O Siri começa a ter outras funções muito interessantes
Cada vez mais começam a surgir formas alternativas de usar uma das maiores inovações que a Apple colocou no marcado. O Siri, que inicialmente se limitava a ser um assistente pessoal virtual do iPhone 4S, deixou essas funções mais básicas e hoje faz muito mais do que aquilo que foi a sua função inicial.
Naturalmente que estas novas funções extravasam aquilo que a Apple criou e temos de recorrer a alterações e a software de terceiros para que o Siri assuma essas funções. No entanto, independente da forma como lhe acedemos, o Siri começa a ganhar nova vida.
De inicio foi a corrida para colocar o Siri a correr fora do iPhone 4S. Foi mais do que provado que pode correr em quase qualquer equipamento móvel da Apple e sem quaisquer limitação de hardware. Apenas necessita de um ID único para que a Apple o identifique como um iPhone 4S, sendo este o único entrave para a massificação, não oficial, do Siri nos equipamentos Apple.
Depois de provado que o hardware não é um problema, os investigadores trataram de estudar a fundo a forma como o Siri comunica com os servidores da Apple. Mais uma vez foram feitos progressos e o protocolo de comunicação do Siri foi entendido e compreendido.
Esta descoberta abriu as portas à utilização do Siri para controlar outros dispositivos e equipamentos. Foi isso que foi feito e o Siri passou a conseguir controlar um termóstato sem fios. Tudo isto foi possível graças à criação de um proxy que se coloca entre o Siri e os servidores da Apple e interpreta os comandos que são enviados.
Mais uma vez estavam dados passos que passaram a permitir que o Siri pudesse controlar qualquer equipamento. Basta que para isso construam um módulo que interprete os vossos comandos e que os envie da forma correcta para o equipamento pretendido.
Carro
Foi precisamente isto que um programador fez. Aproveitou o código disponibilizado e que serve para dar vida ao proxy do Siri e desenvolveu um módulo que permite dar comandos ao seu carro.
Este módulo interage com um script de PHP que estava já desenvolvido por este programador há alguns meses e que envia comandos para o seu carro, através de um módulo específico.
Actualmente os comandos que o Siri pode enviar para o carro permite-lhe abri-lo, fechá-lo, abrir a mala, iniciar e para o carro.
Vejam no vídeo abaixo o Siri a colocar o carro em funcionamento.
The “Siri Proxy” plugin I wrote handles interaction with a php script that runs on my web server. The php script, which I developed months ago for personal use, allows me to send commands to my car which has a Viper SmartStart module installed.
Current commands accepted are: “Vehicle Arm”, “Vehicle Disarm”, “Vehicle Start”, “Vehicle Stop”, “Vehicle Pop Trunk”, and “Vehicle Panic"
O video que temos abaixo mostra o Siri a trancar o carro deste programador.
Aplicações
Depois de ter sido conquistado o hardware, e de ter sido provado o seu valor como um controlo remoto com muitas mais funções, o Siri foi a ser explorado para o controlo de software. Usando o mesmo proxy que foi inicialmente criado para controlar o termóstato, foi criado um módulo que consegue controlar uma aplicação, o FastPdfKit Reader.
A forma de controlar a aplicação é em tudo similar ao que tem sido desenvolvido para o controlo do hardware. Mais uma vez foi criado um módulo que é colocado entre o Siri e os servidores da Apple e que interpreta comandos específicos.
In few words: a proxy server (SiriProxy) intercepts the siri commands sent to Apple (we are in the middle), a plugin add some new commands to the list of accepted ones by Siri, takes the answers and open a tunnel with a chat server. The chat server sends immediately the command to the iOS app that is logged as user. The application listen for messages and if receives something parses the content and react accordingly.
Vejam no vídeo abaixo a forma simples com que o FastPdfKit Reader é controlado através do Siri.
Estes são exemplos que complementam o muito que já foi mostrado como potencialidades do Siri. Actualmente é um dos maiores trunfos da Apple e tem ainda muito para ser explorado e apresentado.
O futuro provará que o Siri é uma das maiores revoluções e que será muito mais do que um simples assistente pessoal. Tem ainda muito espaço de crescimento e estas pequenas conquistas são a prova disso.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
E isto é só o princípio hehehehe
We are doomed!! xD
Não acredito muito que se venha a ver aplicações oficiais no iPhone com o seu interface controlado por voz (usando a Siri)! O tempo de resposta é demasiado grande (devido à necessidade de comunicação por rede) para que haja a fluidez necessária para esse tipo de funcionalidade.
A vantagem do Siri é conseguir realizar tarefas complexas, onde o tempo de resposta é ínfimo face ao tempo que seria necessário para realizar a mesma tarefa sem o Siri. Para além disso a forma de interacção permite agregar num só local uma infinidade de funções, tornando-se um ponto de fácil e assíduo acesso!
Acho que a Apple vai antes apostar que as aplicações “forneçam” certo tipo de serviços ao Siri sem necessidade de abrir previamente as aplicações! Mas isso ainda vai demorar a aparecer, ou será muito devagar!
O grande problema nesse caso é a velocidade de conexão aos servidores, ou seja, havendo uma boa conexão esse problema seria minorado?
