PplWare Mobile

O telemóvel pode provocar cancro! Já mudou os seus hábitos?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João Caldeira says:

    Por acaso já me tinha apercebido disso. Não sei se tenho alguma sensibilidade para a coisa mas quando fico ao telemóvel por mais de 3 minutos, sinto uma dor de cabeça terrível… nunca falha!
    Essa de afastar o telemóvel também já o faço: dá para ouvir e falar pefeitamente.
    Agora o auricular… pronto.. um gajo só usa auricular praticamente no carro…
    Sabem, e acho que também se devia prescindir dos aparelhos bluetooth tal como rato, teclado e auriculares bluetooth.
    Aqui em casa, é tudo com fios. Sabem-se lá os males que o bluetooth faz no nosso organismo… Mal? Não deve fazer… mas essa parte também ainda não foi propriamente investigada.

    cumps

    • Say says:

      Há uns valentes anos atrás eram as lâmpadas fluorescentes…

      Mas desde que as guitarras eléctricas começaram a ter humbuckers toda a gente se esqueceu dessa paranoia…

    • Miguel says:

      O Bluetooth emite cerca de 10x menos radiação que o telemóvel, por isso mesmo se costuma aconsellhar usar essa tecnologia que o telemóvel directamente, pois ainda emitindo radiação, é bastante menos, para além de ser mais prático e permitir não apanhar multas durante viagens de carro.

  2. Jonhy says:

    Quando morrer morri! Beber, Fumar, comer fast food, poluição, bla bla.
    Aproveitem mas é a vida e c*guem para o resto!

    • Bruno M. says:

      🙂
      Quando morreres serves de fertilizante.

      • Vítor M. says:

        hehehe… realmente há que ter algum cuidado. Ok que se goze a vida mas com qualidade e para isso temos de ter alguns cuidados. Ou ainda se acaba como fertilizante 😉

        • José Gaspar says:

          Isso acabar como fertilizante acabamos todos. Quer se faça isto ou aquilo ou se deixe de fazer.
          Ou seja, somos presos por ter cão e por não ter. 😀

      • Nuno says:

        lol…não se desperdiça nada!!!!

        Mas então se fosse para a “aproveitar a vida”, também podíamos viver em casas com telha com amianto!!! Parece-me importante tentarmos mudar hábitos errados.

        Mas sem qualquer tipo de alarmismo, já comecei a tentar habituar-me ao uso do auricular

    • dajosova says:

      Só falas assim de boca cheia porque ainda não deves saber o que é sofrimento meu caro. Se eu fosse a ti, teria mais respeito pelo corpo que tens e pelas outras pessoas que gostariam de ter a oportunidade de o poder preservar. Podes achar que és dono a 100% do teu corpo mas talvez um dia mudes de opinião. Já quanto ao livre arbítrio, esse sim é inteiramente teu!

    • José Moreira says:

      Não se trata de morrer ou não; é da forma como se morre. E do que se sofre antes de morrer.

    • Pedro A. says:

      Não é bem assim, ainda podes sofrer muito antes de morrer.
      conheço um caso de alguém que tb não tinha cuidados com nada. Dizia o mesmo que tu, e mesmo após ter descoberto que tinha diabetes, entre outras maleitas continuou na mesma. Essa mesma pessoa está acamada à já 5 anos, foram-lhe amputadas ambas as pernas e está 100% dependente de outros. Tem 50 e poucos anos.
      É assim que queres viver???

  3. Pedro Almeida says:

    Por acaso não compreendo só uma coisa quanto a estas notícias. Fala-se muito em manter o telemóvel afastado da cabeça.. mas pergunto-me se não poderá fazer igualmente mal o facto de andarmos com ele no bolso. (Por exemplo, no caso dos homens, aumento de probabilidade do cancro nos testículos, ou nas mulheres nos ovários… entre outros)

    Abraços

    • Pedro Pinto says:

      Penso que a cabeça (cérebro) deve ser mais sensível. Digo eu que sou informático 🙁

    • Nuno Oliveira says:

      @Pedro Almeida
      Eu pelo sim pelo não, já deixei de usar o telemóvel no bolso das calças, e passei a usá-lo no bolso da camisa 😉

      • Joninhas says:

        sim realmente perto do coração é muito melhor.. nem é importante nem nd

      • Conimbrigae says:

        Dos males todos que venha o diabo e escolha… Já agora que não se tenha o telemóvel.

