Administração Obama afirma que Putin terá ordenado ciberataque
As eleições norte-americanas, mesmo depois de decididas nas urnas, estão a ser palco de guerras e de acusações por parte dos vencedores e dos vencidos.
A Administração Obama afirma agora ter provas de que foi Vladimir Putin a orquestrar os ataques que vieram a ser fundamentais para a vitória de Donald Trump.
Os ataques realizados durante a campanha eleitoral norte-americana, e que resultaram na publicação de vários e-mails e outros documentos de Hillary Clinton, foram obra de hackers russos, que agiram sob as ordens directas do presidente da Rússia Vladimir Putin. Esta convicção é grande e foi transmitida pelo porta-voz da Casa Branca durante uma conferência de imprensa que teve lugar ontem.
A responsabilidade de Putin nos ataques
Esta ideia resulta de um relatório de Outubro, em que as forças de segurança americanas avaliaram a origem dos ataques para perceber que países estiveram envolvidos. As conclusões apontaram apenas para os russos, com o pormenor de que terá sido autorizado e coordenado por um elemento de topo da administração russa, provavelmente o próprio Vladimir Putin.
O resultado destes ataques resultou no roubo de centenas de documentos e e-mails a pessoas do gabinete de Hillary Clinton e do Comité Nacional Republicano e que foram dados a conhecer em momentos chave da campanha eleitoral. A intenção destes actos era clara e pretendia dar força e apoiar a campanha de Donald Trump.
Os serviços de inteligência norte-americanos têm também informações que o Comité Nacional Democrata terá também sido alvo de ataques bem sucedidos, mas os dados roubados nunca foram dados a conhecer.
O conhecimento que Trump teria destes ataques
A Casa Branca e a Administração Obama têm um grau de certeza elevado de que o próprio Donald Trump teria tido conhecimento destes ataques ao partido Republicano, tendo por isso preparado toda a sua campanha para poder tirar partido destes momentos chaves que iam sendo proporcionados pela fuga de informação.
If Russia, or some other entity, was hacking, why did the White House wait so long to act? Why did they only complain after Hillary lost?
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 15, 2016
A resposta de Donald Trump a estas acusações
Assim que estas acusações foram feitas por Josh Earnest, o secretário de imprensa da Casa Branca, Donald Trump apressou-se a responder. Num simples tweet, ferramenta que tanto gosta de usar para fazer declarações públicas, defendeu-se deixado apenas duas perguntas. Na primeira questiona a demora na tomada de acções sobre este caso e, na segunda, pergunta porque apenas agora, depois de Hillary Clinton ter perdido, é que estas suspeitas surgem.
A Administração Obama já prometeu que irá reagir a estes ataques e que quem os realizou irá sofrer as consequências.
Mesmo depois de eleito o 43º Presidente dos Estados Unidos da América, este é um tema que deverá ainda demorar muito tempo a ser resolvido, provavelmente depois da tomada de posse, que decorre já no próximo dia 21 de Janeiro.
via: Associated Press
Este artigo tem mais de um ano
Torno a disser que o poder instalado na América nunca vai deixar o Trump se sentar na casa branca!
As provas onde estão? Já é a segunda vez que optam por colocar noticias de “alegações” em que até hoje não foram apresentas provas.
São as mesmas fontes que sacaram coisas de Trump dos arquivos para também manipular as eleições. Andaram todos a tirar cocos uns aos outros e depois que perderam andam a queixar-se. Até a pouco tempo estava tudo bem e isto era considerado conversa de perdedor.
Hackaram sim, está aqui a prova: https://www.youtube.com/watch?v=Tq-P1BiHZTg
Que publiquem email’s etc….
A verdade nunca fez mal a ninguém….ou fez?
+1
Make America dump again.
Os Americanos estão provando do próprio veneno. Aqui no Brasil, não é possível imaginar o caos político em que nos encontramos sem informações privilegiadas que orientaram segmentos da justiça brasileira.
Quem não deve não teme.
É uma vergonha que pessoas elegidas pelo povo para o representar andem a “esconder” e tenham documentos e outras coisas que o povo não pode ver. Isso sim é uma vergonha e é disso que deve ser o tema.
Já aqui tinha referido mais do que uma vez com todas as certezas que isto tinha acontecido, no entanto que mal tem isso? Não foi feito nenhum hack a nenhuma entidade governamental, apenas entidades privadas e partidárias, não foram revelados emails que não fossem mentira, todos existiam, o facto de quem fez o hack é pouco importante, o importante era o conteúdo dos emails, e a América falou que não queria a Crooked Hillary na Casa Branca, a mim admira-me como é que ela teve tantos votos, burros são os Americanos que votaram na Hillary e as figuras públicas que a apoiaram só porque não gostavam do que o Trump representava, quando o que a Hillary representava era precisamente o mesmo que as figuras públicas que gostam de cantar de galo no alto do poleiro com os bolsos cheios de dinheiro.
Só estão a fazer este alarido todo porque a Hillary perdeu, existem provas de outros hacks Russos bem mais preocupantes e esses sim a entidades governamentais, principalmente militares, além de redes dentro da própria casa branca e a administração Obama nem sequer reagiu publicamente, varreram para debaixo do tapete, e porquê? Simples.. quem iniciou esta brincadeira dos hacks e das botnets foi o governo norte americano, não estavam à espera que a Russia e a China ficassem impávidas e serenas a ver os US ganhar dimensão no campo cibernético e iam ficar paradas, hoje em dia isto é como ter a última e mais potente arma militar, ninguém quer ficar a perder.
ele ganhou as eleiçoes…. o que querem agora?
odeio o homem, nao o posso ver nem ouvir. acho que é um porco fascista… mas ele ganhou.
isto sao so truques para ele nao entrar na casa branca… que fossem votar ou utilizassem um candidato melhor contra ele….
