O que vai acontecer ao Windows 7 depois de 31 de Outubro?
O Windows 7 continua a ser o sistema operativo para desktop mais usado em todo o mundo. Segundo dados recentes, no universo Microsoft, o Windows 7 continua a ter uma quota de adopção de 53% enquanto o Windows 8.1 apenas tem 7%.
Mas o que vai acontecer ao Windows 7 já dia 31 de Outubro?
Em pleno dia de Halloween, a Microsoft vai dar ainda mais razões para ficarmos "assustamos", isto porque vai deixar de vender licenças daquele que é considerado actualmente o sistema operativo mais estável da empresa, o Windows 7. Mas calma, pois tal só se aplica a fabricantes de PC, que neste caso deverão começar a instalar o Windows 8.1 nas máquinas para venda aos consumidores finais (deixam assim de estar disponíveis as versões Windows 7 Home Basic, Home Premium ou Ultimate).
PCs com o Windows 7 pré-instalado, versão profissional, continuarão a ser comercializados mas para o segmento empresarial.É claro que o utilizador final poderá comprar sempre uma licença mas o valor será elevado.
Tal como previsto desde o início do lançamento do Windows 7, a Microsoft continuará a dar suporte ao sistema (em concreto ao windows 7 com Service Pack 1) até dia 14 de Janeiro de 2015. Ao nível de segurança o Windows 7 terá suporte até 14 de Janeiro de 2020.
Entretanto, como é sabido, em 2015 chega o Windows 10 que promete fazer esquecer o Windows 7 e o Windows 8/8.1
Este artigo tem mais de um ano
Sensacionalismo…
oportunismo…para estar calado 🙂
Não deixa de ter alguma razão…
Ao fim ao cabo não se vai notar diferença absolutamente nenhuma pois qualquer fabricante com PC’s / Portateis / Tablets de consumo já os exportavam com o Windows 8.
Toshiba e Dell que ainda dá a opção entre Win7/Win8 na gama empresarial pelo que é referido ainda o vai poder continuar a fazer. Portanto, nada muda.
o mesmo aplica-se a ti
Concordo.. pelo título até parece que vai acontecer alguma coisa que afecte o utilizador do Windows a partir desta data mas não se vai passar nada..
Mais uma dor de cabeça para nós IT.. A levar com os user Q!W”#$%&/()=….
realismo “Entretanto, como é sabido, em 2015 chega o Windows 10 que promete fazer esquecer o Windows 7 e o Windows 8/8.1”
Um dos melhores SOs de sempre (depois do XP) e está quase a ficar obsoleto. Qualquer dia deixam de dar suporte.
E assim nos fazem inclinar cada vez mais para opensource…
O problema do OpenSource é que o pessoal não domina e tem medo de mexer. De resto..5*
Só não aprende quem não quer! Experimentem colocar como main SO que logo aprendem 😉
È verdade, a linha de aprendizagem dizem que é menor.
Quem quiser aprender aprende como eu só uso linux em casa (PCLINUXOS). Basta ter foeça de vontade.
nao é so isso… e software? Office, autocad, sap2000, robot, jogos, etc… so espero que o w10 seja bom…
Esse pessoal que falas não são jovens ou estudantes que não fazem mais nada da vida que estudar ou brincar a arranjar roms para o seu android xpto. Eles trabalham e a ultima coisa que querem é perder tempo aprender um novo sistema operativo. Além disso é muito bonito para as empresas terem alguem para apontar o dedo ou socorrer-se em caso de asneira informatica.
É mesmo isso , apesar de ter dualboot com windows 7 ,cada vez uso mais o linux mint como OS principal . Para a generalidade das pessoas o linux chega perfeitamente .
Porque será que a maioria do pessoal, senão todos, que usa Linux, utiliza Dual Boot?
sem duvida , só não aprende quem quer , mas no nosso pais … honestamente não vejo isso a acontecer são muito poucos os que teem essa capacidade … estou a falar da população em geral e não dos geeks IT …
se tas a comparar a intuitividade de um windows ou osx a um linux…. /facepalm
É mesmo isso!
Eu tenho 36 anos e sou um exemplo disso, brevemente estarei para a novidade tecnologica e de software como os meus avós estavam para o uso dos telemóveis, acho que é natural ao ser humano o conformismo e isso também vende.
Explica lá essa!
Não são só os programadores.
O problema passa por uma série de fatores, dos quais se destacam:
A noção que as empresas têem do que é open source (Por ser open, julgam que é gratuito… o que é uma falácia muito grande quando estamos a falar de organismos estatais que precisam de suporte)
Os programadores (ou falta deles), os quais levam a sua fatia de leão, pois pela escassez dos mesmos, cobram por vezes exorbitâncias.
O mudar de hábitos que é por vezes demorado demais por própria iniciativa dos colaboradores de determinada empresa.
E muitos mais haverão. Não digo que open source é mau, só digo é que ao nível empresarial / estatal existem muitas mais condicionantes que somente os programadores.
