O anúncio do fim do suporte da Microsoft ao Windows XP, que ocorreu no início da semana passada, fez com que o mercado dos PCs ganhasse um novo impulso.
As vendas, apesar de ainda apresentarem valores recessivos, registaram um aumento significativo no primeiro trimestre do ano e a Lenovo parece ser a empresa que mais ganhou com o fim deste sistema operativo, com um aumento de vendas de 10,9% face ao período homólogo.
O fim do suporte ao Windows XP pela Microsoft, no dia 8 de Abril, tem vindo a ser crucial para minimizar o declínio de vendas de PCs registado durante o último ano.
De uma forma geral, por todo o mundo, foi registado um aumento significativo da venda de PCs, sendo que foi o tecido empresarial que mais investiu em novos computadores. O Japão, um dos países mais atingidos pelo fim do suporte do XP, foi aquele que mais cresceu em termos de vendas, com um aumento de 35% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo.
No total, durante o primeiro trimestre de 2014, a venda global de PCs caiu apenas 1,7% comparativamente ao primeiro trimestre de 2013.
Apesar do mercado continuar em baixa, obrigando mesmo algumas marcas a abandonar o mercado, como foi o caso recente da Sony, as 5 maiores empresas do sector, à excepção da Acer, registaram um aumento das vendas face ao ano anterior.
A Lenovo é sem dúvida a empresa que mais se destaca, com um aumento de vendas de 10,9% no 1º trimestre de 2014 em relação ao 1º trimestre de 2013. Contudo, também a Dell registou vendas superiores em 9%. A Acer é aquela que mais perdeu com o fim do XP, com uma quebra nas vendas de 14,8% no período em análise.
Não se espera que o mercado recupere repentinamente, mas os resultados são bastante satisfatórios para a indústria em geral e dão a entender que os próximos meses vão ser rentáveis para estas empresas, que podem agradece à Microsoft pelo fim do suporte do Windows XP.