Conheça as empresas e instituições que mais contribuiram para cada candidato
A noite passada foi dedicada às eleições americanas, e viveram-se momentos de muita expectativa, uma vez que o já presidente democrata Barack Obama mantinha um ‘braço de ferro’ nivelado com o também candidato, mas republicano, Mitt Romney.
Com pouca vantagem, mas para felicidade da maioria, Barack Obama foi reeleito por mais quatro anos.
Durante as campanhas, muitas foram as doações para suportarem os custos da mesma, e aqui inserem-se nomes de poderosas empresas.
Vamos saber quais as instituições e empresas, e o respectivo valor que forneceram a cada candidato.
Uma campanha eleitoral só consegue, normalmente, visibilidade significativa, com vários contributos, parcerias, patrocínios e, principalmente, muito dinheiro.
No entanto, as doações não podem vir directamente das empresas, mas sim das PAC (political action committee), membros individuais das empresas, empregados, proprietários, assim como familaires dos mesmos.
No total, são incluidos na organização os subsidiários e afiliados.
Com este método, as contribuições deixaram de ser tão limitadas, podendo assim todo o sistema envolvente à empresa (familiares, empregados, familiares de empregados, etc), dar o seu donativo. Cada organização pode apoiar um só candidato ou, jogar pelo seguro, apoiando vários outros.
Grupos com uma rede de doadores ao âmbito americano, como os PACs “EMILY’s List” e “Club for Growth”, formam particularmente grandes pacotes de doação.
Aqui fica o Top de Contribuintes dos principais candidatos, e as respectivas contribuições:
1. University of California – $1,092,906
2. Microsoft Corp – $761,343
3. Google Inc – $737,055
4. US Government – $627,628
5. Harvard University – $602,992
Verifica-se uma grande aposta na Educação e Tecnologia.
1. Goldman Sachs – $994,139
2. Bank of America – $921,839
3. Morgan Stanley – $827,255
4. JPMorgan Chase & Co – $792,147
5. Credit Suisse Group – $618,941
Maior evidência de grupos económicos e financeiros.
1. US Army – $115,458
2. US Navy – $92,350
3. US Air Force – $90,611
4. Google Inc – $42,478
5. US Dept of Defense – $39,500
Essencialmente serviços de segurança mas também tecnologia.
1. Rock-Tenn Co – $28,000
2. Las Vegas Sands – $25,000
3. Poet LLC – $22,500
4. Bay Area Surgical Management – $17,500
5. Pull-A-Part Inc – $15,000
Maior aposta em materiais.
1. Blue Cross/Blue Shield – $22,750
2. Universal Health Services – $20,000
3. First Quality Enterprises – $17,500
4. Northwestern Mutual – $16,900
5. Martins Famous Pastry Shoppe – $15,000
Essencialmente serviços de saúde
Veja aqui os donativos feitos a todos os candidatos.
Como se pode verificar, os ramos dos contribuintes para cada candidato diferem, sendo o eleito, Barack Obama, aquele que mais aposta na Tecnologia.
As imagens seguintes, mostram uma carta do agora novamente Presidente dos EUA, à NY Tech Meetup, onde refere algumas das suas ambições e projectos nesta área:
Fonte: OpenSecrets
Para finalizar, lançamos a seguinte questão: Ao contribuirem com milhões, esperam estas empresas serem, no final, recompensadas?