Boa tarde Hugo,
Estava a ler o teu comentário (entre outros que se destacam) e acredito que o que dizes seja alvo de falácias.
1. Concordo contigo no que toca às empresas acharem que Open Source = Gratuito. Aliás, a minha experiência com empresas em Portugal dita que os donos/patrões de empresas de TI ainda vivem no conceito de que Open Source é igual a gratuito, sendo essa a razão da sua escolha para a implementação.
1.1. No entanto, organismos estatais que precisam de suporte não vão pagar mais por suporte para software Open Source. E.g. Libre Office tem suporte pago, e não me parece que seja mais caro que um contrato de Suporte do Office.
2. Por norma, em Portugal, os devs .NET são muito mais bem pagos que os devs de tecnologias Open Source (Experiência própria), portanto julgo que esse teu argumento é inválido.
3. A mudança de hábitos é relativa. Muitas vezes tem haver com a falta de capacidade dos organismos em formarem as pessoas de forma correcta. E.g.: Recebi em casa um trabalhador da PT para assinar uma papelada. Ele tinha que tirar fotos do meu CC para colocar no processo, e para isso estava a utilizar um Motorola com Windows Phone 6. O telemóvel parava e bloqueava diversas vezes, e depois de meia hora ainda não tinha sido possível tirar as fotos. Propus-lhe então que, contra regras da empresa, me emprestasse o dito equipamento para lhe libertar memória. Abri o Task Manager, encerrei algumas apps que não estavam a servir para nada, fui à pasta de ficheiros temporários, limpei a pasta, e por último, defini como storage para as fotos o cartão SD de 16GB com 14GB de espaço livre. De repente, o telemóvel passa a ser rápido e a funcionar de forma excelente.
Isto tem haver com o indivíduo não saber? Ou com não ter sido formado para resolver este tipo de problemas? Nem toda a gente tem que ser curiosa e aprender tudo, mas quando a tarefa sai do espectro considerado comum, se não há formação, não podemos querer milagres.
Concordo contigo. Há várias condicionantes no que toca à adopção do Open Source em organismos profissionais/estatais. Apenas acho que a maioria destas acontece porque não há um incentivo claro nem uma explicação do que pode melhorar com tal advento.
P.S.: Só para dizer que às vezes é triste olhar para computadores no local de trabalho que são de longe piores que os computadores que as pessoas têm em casa. Não vejo necessidade de renovar o parque informático dos organismos sempre que há uma nova actualização. Mas devia ser feita manutenção preventiva. Há alguns dias, numa repartição de finanças, vi um Pentium 4 a trabalhar.
Serve para o trabalho? Serve. Impacta a productividade? Claro.
5* menos a parte da falta de compatibilidade com hardware (falo de eficiência de drivers, no mínimo), interface de utilização horrenda (quem a quer mudar tem “temas” que primam pela falta de cobertura do sistema operativo – há sempre aquela janela / aplicação que não foi contemplada pelo tema e parece uma nódoa – e prepare-se pois se não for muito expedito em informática mais vale mesmo esquecer), um pesadelo instalar aplicações que não sejam suportadas pelo kernel/equipa de distribuição ou como lhe chamam, falta de suporte de/para uma boa fatia dos jogos mainstream, falta de suporte (decente) para desenvolvimento em tecnologias microsoft. Ah e feio, muito feio. Precisam-se urgentemente de Designers e Profissionais de Experiência de Utilizador na comunidade open source!
Não seria bem o que eu apelidaria de 5 estrelas (pelo menos não numa escala de 1 a 5).
ah ah ah …
Obsoleto?? O windows 7?? LOL!!!
totalmente de acordo….
E o Open Source não tem fim de suporte?!
O Open Office não desapareceu de um dia para o outro para depois voltar, e desaparecer, e voltar… ou não…
Lá por não se vender não quer dizer que não tenha suporte durante mais anos – o suporte ao XP só acabou este ano!
off topic: http://9to5mac.com/2014/10/27/iphone-6-plus-south-korea-preorders/#igZ8zgdfyu9t8w1T.03
(vou buscar as pipocas….)
Eu não consigo entender qual é o problema que o pessoal vê no windows 8, mudaram algumas coisas e tal pronto já não presta é dificil e tudo mais, agora vejo aqui pessoal a falar que mais vale ir para o open source, é assim tão dificil trabalhar com o 8 que justifique aprender um open source, eu trabalho numa empresa que faz software, somos uma equipa de 18 pesssoas, todos nos ao longo destes anos fomos fazendo upgrades do windows e felizmente estamos com o windows 8.1 o que posso dizer que é bastante estavel. As pessoas querem ver inovação nos sistemas operativos muda-se uma coisa de nada já é dificil, já não presta… Alguém que me diga o que é que o windows 7 tem de melhor e de mais estável que o windows 8.É muito dificil para mim entender isto.
atá que enfim alguém que raciocina, concordo a 100%, o Windows 8 e 8.1 é mais rápido, mais estável, consome menos recursos do que o Windows 7 e é mais bonito e pratico de utilizar, mas como se costuma dizer “Haters gona hate”.