Nada que a CIA já não tenha feito https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2016/10/13/the-long-history-of-the-u-s-interfering-with-elections-elsewhere/?utm_term=.bdba23285818
Foi o Putin que apagou os emails da Hillary, para parecer que ela estava a esconder alguma coisa.
Agora ela não os pode publicar para mostrar que não havia nada a esconder.
A mulher é uma santa.
Isto não se faz.
No artigo original indicado lê-se claramente que a Adminstração Obama “sugere” que a putin…
Aqui pode-se ler “afirma” em vez de “sugere” pelo que penso que se poderia corrigir o artigo.
O bot do pplware anda com problemas
SIm, onde estão as provas? Nunca as mostram…
Duas coisas a ter em conta mas distintas:
A ser verdade o hack que foi feito pela Rússia (entenda-se estado), isso é uma ingerência e não devia acontecer. Nada que os EUA não tenham feito muitas vezes e pior ainda.
Outra questão é o conteúdo das revelações que mostram que a HC tem telhados de cristal (não de vidro).
A neutralidade de um presidente em exercício em relação a uma eleição onde não pode concorrer em virtude da limitação constitucional dos dois mandatos consecutivos seria o mais ajustado em vista a não desvirtuar os princípios constitucionais e espírito republicano democrático, já que uma pretendida cooptação de amigo ou familiar por via da influência presidencial sobre o eleitorado não é regra que se ajuste a tais princípios na medida que que mais se aproxima dos caudilhismos do tipo latino-americano.
Porém, jamais na história americana um presidente em exercício participou tão activamente na eleição do seu sucessor como o fizeram Obama e esposa fazendo ambos o máximo ao seu alcance para proporcionar a vitória eleitoral à candidata do seu partido reduzindo assim a fanicos o juramento e os discursos comuns à investidura de todos os presidentes no sentido de ser o presidente de todos os americanos (memo dos que não são simpatizantes seus ou do seu partido ).
De facto, pese embora a dupla Kennedy (Robert era o favorito à vitória quando foi tragicamente assassinado), a tríade Bush ( Jebb Bush perdeu as últimas primárias do GOP ), a dupla Clinton, e até Michelle Obama que já é tida como futuramente presidenciável, os EUA não quererão imitar o regime dinástico da Coreia do Norte cujo Grande Líder já vai no terceiro grau da linha recta.
Depois de Hillary, na madrugada eleitoral, ter inequivocamente aceitado a vitória do adversário, telefonando-lhe a endereçar os parabéns, telefonema este que Trump aguardou para só depois proclamar a sua vitória ainda mais reforçada por uma recente recontagem sob mandado judicial num dos Estados que lhe rendeu um acréscimo de mais de uma centena de votos, eis que, aparentemente em desespero de causa, Obama vem agora dizer que Putin o superou.
Mas então, Putin superou também todos os grandes media, CNN, ABC, MSNBC, ABC, NYT, Washington Post, Huffington Post etc. etc. que todos os dias se deram e dão ao ritual desportivo de atirar setas a Trump, para não falar de todo o “establishment” hostil a “outsiders” que não passem pelo seu crivo, e todas as agências estatais NSA, CIA, FBI etc,.que deveriam proteger os EUA da putativa ( ou Putintiva ?.) interferência externa nas eleições, em relação às quais Obama só agora, a pouco tempo da investidura, passa um atestado de incompetência mas cujos responsáveis resistem a apresentar a demissão, antes preferem envergar a pele de um misto de Pinóquio e Calimero diabolizando um tal de Ivan o Terrível e lançando um laivo lamento “it’s an injustice, yes it is!”, pois o poder americano seria incapaz de influenciar e interferir nas eleições e poder de outros estados soberanos, nunca fez e jamais faria uma obscenidade dessas e muito menos invadiria um estado soberano.
E Putin também superou os eleitores americanos, aparentemente, milhões de imigrantes ilegais provenientes da Sibéria terão penetraram na América do Norte pelo estreito de Bering e, descendo o Alasca, providos de documentos falsos, foram votar nos “swing sates ” e “en passant” no Alasca, dando a vitória a Trump, substituindo o povo americano, e a prova é que as urnas e os boletins de voto tresandam a vodka Putinoff.
Putin é grande e Obama é o seu profeta !
A luta, ódio, sanções, desinformação, ameaça de guerra em função dos respectivos umbigos e ambições parece que está para durar para degradação do seu próprio país e do mundo em geral.
Olho por ollho e ficaremos todos cegos e desta lama nem sequer nascerá uma flor de lótus.
Eu tinha aqui alertado ! ( E não simpatizo com Trump )
Muito bom texto. Clap clap clap
A hilary deveria ter sido criminalizada no Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra..
Estimasse 500 mil com a assinatura Hilary, uma vergonha…o povo mandou-a pastar…mas ainda falta ser criminalizada!
Ou o TPI so serve para criminalizar os Sirios que andam a lutar contra estas invasões Francesas inglesas Alemães e Americanas??
Os americanos e Alemães ficaram todos melindrados pela orientação da China e Russia para Guterres como secretario Geral da ON..uma vergonha!!!
Mal vai o mundo…e so a Russia não chega para o endireitar!
Eu sou a favor da India no conselho permanente com Direito a Vecto ( deverá acontecer nos proximos 10 anos )!!
Novas eleiçoes
tem que ser
De qualquer das formas as eleições foram reunidas e pelo que se lia não era muita a gente que gostavam dos dois que chegaram ao final…