Pplware

Opera atinge os 300 milhões de utilizadores

…e prepara-se para mudar para o Webkit

Existem alguns browsers que apesar de serem muito eficientes e muito avançados nas funcionalidades que disponibilizam acabam sempre por passar ao lado da maioria dos utilizadores.

O Opera é um desses browsers. Existe há muitos anos e tem uma legião fiel de seguidores, mas nunca conseguiu sair da sua condição de browser alternativo e abraçar um número maior de utilizadores.

A Opera apresentou agora a marca dos 300 milhões de utilizadores do Opera e anunciou algumas novidades muito interessantes para este browser.

O Opera sempre foi um browser muito capaz e com excelentes qualidades, quer ao nível de performances ou de novas funcionalidades.

Os utilizadores continuam a preferir as alternativas mais mainstream e por isso este browser tem vivido apenas para os seus utilizadores mais fervorosos e que o acompanham desde os seus primeiros tempos.

É claro que frequentemente cativa novos utilizadores e é isso que o tem feito subir nas taxas de utilização na Internet. Ainda não chega perto dos 3 gigantes, mas segue o seu caminho num passo certo.

A meta agora atingida mostra que apesar de tudo este é um browser em crescimento e em expansão. 300 milhões de utilizadores é uma marca muito interessante e que com certeza irá crescer.

300 million is a bonanza big number, and we are certain this move will help us grow even more – and make our products even better.

Opera is for people who appreciate choice, and we are going to make it even easier to choose Opera in the future.

A Opera anunciou que espera trazer para breve algumas novidades, na mesma do que tinha já feito com o brwoser que apresentaram para o iPad, o Ice.

A novidade do Ice é a utilização do WebKit em detrimento do motor próprio que a Opera desenvolve e mantêm.

Os bons resultados do Ice e a facilidade de utilização do WebKit levaram a Opera a tomar a decisão de deixar de manter o seu motor de browser e passar a usar, de forma gradual o motor que já alimenta e sustenta o Chrome e o Safari.

Relembramos os utilizadores que o WebKit é o motor de browser que actualmente alguns browsers já usam. É a base do Chromium, o projecto open source da Goog, do Chrome, o browser da Google, e do Safari, da Apple

Esta decisão liberta os programadores da Opera para a criação de novas e a ainda mais úteis funções para o Opera.

Este compromisso garante ainda que a Opera contribuirá para o desenvolvimento de projectos com o WebKit e o Chromium.

The WebKit engine is already very good, and we aim to take part in making it even better. It supports the standards we care about, and it has the performance we need.

It makes more sense to have our experts working with the open source communities to further improve WebKit and Chromium, rather than developing our own rendering engine further.

Opera will contribute to the WebKit and Chromium projects, and we have already submitted our first set of patches: to improve multi-column layout.

Esta mudança, radical, da Opera irá permitir aos utilizadores terem acesso a um browser com uma base mais do que reconhecida, ao mesmo tempo que liberta os programadores para implementar funcionalidades que até agora estavam barradas.

Ao mesmo tempo a Opera garante que o motor do seu browser vem com as novas tecnologias web já implementadas e bem testadas.


Homepage: Opera

Exit mobile version