No Windows 8.1:Menus não intuitivos de atingir,é preciso andar sempre com as teclas de atalho na cabeça para se fazer testes ou configurações básicas ou mais complexas,gráficamente não apelativo,alterações de protocolos não muito antigos e que eram importantes, tal como o Samba (SMB) para configuração de impressoras multifuncionais profissionais, que são com as que trabalho diáriamente.Entre estas muitas mais, o que considero ser o windows 8 bastante bom para os telemóveis ou tablets.Para PC’s, NÃO…!Prontos dei a minha opinião.
Acerca do windows 10 (Live Preview), a qual ainda estou a experimentar, parece-me ser mais estável, rápida e muitos mais agradável de manuseaR…VAMOS VER!
O senhor usa mesmo o sistema? Teclas de atalho? Nunca tive necessidade de as usar! Eu uso o sistema no PC, tablet e telemovel (com o qual estou muito impressionado pela positiva) e não me deparei com nada do que para aí afirma! No PC nunca a Microsoft teve um S.o tão leve e fluido. Mas bastou mudar a posição de algumas coisas que ficou logo tudo histérico, sobretudo com protocolos e menus que nunca utilizavam. Basta olhar para o monitor que está la tudo, tal como sempre esteve, tem sim, outro caminho muito mais intuitivo e prático. Se uns não gostam, há que, ache que está muito bem assim, se pode melhorar? Pode, tudo na vida pode melhorar, mas que o 8.1 é mesmo muito bom é.
Isso é porque não precisas de realizar trabalhos “simples”.
Vai lá ao teu sistema perfeito e tenta editar os dados das redes wifi que tenhas gravadas. (não podes usar a internet para fazer o download de ferramentas externas ao windows vindas de terceiros).
Ups… pois é. Windows 8 e 8.1 só permitem aceder à listagem de redes guardadas usando a linha de comandos. Coisa que 0,00001% dos utilizadores sabe fazer… e menos de metade desses sabem usar 1 das 33 opções para realizar as alterações.
No windows 7 existe uma ferramenta nativa que já vêm desde o windows 98SE.
Para utilizadores de tablets, essa função não é necessária… agora para quem usa portáteis e se liga a várias redes, dá muito jeito controlar quantas redes estão registadas pelo utilizador.
What??? LOL
Ups… pois é. Windows 8 e 8.1 só permitem aceder à listagem de redes guardadas usando a linha de comandos.
LOL
Já experimentas-te carregar em win e escrever redes?
E queres alterar o quê? E é quando estás desligado da rede?
Desde os tempos áureos do Doom em que tinha de configurar rede BNC que não me preocupo com nada, e olha que andar a fazer malabarismos com IRQ, DMA e IP com cabos e ligações sempre a falhar é obra….. É mesmo o utilizador banal que queres retratar, nem mesmo os bastante avançados queres saber mais…
Essa das teclas de atalho nao engole. Tens a certeza que usas o win 8.1???
+ 1
E depois a solução deste povo é: “Ahh e tal é difícil, siga para o Open Source….”. Quer dizer, não aprendem a trabalhar com o 8 mas já perdem tempo a aprender a trabalhar com outro… teorias!
E depois há aqueles que só olham para o titulo e é o deus me livre e vem logo criticar….
O WINDOWS 7 TEM ACTUALIZAÇÕES DE SEGURANÇA ATÉ 2020!
A pergunta que faço no fim é: A concorrência dá tanto suporte quanto a Microsoft dá a uma versão de um produto?
Já tinha pensado nisso.
Será que existe suporte ao Ubuntu 4.10? Afinal ainda só completou 10 anos.
Não existe suporte ao fim destes anos, mas também não obriga a ninguém a ter que comprar a nova versão para se manter seguro e com suporte.
Sim. Após a instalação do 4.10 o atualizador do sistema vai pedir para fazer upgrade para a última versão de suporte prolongado. Dependendo da velocidade da internet o upgrade pode demorar entre 15 minutos a 1 hora
Pelo menos está sempre a oferecer alguma coisa e se Ubuntu não serve porque só dá para 5 anos há sempre as rolling release, Manjaro, Sabayon, PCLinuxOS.
Todos os sistemas Unix/Linux utilizam ciclos para melhorar a gestão de software.
Muito bem. 😉
Eu sou adepto do open source, e sempre que possível utilizo.
Um servidor com linux é 1000 vezes mais estável e flexível que qualquer outro SO. (Melhor só mesmo UNIX. Tive um servidor Unisys a correr SCO durante cerca de 10 anos e não me lembro de reiniciar aquilo. Tirando as tapes, praticamente nunca precisou de manutenção)
Mas também sei reconhecer que a Apple e a Ms fazem cá muita falta.
Concretamente ao windows 8/8.1, acho que foi mesmo um tiro no pé. Uso porque vinha pré instalado… caso contrário nunca ia gastar dinheiro naquilo. Pelo menos fico contente por saber que não sou o único a detestar aquele ecrã aos quadradinhos… a pressão dos utilizadores fez o iniciar voltar no 10.