Sim e não!
A velocidade de conexão será o mais óbvio – sendo um telemóvel a velocidade vai ser sempre variável se depender da rede de telemóvel. Isso torna o comportamento inconsistente para algo que as pessoas esperariam ser instantâneo, dado ser tão simples!
Mas há outros pontos de “estrangulamento”; os servidores da Apple podem estar mais sobrecarregados, …, para além de este ser um processo faseado (haverá sempre um tempo mínimo de resposta por soma dos vários passos que dá).
Posto de outra forma, se alguém quer mudar de canal no televisor, vai querer que isso aconteça logo mal acabe de falar, com o Siri vai haver sempre um longo, muito longo, segundo!! Na forma actual não será mais rápido do que isso! O Siri ainda não está feito para isso.
É claro que haverá sempre alguém que por algum motivo conseguiria viver com um comportamento “lento”, haverá sempre aplicações especializadas em que isso é melhor do que nada. Mas conhecendo-se a Apple não é de esperar que tente “agradar” no imediato a este tipo de situações.
percebo que seja uma questao de marketing e negocio mas se o siri estive-se disponivel para outros idevice, iria haver uma grande evolução neste tipo de funcionalidades.
e mais uma vez a Apple abriu um porta para uma possível nova revolução.
A Apple tinha a porta sim, mas tentou fecha-la bem fechada, mas como sempre há alguém que acaba por abri-la… 🙂 e ainda bem!
Ná! enganaste! a Apple deu a ideia que a fechou, mas na realidade deixou lá uma “porta aberta” para os “developeres” fazerem o trabalho que teria de ser a Apple a fazer e que iria demorar mt mais tempo! Lá para fevereiro/março se não antes quando a Apple lançar o ios 5.1 ou quando a Apple abri a api do siri a 3º vai ter coisas que foram estes sr. que desenvolveram encurtando o tempo!! 🙂
Mais uma “revolução a la Apple”… reinventaram a roda. Isto não é nada de inovador ou revolucionário, a Apple apenas pegou no que já havia e tornou-o acessível a toda a gente, incluindo quem não percebe nada de tecnologia. Reconhecimento de voz não é nada de novo e o smartphone executar uma tarefa com base nisso também não. É uma pena é o grande sr do marketing Apple (leia-se Steve Jobs) já não estar entre nós e não passar a ideia de que realmente é uma revolução e muita gente acreditar, pois assim a Apple não se vai safar mais com estas reinvenções da roda.
Espera sentado até a concorrência ter alguma coisa ao mesmo nível.
A Apple não inventa a roda, inventa o carro que chega à frente.
???
A Apple realmente não inventou, comprou e depois melhorou e integrou! Mas se achas que isto é igual ao que já existia, então não me parece que tenhas percebido o que é que cada um faz!
O Siri vai além do reconhecimento de voz (aliás essa parte é dada por tecnologia de outra companhia). O Siri entende linguagem natural, sem necessidade de comandos específicos. O Siri “armazena” conhecimento, permitindo actuar de acordo com contexto e características do utilizador. O Siri envolve “inteligência artificial”, enquanto que até aqui o reconhecimento de voz era capaz mas um bocadinho “estúpido”!! São essas as diferenças – não é marketing, e certamente não é um feito fácil!!
Já há algumas aplicações que tentam o mesmo, mas estão um pouco atrás daquilo que se consegue com o Siri!!
O Siri oficialmente ainda é beta! Sabe-se que a Apple irá expandir as suas capacidades, de modo que é muito cedo para dizer que a Apple terá a porta aberta ou fechada!!!
As APIs para a criação de aplicações no iPhone só apareceram quase um ano depois do primeiro iPhone – isto só para dizer, que as coisas demoram o seu tempo!! Ainda mais tempo demoram sendo algo tão pouco desenvolvido, face aquilo que muitos sonham.
Mais alguém imagina uma nova maneira de “auto theft”?
Ah, e tal, a Apple não inventa nada.Antes do Siri já a Microsoft tinha o TellMe.
Um tipo pôs os dois ao lado um do outro e a diferença é muita. “Create a meating tomorrow to 8 am”,que o TellMe converteu em “Create a meating torrow teen anal” mostra a diferença.
É certo que o TellMe ainda está em desenvolvimento e o Siri é quase um produto acabado. mas quem pensa que o Siri é uma coisa simples, que está ao alcance de qualquer um, está muito enganado.
http://thenextweb.com/microsoft/2011/11/25/apples-siri-vs-microsofts-tellme-this-isnt-even-close/
É engraçado que a Microsoft, quando o Siri foi mostrado, disse que não havia necessidade de algo do género, que um assistente não fazia sentido. Há uns dias atrás já apareceu alguém a dizer que afinal o Siri não tinha nada de novo que já tinham há mais tempo basicamente as mesmas funções com o TellMe, que não passava duma jogada de marketing!! Tem a sua piada ver alguém entrar em negação…
O video de comparação é completamente injusto e tendencioso. Todos sabemos que o Tellme da Microsoft ainda não usa linguagem natural mas sim à base de comandos.
