugal o resultado é outro.
Está claro que depois a conversa segue outros caminhos “Ah, e tal, o Android dá-me mais liberdade”. Pois, pois.
http://gs.statcounter.com/#mobile_os-SE-monthly-201011-201111
A minha lata até tem bastante sentido, porque tanto pelo título desta notícia assim como pelo título do mapa, Mobile OS World Map, são ambos enganadores.
O que é que um sistema de estatísticas que analisa mensalmente 15 mil milhões de páginas de 3 milhões de sites em todo o mundo tem a ver com o número de OS em dispositivos móveis?
Quantos telemóveis tens em Pt que nunca foram usados para aceder a alguma página?
Portanto, os srs até podem analisar milhões e biliões de páginas mas com aquele título é uma estatística sem nexo.
Reconheço que até podes ter alguma razão no que se refere ao título. Há nele uma simplificação pois o artigo refere-se essencialmente àquilo que distingue, no essencial, um smartphone dum telemóvel comum, a facilidade de acesso à Internet.
Pode ser que em futuras edições o título seja revisto.
Mas onde é que estás a ver o ios em Portugal? É que eu vejo Portugal e Espanha cobertos por android.
mouseover sobre pt e ves a % 🙂
a maioria dos smartphone android na realidade são utilizados como dumb phones. O mesmo é válidos para os outros so, mas creio que a percentagem seja menor.
Outra coisa que já referi várias vezes é que nos planos empresariais o iphone é mais barato que a esmagadora maioria dos androids (por exemplo o sgii é mais caro cerca de 150€). Creio que o mesmo é válido para os tarifários pós-pago não profissionais. Dizem que não querem um tarifário pós-pago e então voltaremos à primeira parte do post
NO mês passado comprei 2 iPhones Vodafone para a minha empresa por 80 euros cada um.
Tens alguma razão, aquilo que está representado é o peso de cada plataforma na utilização da internet, não as percentagens de aparelhos.
Contudo não é uma estatística sem nexo, pois se for representada ao longo do tempo é possível ver os efeitos das alterações nas percentagens de aparelhos em utilização – embora se deva ter algum cuidado nessa análise.
O Symbian está mesmo a perder terreno.
Acho a cota de mercado do iOS elevada, dado o custo dos equipamentos. No entanto para muita gente e segundo o estudo está muito bem visto pelos utilizadores.
O Android tem pernas para andar, mas existem muitas arestas por limar, sendo que acaba por não ser tão seguro como o iOS e dai talvez a escolha dos consumidores recair no iOS.
A Nokia penso não estar mal servida com o WP7, mas a aposta no MeeGo 1.2 ou Maemo 6 (como quiserem), também devia ser aproveitada.
Boas…
completamente aperecem ai So’s que nunca se ouve falar no entanto MEEGO não aparece…
cmps
serva
Existem aí algumas informações que precisam de ser melhor explicadas porque não estão totalmente correctas.
A Nokia deixou de dar suporte ao Symbian e delegou tal tarefa para a empresa Accenture que o fará pelo menos até 2016. Depois disso ainda não existem certezas do que irá acontecer ao Symbian.
Até porque já apareceram notícias por aí que a Nokia estaria já a desenvolver um novo S.O. para telemóveis de gama baixa.
http://www.phonearena.com/news/Nokia-outsources-Symbian-support-which-will-continue-until-2016_id22661
http://crave.cnet.co.uk/mobiles/nokia-building-meltemi-a-new-os-for-cheap-phones-50005400/
Duas Caracteristicas engraçadas:
1ºCuba é dominada pelo IOS !!! 🙂
2ºPorque é que a Colômbia usa tanto o BB? Estes sistemas encriptados é por algum motivo? 😀
Que sistemas encriptados?