Ecrã aos quadrados? Dirá mais, na maioria são rectangulos! E muitos deles dinâmicos com informação util! Para além do mais ninguém o obriga a utilizar esse “ecrã”, pode continuará a usar como sempre fez! Bastou mudar uma interface para curem com invenções e queixinhas sem sentido nem fundamento. Eu uso e abuso do sistema e até agora não vi nenhum obstáculo e tenho também o W7, que me esqueço de utilizar! Nem sequer me lembro da última vez que o usei. Estou faro de ler “invenções” escritos pó supostos informáticos, que nem sequer sabem que a interface metro é o menu iniciar! Mas muito mais completo.
Completo???
Sabes do que estás a falar?
Parece que és um dos adeptos de tablets que só usa o computador para jogar.
Onde estão os controles de dados? Coisa que está disponível no windows 7 em 4 ferramentas distintas e 2 delas estão à vista de toda a gente no menu iniciar?
No 8 e 8.1 NENHUMA dessas ferramentas simples e muito úteis para quem não quer ser apanhado por malware, estão disponíveis através desse tal “menu super completo”. Para acederes a alguma delas tens de chamar a linha de comandos e ativar de lá usando as configurações de texto.
Onde está o acesso ás ferramentas de wifi? É que se usaste o windows 7, provavelmente nunca te terás preocupado que tens 20 a 30 redes wifi ativas e que o teu computador testa essas redes todas para ver qual é que está ao alcance. Muita gente preocupa-se com isso e em gerir essa informação. No windows 8 é obrigatório usar ferramentas de terceiros para conseguir ter isso fora da linha de comandos… ou conhecer 33 opções que se podem usar através dos comandos de sistema.
Coisas simples que sempre foram úteis foram removidas, ás contas do pensamento que quem usa tablets não se importa com nada disso.
É por causa destas coisas muito simples que o windows 8 está com valores ainda mais baixos que o vista (pois existem 94300 vezes mais computadores agora do que existiam quando o vista foi lançado).
O win7 chegou aos níveis que o win8 somado ao 8.1 obtêm… em menos de 90 dias.
No mercado empresarial, o win 8 nem aos 0,5% conseguiu chegar… talvez porque as empresas não são tão inteligentes como tu.
Claro… São tudo invenções! Canalhas!!!
Agora a sério: acha mesmo que a Microsoft ia voltar atrás na decisão se não achasse que era mesmo necessário?
Achas que foi pouca a pressão?
Não me interpretes mal… O 10 também vai ter o “start scren” que tu tanto acabaste de apregoar… A diferença é que está a por na mão do utilizador a escolha de o utilizar ou não.
Como disse atrás sou adepto do open source e no caso não existem imposições…
Talvez por isso o 8 para mim não serve. Não lido bem como imposições. Gosto de ser livre de escolher.
1000 x?
Ok, em que cálculo estatístico te baseaste para essa afirmação?
Tenho curiosidade.
Cmprmts
C
O método científico chama-se “força de expressão”.
Espero que já tenha ouvido falar…
Ah ok.
Então é apenas força de expressão, o vulgar disse que não disse mas disse mesmo, mas não baseado em nada científico e por isso não servindo de comparação e, em consequência, irrelevante.
cmprts
Exactamente!
Tão irrelevante como a pergunta.
Mais um! Francamente acho que essa história sobre o S.O., não passa de uma desculpa para quem não gosta de usar duas células cinzentas! Acho muito estranhas afirmações feitasmpor “informáticos” que se dizem conhecedores de uma série de S.O.s maravilhas mas que para os usar têm que desperdiçar tempo para os conhecer, o W.8.1, praticamente é um novo fato do mesmo sujeito, e eis que temos um drama! Sou franci até agora a Microsoft, não fez um S.O., tão estavel e fluido como o W.8, é mesmo o melhor.
Creio que as palavras chave no seu “discurso de superioridade” do W8 são: Estável e Fluído.
De forma alguma são sinónimos de FUNCIONAL (nem mesmo quando utilizadas em conjunto, como é o caso).
Não pude deixar de notar a arrogância com que fala de “conhecedores de outros S.O.s maravilhas”… Realmente é necessário passar algum tempo a aprender…
Mas isso aparentemente não é para todos.
Eu não sei dizer para meios empresariais, mas para pessoas comuns tipo eu que é Matlab, Visual Studio, jogos e pouco mais o win8.1 foi o melhor SO até ao momento. Pelo menos foi o mais rápido, leve e estável que já usei. Não digo que quem se queixa do 8.1 não tenha algumas razões válidas, mas dizer que o problema é dos “quadradinhos” é só mesmo implicar por implicar.