      • Mixer says:

        Pior ainda … um medico recomendou á minha avo para nao usar o telemovel perto do coração… pode provocar danos

      • Pedro Gaspar says:

        Boas… pelo que tenho ouvido falar o telemovel ao pe do coração faz muito pior que ao pe dos testiculos….
        eu pessoalmente ate me sinto deconfortavel de o ter perto do coraçao…. nao sei se é algum tipo de sensibilidade que tenho, mas desaconselho-te a usares o telemovel aí…. o melhor mesmo pasa por não andar tanto com ele..
        No lugar de andares com ele a todo o momento por exemplo quando vais tomar um café de 5 minutos deixa-lo no carro, e quando voltares vez se recebeste chamadas…. e a minha opinião 🙂

      • Greenhot says:

        o problema mesmo esta em usar o telemóvel quando este esta a receber e enviar dados para a rede! ou seja os transmissores estão a enviar energia (ondas electromagnéticas) para o “AR”. E se o aparelho tiver menos sinal de rede o sinal transmitido tem de ser com maior potência para chegar as antenas de telemóveis (o sinal transmitido pode variar dependendo da qualidade).
        O problema não esta em andar no bolso mas sim quando se efectua chamadas ou quando estamos com a internet ligada daí ser importante o afastamento do dispositivo.

    • J-Rod says:

      De qualquer maneira, quando andares com ele no bolso, usa-o com o auricular virado para a perna, já que as antenas dos telemóveis têm um lóbulo direccional para fora (precisamente para não radiarem tanta energia para a cabeça durante uma chamada, porque não é precisa e para ser menos prejudicial)

      fica o conselho 😉

      • Joao says:

        Este é um conselho muito util.
        É um facto que as antenas dos telemoveis estão geralmente em zonas periféricas dos mesmos, e mais afastadas do auricular. No caso do Galaxy S, por exemplo, a antena está na parte inferior do telefone, virada para trás, ou seja, será essa a parte que deverá ficar virada para fora e para baixo. Pena que, na maior parte dos modelos a antena não estar tão identificável…

        E sim, é muito preferível usar Bluetooth, a usar diretamente o equipamento junto à cabeça!!

  4. Say says:

    É tudo muito bonito, mas enquanto estão todos preocupados com isto, continuam a comprar comida e produtos chineses que esses sim têm químicos PROVADOS que fazem cancro mas ninguém se importa. Ah, que é que uns amendoinzinhos chineses podem ter a fazer mal? É comer!!!1

    • Nuno Oliveira says:

      Quando leio estas notícias lembro-me sempre da notícia sobre as hormonas dos frangos que provocavam cancro… era ver o pessoal com o cigarro na mão a dizer que nunca mais comia frango 😉

      • negócios Sr. são negócios Sr. says:

        Falando em cigarros.lembram-se de uma cientista Portuguesa da qual até jornais falaram que alertava para a manipulação genética ( se não estou em erro )do tabaco para viciar mais e mais rápido ?! pois é …depois ou mesmo antes e os malefícios dos ” canos de escape ” ?! fazem bem pior mesmo a quem não fuma … E ?!… ninguém mais ouviu falar da dita cientista…quanto aos ” canos de escape ” … é vê-los …mas atacamos sempre os fumadores ou os mais fracos…e cada vez á mais … como os telemóveis…conforme muitas outras industrias mesmo alimentares …outro exemplo são os transgénicos que não respeitaram as normas e em vez de esperarem 30 anos com os devidos estudos,ao fim de dez foi logo colocado no mercado…o que é de lamentar neste caso especifico acho que será ou é o inicio do fim . Para terminar lembro que não somos só consumidores mas consumidos…mesmo em vida e neste andar cada vez será mais explicito . Saúde é um dos melhores negócios de sempre…a prova disto tudo é que a ciência tem como sempre teve o lado negro.E fomos nos que levamos as industrias para a China eles são o nosso espelho…

    • Diogo Vila Viçosa says:

      Essa história de ter químicos não faz assim grande sentido uma vez que TUDO é um químico. Quanto ao facto de fazer cancro…… Existe muita coisa que pode fazer cancro e não creio que seja por ser chinês que provoca mais.

