O Hacker Norueguês…
Jon Lech Johansen, que ganhou o apelido de DVD Jon por conseguir burlar os códigos de protecção contra cópias em DVDs, publicou no seu blog parte do código do Google Video Viewer, reprodutor de vídeos da Google.
Num comentário publicado na terça-feira (28/06), Jon declara que a ferramenta impede que os utilizadores reproduzam vídeos que não estejam no servidor Google e que por "Essa ferramenta evita que você reproduza vídeos que não estejam alojados nos servidores do Google.
Faça download e execute esta correcção que escrevi para remover essa restrição", declara, indicando um link para download do ficheiro. A iniciativa gerou relações diversas entre os cibernautas. "O VLC [tecnologia que dá base ao Google Viewer] já tem um plug-in compatível no Mozilla. Porque precisamos hackear a versão do Google para executar os vídeos?", questionou um dos utilizadores no seu comentário.
Outro utilizador, no entanto, declara que Jon fez um bom trabalho e declara-se fã das suas actividades. DVD Jon ficou famoso após ter criado e distribuído o programa DeCSS aos 15 anos, no final de 1999. A tecnologia permitia quebrar o código de segurança de filmes em DVD e autorizar a cópia do conteúdo.
O hacker foi processado pelo governo norueguês, mas no início de 2003 obteve decisão favorável da Corte, que o absolveu. Na ocasião, a Justiça entendeu que a Noruega não possuía uma lei equivalente à Lei de Direitos de Autor Digitais do Milénio dos EUA, de forma que Johansen não violou a legislação.
Fonte: IDGNow
Este artigo tem mais de um ano
Ei maluco recebe isso aí q eu num sei nem oq é…
Bom trabalho, do meu hacker favorito. E espero que ele consiga crackar as novas protecções que os HD-DVD e blu-Ray terão.