Também tenho o Ubuntu, e tenho aquilo tudo personalizado com uma aparência que bate não só o windows como também o osx, mas realmente desde que deixei de programar sistemas de tempo real que nunca mais consegui achar utilidade no linux. Eu bem tento, às vezes vou lá mas é só para reparar que o spotify ainda não tem uma versão final, o G Drive ainda não tem versão oficial, o Skype funciona mal e porcamente, jogos é mentira e utilizar o wine é o mesmo que tentar equilibrar um elefante em cima de um copo de vidro… É pena porque eu gosto de todo aquele ritual do terminal e do que ele me faz lembrar, das horas que passava naquilo…
Essa dos ” quadrados” é das desculpas mais estupidas que jamais li! Uns são quadroados outros rectangulos e noutros sistemas, são quadrados com cantos arredondados e não são dinâmicas! Ui que problema ter mais informação! Devem ficar com os olhos trocados!
Ai sim? Tenta reproduzir um vídeo enquanto procuras o notepad (se preferires pode ser o paint…) na lista de aplicações…
O multitasking melhorou imenso, certo?
O unico problema,no meu modo de ver,é o preço altissimo que pagamos para ter um SO da Microsoft e em pouco tempo ele ficar obsoleto e termos de comprar um outro,não menos barato,para mantermos o nosso PC funcional.
Se a Microsoft baixasse os preços,para que ficasse mais económico,acredito que a Pirataria deixaria de ter qualquer interesse.
Creio que a ilegalidade irá prevalecer durante muito tempo,com esta politica de preços altos.
E falo independentemente de qualquer Windows,seja 7,8 ou o 10.
Tenho um portátil com 8 anos, que é o único computador cá de casa (excluindo o smartphone…). Actualizei do Windows XP para o Windows 8 por €29. Actualmente tenho Windows 8.1 sem pagar nada e aguardo serenamente pela próxima actualização. Nunca tive nenhum SO pirata!
Não entendo o comentário acerca dos preços, no tempo em que estamos. Isso é um comentário do passado…
De certo que só ves os preços do Windows quando está em promoção.
Segundo preços da Microsoft Portugal:
Windows 8/8.1 = 119,99€
Windows 8.1 Pro = 279€
Windows 8.1 Pro Pack = 159€
Windows 8.1 Pro Student = 59,99€
Logo não venhas dizer que não entendes os comentários dos preços só porque compraste o Windows a um preço que nem existe, deve ter sido em promoção ou algo do género.
Acredito que a pirataria iria descer se fosse vendido a 30€ ou até mesmo gratuito como OSX.
Calma lá, o OSX não é grátis!! Ou melhor, o windows é tão grátis como o OSX. Quando compras um Mac vem o OSX, quando compras um PC vem o windows. Ambos são grátis a partir daqui.
O Windows 8.1 foi grátis para quem tinha o 8.0 e, segundo parece, o Windows 10 vai ser grátis para quem tem o 8.1. Ou seja, igual ao OSX!!
Isso nao é verdade.
Quem tinha OSX de 2011 por exemplo, para ter OSX de 2012 teria de pagar cerca de 30€ (acho que era esse o preço).
Se essa pessoa não quis pagar pelo OSX de 2012 e ainda tinha o de 2011, pode ir para o 2013 e 2014 sem pagar nada.
Já o mesmo não acontece com Windows. Se compraste um PC com Windows 7, não podes ir para 8,8.1 e possivelmente 10 sem pagar nada como foi com os dois últimos OSX.
O 8 Pro teve um preço de lançamento de cerca de 25€, tivesses tu um win 7 pirata ou não. Se não actualizaste na altura, de que te queixas?
Não sinto a necessidade de actualizar o software que utilizo assim que é disponibilizado. Mas neste caso a promoção foi da própria Microsoft ao lançar o Windows 8, como pode recordar aqui:
https://pplware.sapo.pt/informacao/microsoft-vai-aumentar-os-precos-do-windows-8/
Esta oferta durou mais de 3 meses e não aproveitou quem não quis ou não soube. Eu esperei até aos últimos dias para ver se valia a pena… e valeu: enquanto o hardware durar, a máquina está actualizada!
A partir daí, a actualização para o 8.1 foi gratuita e, tal como disse o “MM”, parece que para o Windows 10 também será assim.
Dito isto, parece-me ter sido bastante vantajoso passar do XP (poderia ter sido de qualquer outra versão superior, e se fosse do W7 até seria mais barato…) para o 8 por €29 e agora ter actualizações gratuitas tal como em outros SOs.
Repito: a situação actual é igual (e parece que vai continuar) ao OSX, quem comprou a partir do Windows 8 teve actualização gratuita. Essa do preço é passado…
Cada vez mais detesto produtos Microsoft. Deve ser da idade! Á medida que os anos avançam a falta de paciência diminui, é um facto!
Não facilitam, forçam upgrades, aquisição de novas licenças e claro novo hardware. Pobres de nós ou empresas que lutam para poupar e que queriam usar o seu hardware durante muitos e muitos anos.
Mas é um bom sinal realmente. É o caminho para o Linux. É o que fazemos na nossa empresa com todos os nossos clientes.