      Mas talvez me possas tirar as dúvidas mostrando-me esse estudo de que falas.

  5. Maxim says:

    O tópico que diz que quando se recebe a chamada a radiação é maior está correcto! Tive na escola um Seminário sobre telecomunicações e eles falaram disto mesmo, a comparar com o resto da chamada, na recepção do sinal há uma grande quantidade de radiação.

  6. Marco says:

    Com os nomes assustadores que meteram aí na classificação 2B até parece uma coisa gravíssima. Mas da classificação 2B também faz parte o café. Não há motivos nenhuns para uma paranóia tecnofóbica generalizada, a não ser que também queiram banir o café 😛

    Agora a sério, eu sou estudante da área da saúde e garanto que não foi descoberto nada de novo, foi apenas um apelo à precaução até que existam mais dados. A verdade é ninguém vai deixar de usar o telemóvel por causa disto, e mesmo que deixem, existem ainda as antenas das operadores que certamente emitem mais radiação que um simples telemóvel

    • Marco says:

      No entanto existe uma maneira, mais do que comprovada, pela qual os telemóveis podem realmente matar: a utilização do telemóvel enquanto se conduz. Ironicamente nisto as pessoas não vêm perigo e acham que acontece sempre aos outros…

    • xocalhinho says:

      Acho engraçado todo o alarido que se criou à volta desta noticia (principalmente nos telejornais) porque a radiação emitida pelos telemóveis desde sempre foi classificada como 2B (não estou a criticar o tópico ou o autor!!). Veio um estudo concluir nada, ou seja dizer que os telemóveis (e tds os telemóveis funcionam dentro dessa gama de radiação) são considerados 2B e agora tudo anda preocupado… Mais uma vez, o café também está na mesma classificação. Os cigarros estão no grupo 1 (comprovado cientificamente que provoca cancro), tal como a radiação solar e não vejo ninguém muito preocupado com isso… Todos os anos, na Europa, existem 70 mil mortos (setenta mil mortos!) em acidentes rodoviários e não se fala nisso nas notícias. Gostava só de tentar fazer perceber que se calhar estamos a preocupar-mo-nos com as coisas erradas…

  7. Emannxx says:

    Pois.. até agora nunca fiz nada a este respeito, mas penso que vou começar a evitar ter o telemóvel próximo da cabeça até a pessoa atender, assim talvez previna algo… mas de facto não sabia que já existiam dados conclusivos.

  8. André says:

    E as radiações das Emissoras de TV?(potencias na ordem das dezenas de kW) em particular analógicas? e os FM’s e outras demais que não me lembro… bombeiros, Tetra, etc.

    • José Moreira says:

      O grande problema é querer meter-se tudo no mesmo saco.
      Há diversos tipos de radiações e, naturalmente, todas têm efeitos diferentes no nosso organismo. Só para exemplo: algumas formas de cancro são combatidas… com radiações. Por isso, estar a meter as radiações todas no mesmo saco, é querer tratar o assunto com ligeireza.

  9. eu says:

    faz mal… o telemovel esta a mandar e receber microondas em versao miniatura do microondas que temos nas cozinhas..cada vez que estamos ao telemovel encostado ao ouvido estamos a cozer aos poucos os tecidos e fluidos na zona da cabeça onde fica da orelhas..

  10. Rui "ALL" Sousa says:

    O estudo n foi publicado?

  11. Fampa says:

    Boas 🙂 Como faço para mudar a minha imagem ? eu fix uma para usar aqui no pplware :

    http://imageshack.us/photo/my-images/27/simbolopplware.jpg/

  12. A minha dica? Dormir sempre com o telemóvel desligado e longe da mesa de cabeceira. Gosto de dormir tranquilo durante a noite…

    • Zane says:

      Acho que é a regra mais sensata a fazer, sempre o fiz não só para poupar bateria, mas principalmente por causa desta razão.

      Dormir é uma das principais coisa que devemos preservar ao longo da vida, são as horas em que a cabeça e corpo descansa e “rejuvenesce”, então a que proteger em primeiro lugar.