Gostava de o ter visto dizer “start facebook”, ou “Text Joana”, ou ate mesmo “Call Antonio on speaker”. O Tellme tambem diz o tempo, mas precisas de dizer o comando “search” no inicio. Podes até ditar uma sms e dizer “send” que ela é enviada. A comparação entre os dois, não foi bem feita, é claro que o Siri está num nivel bastante avançado, mas não é por esse video que podes ver qual a diferença entre os 2.
Nos até podemos saber. Mas parece que o Sr. da Microsoft não sabe! o video serve muito bem para mostrar a esse sr que o tellme não é a mesma coisa que o siri. o tellme muito mais comparável ao viocecontrol que o iphone tinha antes do siri e continua a ter. Alias foi para isso que ele(video) foi feito.
Eu diria que o video mostra uma das diferenças entre os dois, só que é injusto por se ficar com a ideia que o TellMe é incapaz! As diferenças vão além do uso de linguagem natural, o Siri tem um leque mais alargado de serviços, embora haja uma ou outra função que neste momento só se veja no TellMe.
Mais conversa sobre o Siri vs TellMe, da seccão pró-Apple do site TIPb (a secção Android, Android Central, é muito interessante. Tem um link para as declarações de Craig Mundie, da Microsoft, sobre os dois, o habitual: “O Siri, já tínhamos antes (o TellMe), não é nada de novo”.
Centram a argumentação neste aspecto – lida-se com o Siri como se fosse uma personagem da Pixar, por não precisar de comandos de voz específicos (start, text, call) do TellMe. A questão não é o que faz o Siri, é o modo como o faz e como o utilizador se relaciona com ele.
http://www.tipb.com/2011/11/26/siri-show-tellme-redux/
Eu diria que essa descrição nem faz jus ao avanço técnico que o Siri tem sobre o TellMe! – alguém até poderá ficar a pensar que é cosmética… O Siri oferece bem mais do que isso.
A interpretação de linguagem natural é algo que ainda está na sua infância e que poucas companhias dominam… O Siri consegue em grande medida essa interpretação, e se isso não bastasse tem tb uma grande componente de inteligência artificial na forma como relaciona factos para dar a melhor resposta ao utilizador de acordo com o contexto.
O siri vai ser a funcionalide dominante do iphone no futuro (marquem estas palavras)
esperam ver o siri sair em linguagem oriental que nascera um novo movimento siri-boom.
Esse Siri é a porta de entrada para a Skynet, assim já dizia Sarah Connor… 🙂
*****
Off Toopic
Está muito difícil ao Dev Team encontrar uma vulnerabilidade que permita o jailbreak untethered do iOS 5.
Quando o vosso crashar importam-se que os relatórios, enviados através do iTunes para a Apple passam a ser enviados para o Dev Team, para ver se eles descobrem alguma maneira ? 😀 (Eu ainda vou no iOS 4.3.1 + patchs, gostava de experimentar o iOS 5 antes do Natal).
http://www.actualidadiphone.com/2011/11/27/los-exploits-para-el-jailbreak-untethered-de-ios-5-han-sido-cerrados-ahora-tu-puedes-ayudar-a-encontrar-uno-nuevo/
Que raio de coisa, escusam de estar para aí a a elogiar a Apple porque eles inventaram alguma coisa de extraordinário e comecem a elogiar, isso sim, porque compraram algo de extraordinário, aliás, comprar, roubar, tomar crédito pelo trabalho de outros é algo que tanto a Microsoft como a Apple estão bem familiarizados. A verdade é que antes mesmo da Apple comprar o Siri (em 2010) esperava-se que o mesmo saísse primeiro para BlackBerry e Android, no entanto a Apple adiantou-se e comprou-o, abandonando de imediato qualquer projectos de integração nos outros SO’s (como é óbvio).
Onde é que alguém aqui diz que a Apple inventou o Siri!!????
Elogia-se isso sim é a tecnologia que a Apple disponibiliza, e que lhe pertence!
Esse tipo de comentários não levam a lado nenhum, pois podem muito bem ser aplicados a todos e qualquer um, deixando assim de ter qualquer valor!!
O Siri, app para o iPhone 3GS, apareceu em Fevereiro e a Apple comprou-a em Abril – pela enorme quantia de 200 milhões de dólares (não é assim tão grande, é um dia de vendas do iPhone e merece bem o dinheiro).
Mas a Google não compra empresas ? Em 2011, até Outubro, comprou 57, que custaram 1400 milhões de dólares. Certamente se se tivesse chegado à frente tinha comprado o Siri. Falta de visão.
http://www.businessinsider.com/google-has-bought-more-than-50-companies-this-year-2011-10
O Siri já era bom em Fevereiro de 2010. Está a ficar melhor.
http://gigaom.com/2010/02/04/siri-make-artificial-intelligence-your-slave/
Provavelmente este foi o melhor artigo na altura da compra:
“What Apple’s Acquisition of Siri Means for the Future of Mobile Search” Um golpe muito sério na forma como se fazem pesquisas nos dispositivos móveis usando o “Google voice search”.
http://mashable.com/2010/04/28/siri-mobile-search/