Não tem dinheiro, não pode investir em software ou novo hardware? Migra para Linux. Facturação é o maior papão? Colibri é uma das diversas soluções! Office? Tem o libre Office! Não conhece nem sabe trabalhar? Paga formação e poupa nas licenças e acaba com software ilegal na empresa.
E claro, há sempre uma solução para tudo, felizmente existe mesmo!
E se tem dinheiro e pode pagar, então vá mais longe e compre Imacs de 27” com retina 5K mais software e office! Sai mais caro mas com grande estilo! 🙂
Realmente trabalhar com programas feitos para o MS-DOS é o ideal… muitas empresas continuam a usar.
Se analisarmos alguns dos motivos das empresas irem a falência, é o facto de não se terem modernizado tecnologicamente e os custos de produção aumentarem fase a concorrência.
Mas… não vamos gastarem dinheiro em novo software/hardware… é desnecessário porque o que se tem serve para o resto da vida! Existem empresas que nunca viram um computador novo desde que a empresa foi criada, a 20 anos atrás…
+1
Que grande conversa! Eu uso Linux de vez em quando só para “espicaçar” a curiosidade e acabo sempre por ter que voltar ao Windows! Basta uma simples configuração de uma impressora que leva mais do dobro do tempo a configurar e isto, se esta tiver os respectivos drives, e nem sempre fazemos o que queremos, no caso das multifuncionais colocar a tudo funcionar em pleno, falta sempre alguma coisa, ou falha o scaner e leitor de cartões o então não reconhece o fax. Reconhecimento de dispositivos, obriga a trabalho extra! E compara produtos “ofice” como o OpenOffice ou o Libre, com os da Microsoft!? Dão para “desenrascar” em trabalhos pessoais, mas pouco mais do que isso! E tente a integração entre equipamentos como tem tem com o Windows actualmente! Como já disse tenho, PC, tablets e telefone com esse sistema e nunca o achei tão bom! E nem falo das consolas a xbox360 e One, que caminham e bem para maior integração. Só quem não tem tem é que fala ao desbarato. A evolução obriga a mudanças constantes e cada vez mais! O Ubuntu, Mint ou mesmo Caixa Mágica não são exactamente a mesma coisa que eram há apenas dois anos atrás, nem o OS X, e nem sequer o iOS! Bem sobre este último nem vale a pena falar dos desastre que foi a actualização para o 8! E não são exactamente totalmente gratuitos. No caso das empresas que usem Linux, a não ser que trabalhem num sistema quase amador, são pagos é bem pagos, daí que umas empresas optem por um sistema e outras por outro, como deveri ser sempre, cada um deve optar pelo que melhor se ajusta às suas necessidades e não à moda do momento. Por sinal agora estou a escrever este comentário num I-Pad, sim tenho muitos equipamentos. Veja lá a sua solução final, um IMac! Que dizer reclama porque paga por um S.O., da Microsoft (note-se o Windows 8 ficou no lançamento a 29,90€, aproveitei logo para actualizar os meus computadores que deixei até hoje com duplo arranque, terei que apagar os S.O., anteriores porque como disse acima, nunca mais os usei P.e., W.Vista, W7 Premium’ W7 Profissional, Ubuntu, este último vou actualizando, como sabemos é actualizado duas vezes por ano, tenho outro com Caixa mágica e que está desactualizado, dos Linux estes neste momento são os que actualizo, depois do Mint e Fedora). onde pode optar por um equipamento à sua escolha e depois dá como conselho final um sistema de equipamentos dos mais caros do mercado! Boa. Dou-lhe só uma dica, a minha cunhada, tem um equipamento desses e nem por sombras consegue bater o meu PC principal! E está hein!
MAC É MAC E PRONTO
Eu nem vou falar do windows 8.1 porque é perca de tempo, agora dizerem que linux, Mac etc substitui o windows, não faz sentido. Cada OS tem as suas vantagens e cada um usa o que deseja… Para quem é hardcore gamer não vai usar OS ou Linux e não me falem em consolas que estas em relação aos Pcs estão obsoletas. Falam do preço do windows, mas compram um mac e pagas em alguns casos mais 300€ que um pc(windows) com o mesmo hardware. Openoffice e libreoffice para mim não dá porque não tem tantas formulas em Excel entre outras funções que o Excel faz que não tem, mas percebo que para muita gente seja uma boa opção eles têm o essencial. agora não entendo é para que tanto drama com a Microsoft se não gostam para que perdem tempo??? ainda por cima 80% das pessoas que falam mal ou tem windows ou nem experimentaram o 8.1 durante 1 semana.
bem nessa data o que poderá acontecer ao windows 7 só pode ser um doce ou travessura
Pequeno erro:
“Em pleno dia de Halloween, a Microsoft vai dar ainda mais razões para ficarmos “assustamos” “
Esta é a evolução natural. Se a M$ quiser continuar a dar cartas tem de evoluir o seu SO, se não quer ser ultrapassada pela concorrência, mesmo fazendo concorrência desleal, pois o windows é impo$to às pessoas. O facto de se ter de pagar pelas novas versões é perfeitamente normal pois é uma empresa privada que precisa de lucros. Se não quiserem nada disto, têm de usar linux, pois o mac utiliza o mesmo sistema do windows.
