Praticamente todos temos conta nas redes sociais e utilizamos diferentes equipamentos para as consultar. Se ‘antigamente’ só acediamos através do PC, hoje levamo-las connosco para todo o lado através dos dispositivos móveis.
Mas… caso não tenhamos moderação, podemos facilmente tornar-nos dependente destas plataformas. Assim, aqui ficam 5 sinais claros de que deve fazer uma pausa na utilização das redes sociais.
1. Não consegue fazer nada sem ter que partihar nas redes sociais
Estamos cada vez mais obcecados pela partilha de informações e, por vezes, esse vício leva-nos a partilhar tudo e mas alguma coisa… O problema está no feedback que recebemos. Ao partilharmos algo, vamos ter likes, comentários e partilhas e isso ‘alimenta o nosso ego’ sobretudo se formos pessoas mais solitárias ‘na vida real’. Assim, vamos querer partilhar mais e sempre mais, chegando ao ponto de qualquer coisa que façamos ter que ir parar às redes sociais… e por vezes são conteúdos um pouco pessoais e íntimos.
2. Elabora pratos ou projectos apenas para fotografar e partilhar
Um dos conteúdos mais comuns nas redes sociais é a partilha de imagens com comida. Um prato bem decorado e apetecível pode muito bem ter sido colocado estrategicamente assim apenas para ser fotografado e partilhado nas redes sociais. Para além da alimentação, verifique se não organiza algo (livros, CDs, decorações, roupa entre outros objectos) de uma determinada forma apenas para conseguir a ‘foto perfeita’ para ser partilhado e, consecutivamente, receber likes.
3. Sabe demasiado acerca dos seus amigos da rede social
As publicações dos nossos amigos das redes sociais, permitem-nos conhecê-los cada vez melhor. Mas… uma vez que, tal como indiquei no ponto 1, as redes sociais estão construídas de uma forma que promovem a vontade de querer partilhar sem medir as consequências, é provável que já tenha visto conteúdos que lhe permitiram entrar, mesmo que sem intenção, na vida, nos hábitos, nos interesses mais pessoais da vida dos seus amigos, tal como saber o que compraram, o que estão a comer, com quem estão, o que vão vestir, etc., mesmo daqueles que só conhece pela Internet.
Segundo Pang, um dos sinais mais alarmantes de que deve fazer uma pausa nas redes sociais, é quando percebe que está a ter uma vontade obsessiva de saber aquilo que os seus amigos publicam nas redes sociais.
Pang afirma ainda que a grande ironia das redes sociais é que, se por um lado nos permitem estar a par de como se encontram os nossos amigos, por outro lado, caso nos deixemos envolver demasiado, podemos começar a questionar o sentido da nossas próprias vidas.
Tal sentimento pode deixar-nos mais vulneráveis a estados depressivos.
4. Deixa-se afectar negativamente por algumas publicações dos seus amigos
No seguimento do ponto anterior, ao explorar o seu feed de notícias, poderá sentir-se feliz com determinadas publicações que até o fazem rir, mas… os seus amigos podem partilhar certos conteúdos que o podem afectar negativamente, alguns até lhe podem provocar uma certa inveja. Uma vez que praticamente não conseguimos comprovar aquilo que as pessoas colocam online, isso facilita a que estas coloquem conteúdos que até podem nem ser verdade.
No verão as redes sociais são inundadas por fotos de praia, férias, viagens, noitadas, etc. E, mais uma vez, a foto é pensada para ser colocada de uma determinada forma nas redes sociais. Sorrisos, bronze, a mensagem de que se tem uma boa vida, poderá despoletar sentimentos negativos quanto à nossa vida, ao nosso corpo, à nossa casa, ao nosso carro, etc, dependendo do conteúdo, uma vez que temos tendência a comparar-nos com o que os outros publicam.
Nas redes sociais passamos a imagem que queremos… mas não significa que seja o que somos.
Estes sentimentos tendem a tornar-nos mais ansiosos, pensando recorrentemente nessas mesmas publicações. Segundo Pang, quando permitimos que a vida dos outros interfira na felicidade da nossa vida, é sinal que necessita de uma pausa!
5. Fica ansioso quando não tem acesso ao seu smartphone/tablet/pc
Um dos sinais mais claros da obsessão pelas redes sociais é ter a necessidade constante de pegar no smartphone/tablet e/ou ir ao PC consultar as novidades das suas redes. Este é um comportamento caricato pois, por vezes, acabamos por ignorar as pessoas que de facto se encontram fisicamente perto de nós, negligenciando a interação com estas – phubbing – para estarmos a verificar o que os amigos ‘da net’ estão a fazer, alimentando o nosso vício.
É uma daquelas pessoas que faz refresh nas redes sociais mal acorda e antes de adormecer? Já perdeu o ‘fio à meada’ nalgumas conversas só porque não largou o seu telemóvel? Então pense seriamente em controlar a sua utilização.
Pang alerta que quanto mais tempo passamos nas redes sociais, menos conteúdo útil teremos para falar com outras pessoas. Quanto a esta perspectiva gostaria de salientar que também depende daquilo que consultamos nas redes sociais, pois se for informação útil como noticias, pesquisas etc, esta frase nao se adequa.
“The more time you spend liking, the less likable your own world ends up becoming” – Pang
Como pode atenuar estes comportamentos?
Fazer uma pausa e moderar a utilização das redes sociais é um processo que requer vontade e alguma capacidade de organização.
O que pode fazer?
- Comece por estabelecer um determinado horário diário para a consulta das redes sociais
- Procure novas actividades como ler um livro, escrever, pintar, passear, fazer exercício
- Procure sair mais e conhecer pessoas novas
- Dê uma recompensa a si mesmo sempre que consegue cumprir o que estipulou (sugestão: coloque 1€ num mealheiro todos os dias)
- Elabore um projecto pessoal como forma de dirigir a sua atenção para outro objectivo
- Desafie-se num objectivo como ‘não consultar as redes sociais durante 1 semana inteira’, teste de que forma consegue ‘viver’ sem estas plataformas.
Pang indica que nós humanos funcionamos muito por horários, como comer, ir trabalhar, fazer exercício, dormir, etc. Então… se 1h/dia é suficiante para jantarmos, pode ser igualmente suficiente para consultarmos as novidades nas redes sociais.
Sente algum destes sinais? Será que consegue abrandar a utilização das redes sociais?
Artigo adaptado do Time