Pplware

Conduzimos o novo Volvo EX30, um SUV elétrico com muita tecnologia

Sabemos que a Volvo não brinca em serviço, pelo que as propostas que apresenta são o resultado de muita investigação em design, conforto, segurança e tecnologia. Desta vez, fomos conhecer o novo EX30, um pequeno, mas poderoso SUV 100% elétrico, que nos ha encantado.


Volvo EX30: traço escandinavo para o mercado dos elétricos

A Volvo prima pela qualidade e, por isso, as nossas expectativas eram elevadas. O mais pequeno SUV da marca sueca chegou recentemente ao mercado e promete tornar a vida na cidade mais fácil, segura e, claro, sustentável. Falamos do EX30, um modelo 100% elétrico e, segundo a fabricante, aquele que tem menor pegada de CO2. Foi apresentado, em Milão, há poucos meses, e o Pplware foi conduzi-lo pela cidade de Barcelona.

Numa primeira impressão, o carro tem umas linhas harmoniosas, da escola quadrada, simétrica, que os nossos olhos gostam. Traz traços da marca por toda a carroçaria, mas notamos que tem menos luxos, não comprometendo, apesar disso, o conforto ou a segurança. Os materiais, que agora são sustentáveis, seguem aquela velha máxima do “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, pois não são logo à partida a nossa melhor impressão, mas depois percebe-se a razão de serem como são… simples!

O EX30 está equipado com sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), incluindo um novo sistema de alerta de abertura de porta que notifica os passageiros sobre a aproximação de bicicletas, peões ou veículos.

Após algumas centenas de quilómetros, pelas ruas catalãs, a pergunta que se impõe é: gostamos ou não gostamos? Não, de facto não gostamos… adoramos!

Mentalidade prática, sem perder a identidade

O EX30 chega para alargar a gama de carros 100% elétricos da Volvo Cars, que agora conta com quatro modelos (XC40, C40, EX90 e EX30). O mercado dos eletrificados está a ganhar força, numa tendência que se prevê crescente, pelo que as fabricantes já não se recusam a dar-lhe cartas.

Sublinhando a missão que a Volvo assumiu de impulsionar a eletrificação, o EX30 chega ao mercado com um preço competitivo, disponibilizando os carros 100% elétricos a um leque mais alargado de clientes.

O EX30 pode ser o nosso SUV mais pequeno de sempre, mas representa um grande passo para os nossos clientes e para a marca. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que se deseja num Volvo, mas numa embalagem mais pequena. Como qualquer Volvo, é um produto excecional, seguro e produzido em função das pessoas e das suas necessidades.

Partilhou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

O EX30 representa os valores de design da Volvo, ainda que num formato mais pequeno. A distância entre eixos é longa, asseverando conforto, e as jantes de grandes dimensões e proporções equilibradas dão-lhe o toque de modernidade e tornam-no visualmente apelativo. Além disso, está disponível em cinco cores.

No interior, a abordagem minimalista permitiu à Volvo construir um carro com a pegada de CO2 mais baixa de sempre para a marca.

Volvo EX30 também será produzido na Europa

Com o EX30, a Volvo dá aos clientes a possibilidade de escolherem qual a bateria elétrica que melhor se adequa às suas necessidades: apresenta três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes.

Sob o mote de facilitar a vida na cidade, a Volvo pensou nos clientes que não têm como escapar à vida citadina, propondo-lhes a opção “Single Motor” com bateria LFP, ideal para aqueles que fazem curtas distâncias entre carregamentos.

Esta alternativa utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, mas é mais económica e resulta de uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitam de uma grande autonomia.

Para quem precisa de larga autonomia, especificamente até 480 km entre carregamentos, a variante “Single Motor Extended Range”, que tem uma bateria NMC, talvez seja a melhor opção. Esta inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto, e produz a sua energia de forma mais eficiente.

Para potencializar a experiência de condução, a Volvo afinou o chassis do EX30, de modo a tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O baixo centro de gravidade, bem como o peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme, resulta numa condução fácil e mais ágil dentro e fora da cidade.

Além da segurança e da tecnologia que as fabricantes já não podem deixar de fora, a experiência do utilizador é melhorada com a presença de um ecrã único, com tecnologia Google integrada, onde se apresenta a versão mais recente do sistema de infotainment Volvo.

Os preços são convidativos: Single Motor Extended a partir de 35.150€ + IVA e Twin Motor a partir de 40.300€

O EX30 procura tornar a vida a bordo mais conveniente, relaxante e agradável, através de tecnologia de ponta e design escandinavo atento ao detalhe. É possível escolher entre quatro opções de interior distintas, com várias opções de arrumação no habitáculo.

Mais, o EX30 será o primeiro automóvel da marca sueca a incluir a nova geração Park Pilot Assist.

Esta funcionalidade consegue gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados.

A empresa, que faz parte do Grupo Geely, controlado por Li Shufu, onde se juntam marcas como a Polestar, Lotus, Proton ou Smart, tinha como estratégia, para garantir um preço mais em conta, produzir o EX30 recorrendo à plataforma SEA da Geely e produzir o elétrico na China. Contudo, face a uma auscultação do mercado e prevendo o sucesso de vendas destes pequeno SUV, a empresa decidiu alargar a produção à Europa.

Como tal, a partir de 2025, o EX30 irá começar a ser fabricado também em Ghent, na Bélgica.

No próximo ano, o EX30 terá também disponível uma versão Cross Country. As encomendas serão abertas em 2024.

 

Preços e disponibilidade

O preço da versão base, o EX30 Single Motor Core, em Portugal, é de 37.895,83€ PVPR (despesas não incluídas).

A Volvo oferece 5 anos de manutenção programada incluída. As primeiras unidades deverão começar a chegar aos clientes no início de 2024.

Em breve iremos apresentar um ensaio mais alargado no nosso país deste que será (não temos dúvidas) um sucesso no mercado dos elétricos.

Exit mobile version