Comentando o título do artigo, não vai acontecer nada.
Enquanto as máquinas com W7 trabalharem vai ficar tudo na mesma.
Só vamos ter actualizações de segurança? Menos tráfego na rede.
As máquinas novas têm w8.1. Deve durar até 2025. “No stress”.
Tendo lido os comentários, qual é o problema do opensource? Desenvolvimento?
Vamos a ver: milhares estudaram JAVA e Objectiv-C (e outras, claro) por conta própria para fazerem jogos de meia-tigela e apps de utilidade duvidosa para Android e iOS.
Quando é para trabalho sério, é a aprendizagem que é uma dificuldade, são os custos que são impossíveis.
Os utilizadores dominam o Android da versão 2.* à 5 sem problemas e fazem maravilhas (dizem eles) com a última app que em que juntam texto à fotografia do cachorro a mijar na banheira depois de meterem no Instagram e publicarem no FB ao mesmo tempo que veêm o video da modelo/cantora/actriz a cair de bebada e a mostrar o que não costuma (suponho).
E são os menus do LibreOffice (parecidos com os do MsOffice 2003) que são difíceis.
Já me esquecia: é trabalho.
O opensource é legalmente gratuito de obter. Não é legalmente gratuito de manter. Nunca foi. Nunca vai ser. É trabalho. E o trabalho paga-se.
Gostem ou não.
😀 tem toda a razão… pena é que as pessoas acham que open source= freeware. A maioria dos miúdos só descobre que são coisas diferentes quando chegam ao mercado de trabalho aos 23 anos de idade e que o que pensavam ser grátis… chegam a ficar mais caro do que aqueles caros que eles só usavam cópias piratas.
O windows 8 foi feito para a miudagem usar nos tablets. Aqueles so NUNCA foi pensado por uma equipa para ser ferramenta de trabalho.
Por isso é que a migração do 7 para o 8 foi mais do que miserável e a microsoft teve de recuar. Já o fez nalgumas coisas com o 8.1, mesmo assim ainda falta lá muita muita coisa.
Agora com o 10, voltaram atrás. Boa parte das ferramentas de produtividade voltaram a estar como eram no windows 7. Ainda que a porcaria dos tiles ainda por lá aparecem infiltradas e sem maneira de os remover.
Outro erro foi a mudança para uma shop ao estilo da google store e itunes.
O sistema operativo da microsoft sempre teve um suporte externo e baseado nos servidores da microsoft. A shop servia para as aplicações para tablets e algumas extensões para portáteis… nunca para lá colocar as funções do sistema operativo como eles fizeram.
Outra falha terrível é a verificação de drivers. Desde o windows xp que essa verificação só tinha 2 opções: aceites e desconhecidos. Com o windows 8 os desconhecidos passaram a estar bloqueados e não permite várias operações de update ao próprio sistema operativo.
A única forma de o fazer é remover os ditos drivers (placas amd e nvidia são mais de 300 modelos que estão dentro disso… modelos recentes) deixando o windows instalar os base, fazer o update e reinstalar os drivers mais recentes… até ao próximo update do SO que volte a ser bloqueado por essa função que é impossível de desactivar.
Usem o Linux Mint é grátis e recomendo:
http://www.linuxmint.com/
Usem o que uso a mais de 3 anos (PCLINUXOS BR kde) e é facil de instalar e usar, parecido com o Ruwindows.
Ou ficam presos ao tempo, ou seguem para o futuro. Eu sinceramente acho ridículas as vossas criticas. Ainda a pouco tempo o 8 era um horror, perdeu a barra original de iniciar isto e aquilo, agora é um espectáculo assim que o 10 chegou e seguiu todas os vossos choros anteriores da barra de iniciar. Fiquem no vosso tão adorado windows velho até ficarem sem suporte, eu já tenho o 10 preview.
Estou a usar a Technical Preview do Windows 10 desde o seu lançamento e estou muito satisfeito apesar de notar ainda alguma confusão.
É normal… Eles ainda devem estar a reintegrar o que tinha sido removido…
Seria melhor cancelar quando lançasse o windows 10 para comprar ai ficaria melhor pois os pcs irão vir com o atual provavelmente.
Adoro quando começo a ver os que acham que o Windows 8/8.1 foi um passo evolutivo, quando o Windows 10 prova precisamente o contrário, entenderam onde erraram.
Erraram no GUI, a taxa de adopção é um reflexo e uma prova mais que provada.
Ignorar as vendas/taxas de adopção é como chamar burro a toda a gente, quando o software é para ser usado por toda a gente.
E o Burro é quem na verdade?