      Já no resto é praticamente impossível evitar, e como já disseram em cima, é mais rápido morrermos da sua utilização pelas distracções ao volante e outro locais do que apanhar algum tipo de doença com os aparelhos.

      E mesmo que tentarmos evitar hoje em dia é seguramente impossível evitar radiações de qualquer aparelho, estão todos a nosso volta e nunca reparamos.

  13. m4x says:

    lol, sempre se soube isso mas agora lá porque uma entidade xpto o veio dizer já se preocupam….. é como o tabaco, só se começaram a preocupar dezenas de anos depois, antes disso até diziam que fazia bem à saúde… lol

  14. Acima Sempre says:

    Por acaso já aos anos que sei e sigo (sempre que possível) estes conselhos.

  15. Machado says:

    Deve de ser a mesma organização que mandou comprar aquelas vacinas todas… À 10 anos atrás esse estudo era logo conclusivo, hoje com materiais mais “blindados” deve de adiantar de muito… OMS=LOGRO!

  16. Terminator says:

    apesar do alarido sobre o assunto, temos ter em conta que tudo nos faz mal até o oxigénio é um gás venenoso porem em doses pequenas mantém-nos vivos, as redes wireless têm radiação e quando compramos os routers vem essa informação no folheto. agora daqui a uns anos vão começar a aparecer casos relacionados com estas radiações pois a aderência foi tanta que casas, restaurantes, shophings, etc têm mas não se estão a preocupar minimamente pois tais as wireless como os telemóveis já se tem essa noção, mas já não se vai mudar pois já se tornaram conceitos indispensáveis a qual já nos tornamos sedentários e temos sede de mais e mais tecnologia. Pouco a pouco podemos mudar mas vamos novamente passado uns tempos descobrir que também faz mal.

    No final de contas o tabaco, álcool,radiação,gases,etc
    fazem mal mas não irão impedir que as pessoas não as usem e as pessoas querem ser livres de espontânea vontade de usar tenha ou não danos colaterais( esta no sangue as pessoas fazem asneiras e desafiar o que é proibido umas mais que outras).

    um conselho: bebam com moderação, fumem com moderação( está caro) usem o telemóvel se puderem com moderação, redes wireless, etc.
    tenham é consciência de tal como a imagem do tópico ilustra, não expor as crianças tão cedo os telemóveis eu tenho esse cuidado.( já tiramos media de vida a nós, não tirem as gerações futuras) mais tarde pronto tem de ser, mas (ex.)crianças com 8 anos já com telemóveis pessoais e muito cedo.

  17. Lápis Azul says:

    O uso do telefone portátil, vulgo telemovel, pode de facto matar! Experimente-se atirar um Ericsson a1018s à cabeça de alguém e vejam o sarilho em que se metem!…

    Estas conversa dos telefones e da palavra maldita “radiação” faz lembrar a história do velho, do burro e do menino…

    Haja paciência e cerveja fresca…

  18. JoseM says:

    Por acaso a fotografia de apoio a esta noticia é interessante. Na duvida NUNCA dar telemóveis a crianças. Hoje qualquer miúdo do ensino básico anda com telemóvel. Porquê? Markting muito eficaz!! Necessidade diferente de desejo.

  19. Pedro says:

    Se assim fosse tão grave já a OMS tinha mandado um alerta a nível mundial em poucos dias o pessoal deixava de usar o dito.
    Mas assim não acontece, até que se prove o contrário estas coisas não deixarão de ser rumores, alem de que não é possível com a quantidade de tempo que a população utiliza o telemóvel, fazer qualquer análise ou estudo.

  20. tunes says:

    O estudo foi publicado em alguma revista? sabem se a OMS referenciou o estudo?

    se o autor da noticia aqui no pplware tiver essa referencia, agradecia 🙂

    cumprimentos, excelente post!

  21. ana says:

    Off topic

    O ecrã do meu portátil avario, só dá riscas no ecrã, mas dá num ecrã externo via porta VGA

    Gostaria de saber se vale apenas mandar arranjar, substituir ou se com esse dinheiro compro um portátil de entrada novo.

    Preços do arranjo, alguém sabem quando é que custa?

    O portátil é um HP G7000 NOTEBOOK PC

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.