Versão SIM
Versão NÃO
O luxo da MS é que em vez de testar as coisas junto da grande comunidade, quando digo comunidade, digo utilizadores normais. Distribuir cópias beta para serem testadas. Faz o contrário, lança oficiais, VISTA, Windows 8/8.1 a pagar, embora menos desta vez (eu fui um dos que comprei por 15€ e nunca usei, apenas testei)
Mais uma vez fez a burrice de lançar um GUI totalmente novo, quando o CORE da Windows é precisamente o layout e a forma como estão distribuidos os menus e icons. Achar que de repente vão conseguir meter um PC a fazer de Menus de Telefone, é ridiculo.
Alias tao ridiculo foi que tanto o telefone como o 8/8.1 foram um FAIL.
Windows 10 será novamente um Sucesso da MS. Afinam versão SIM, versão NÃO.
Se isto fosse na APPLE queria me rir a quantidade de ragers.
Burro era se não evoluissem. Eu comprei o W8, fiz o uopdate para o W8.1 (e foi evolução), tenho um Surface e tenho um Lumia!
Serei burro?! Se calhar sim, mas não és tu que me vais chamar isso, ok?
Caro MM,
Não deve levar tão a peito esse insulto, até porque acho que ele é direccionado à Microsoft, não aos utilizadores.
Eu estou de acordo com o user João Reis. Seria difícil ignorar aquilo que o mercado provou à Microsoft no que toca ao Windows 8/8.1. Foi provado, pelas pessoas, que o Sistema Operativo, embora com várias melhorias, não atraía a maior parte dos consumidores, ainda para mais com um SO lançado anos antes com uma grande estabilidade.
Por um lado, era difícil explicar o porquê do upgrade para o Windows 8, a não ser para estar “na crista da onda”, já que sabemos que no caso do Windows, após o lançamento existe sempre um período de adaptação de software e drivers, dispositivos que perdem suporte, etc.
Depois, temos a questão do interface metro, que funciona perfeitamente bem em dispositivos tácteis, mas que no caso dos desktop não é assim tão funcional. E.g.: O meu rato é um Microsoft Intellimouse Explorer 3.0. Não tem scroll lateral. Para navegar na interface Metro, ou uso as setas, ou uso a scrollbar. Não é “ergonómico” para mim enquanto utilizador. Podemos elevar a discussão para “O meu rato é antigo, e o sistema não foi pensado para esse tipo de esquema”, mas aí está a questão. Se o equipamento que tenho, que funciona bem para mim, não é suportado, então eu enquanto utilizador não tenho interesse no software.
Para além disso, acho que é indiscutível que se a Microsoft deu um passo atrás em relação ao Menu Iniciar, isso indica que se aperceberam de que os utilizadores dão importância a essa ferramenta, e que talvez fosse demasiado cedo para importar uma interface que funciona bem em dispositivos móveis (Caso dos Lumia, Surface e outros Portáteis e Ultra-Portáteis com touch) mas que na maioria dos desktop não é benéfica ao uso.
Este assunto é para discussão eterna. Eu não me oponho ao interface, mas tinha-me agradado mais o Windows 8/8.1 se a Microsoft tivesse permitido a escolha entre o Menu Iniciar e o Metro.
Cumps.
Esquecem-se de uma coisa chamada Windows Server, que realmente importa no grande plano…
será que algum dia vai ter o win rolling release?
Sem dúvida o melhor que a MS fez, tão bom que nunca precisou sequer dum Service Pack 2. Levo 4 anos com o Pro sem um único bloqueio do sistema ou ecrã azul até à data.
Espero poder usufruir dele pelo menos mais uns 5 ou 6 anos e quando actualizar já deve ser para um Windows 15 ou por aí…
O meu SO favorito! Espero que não acabem com ele.
http://viadajuda.wordpress.com/
Mas isto já acontece. Quando foi lançado o windows 8 todas as maquinas vinham já equipadas com esse sistema operativo
A microsoft queria vender o seu novo sistema operativo, bem como a sua licensa. Não hesitou e colocou o 8 nos portateis e desktops, e não pensou que o sistema 8 era um sistema ainda verde e que ainda era incopativel com alguns driver´s e dispositivos. Além de ser um viasco para o utilizador com a nova entrada do Metro.
Mesmo saindo o windows 10 tecnical preview e mesmo sendo uma cópia de avaliação ainda está verde e muito verde. No caso o melhor é o 7 e o XP ainda.
A MS deve andar aflita e lança coisas sem ter um minimo de respeito pelo utilizador e pelos fabricantes de software para pc´s
Queira Deus que me engane,mas acho que o Windows 10,a sair em Março ou Abril de 2015,não irá ser gratuito.Era bom,era!!Não estou a ver a Microsoft a perder centenas de milhões no mundo inteiro com o lançamento de um novo sistema operativo.Acredito que o seu preço irá ser baixo e acessível durante o seu lançamento e meses posteriores,mas depois os preços do Windows 10 irão subir em flecha.Esta é a minha visão.Oxalá esteja errado e a Microsoft nos disponibilize o Windows 10 gratuitamente,mas não estou muito convencido…
Só não uso Linux por causa dos jogos…
Ai se o Linux tivesse suporte “nativo” aos jogos como o Windows tem…