Nova série de servidores e Workstation ESC G2 da ASUS
A computação GPU tem um papel cada vez mais importante no mercado da Computação de Alto Desempenho (HPC) devido ao crescente foco nas aplicações que requerem potência de computação massivas com escalabilidade e alta densidade.
Os servidores e Workstation ASUS ESC4000 G2, ESC2000 G2, e ESC1000 G2 são um de muitos exemplos na questão de oferecer aos utilizadores profissionais uma ampla potência de computação híbrida de elevada densidade, proporcionando uma melhoria considerável nas capacidades gráficas e nas suas possibilidades de expansão.
Com suporte até quatro placas gráficas e dois processadores Intel, a nova série permite um desempenho melhor, ao mesmo tempo, que apresenta também maior fiabilidade por via da Intel Ethernet e do fornecimento de energia redundante. Os slots de expansão cumprem as novas especificações PCI Express 3.0 x16 e todas as fontes de energia respeitam a norma 80 PLUS, garantindo o reforço da eficiência energética. Características como armazenamento hot-swap, ASUS PIKE, ASUS SSD Caching e InfiniBand ajudam também a responder às elevadas necessidades de computação.
Três novos modelos para diferentes necessidades profissionais A série ESC G2 oferece três soluções desenhadas para responder às necessidades dos utilizadores profissionais, em particular, nos campos da engenharia, investigação médica, modelação financeira, renderização gráfica e animação. O modelo ESC4000 G2 oferece suporte para múltiplos GPUs, enquanto que o ESC2000 G2 e o ESC1000 G2 são worksations de elevada densidade.
Os três modelos dão ênfase à verdadeira computação híbrida, suportando até quatro placas gráficas, em paralelo com os mais recentes CPUs para servidores e workstations. A sua potência massiva de computação surge em conjunto com uma elevada capacidade de memória, capaz de chegar até aos 512GB DDR3. Os modelos ESC4000 G2 e ESC2000 G2 têm capacidade para acomodar dois CPUs, enquanto que o ESC1000 G2 vem como um único CPU.
Maior fiabilidade e capacidade de expansão O ESC4000 G2 utiliza um design com 8+1 slots de expansão, enquanto que o ESC2000 G2 dispõe de 7 slots e o ESC1000 G2 oferece 6. Para uma maior fiabilidade - exigida nas operações profissionais e sem interrupções - todos os modelos têm discos rígidos hot-swap para evitar paragens de trabalho durante as actualizações do sistema.
Adicionalmente, duas portas Intel Ethernet permitem maior largura de banda e reforçam a estabilidade das conexões.
Os três modelos utilizam fontes de alimentação premium 80 PLUS. O ESC4000 G2 oferece uma melhor redundância e maiores garantias face aos picos e falhas de energia com dois PSUs 80 PLUS Platinum de 1620W. O ESC2000 G2 e o ESC1000 G2 surgem com uma fonte de alimentação 80 PLUS Gold de 1350W. Todos os modelos são eficientes do ponto de vista energético, ajudando os utilizadores a reduzirem as contas de electricidade através de poupanças cumulativas com a utilização ao longo do tempo.
ESC4000 G2 Enquanto solução de topo o ESC4000 G2 apresenta-se com a maior potência de computação entre os três modelos. Funciona como um servidor Premium HPC híbrido 2U de alta densidade, adequado à investigação médica, engenharia, ciência, modelação financeira e virtualização de aplicações. Pode levar dois processadores Intel Xeon E5-2600 de até 135W.
Os utilizadores beneficiam ainda de 8 slots de expansão PCI Express 3.0 x16 bem como de um slot dedicada ASUS PIKE que vem acrescentar opções de armazenamento e melhor compatibilidade RAID. A Interconexão de alta velocidade InfiniBand melhora as velocidades da transferência de dados entre nós, funcionando até 56Gb/s.
Para reforçar a fiabilidade do sistema, o ESC4000 G2 inclui o sistema Intelligent System Fan Control II, que regula de forma independente as velocidades das ventoinhas nas áreas CPU e GPU para uma melhor circulação do ar e ventilação. Com suporte até quatro placas gráficas, o ESC4000 G2 dispõe de duas ventoinhas para a área GPU que duplicam a circulação do ar e tornam o novo modelo muito fiável em utilizações profissionais intensas e sem interrupções.
Especificações do ESC2000 G2 e ESC1000 G2 O ESC2000 G2 foi desenvolvido como workstation em pedestal e servidor GPU com duas vias, enquanto que o ESC1000 G2 funciona como workstation gráfica com uma via. Ambos destinados aos profissionais gráficos e às aplicações pessoais de supercomputadores com capacidades avançadas de computação híbrida. Graças à sua flexibilidade integrada, o ESC2000 G2 suporta dois processadores Intel Xeon E5-2600 e até quatro placas gráficas. Dispõe ainda de sete slots de expansão PCI Express 3.0 x16. O ESC1000 G2 dispõe de espaço para um único processador Intel Xeon E5-1600 ou Core i7-3900/3800 com e seis slots PCI Express 3.0 x16.
A tecnologia ASUS SSD Caching presente nos dois modelos tira o máximo partido das configurações que utilizam ao mesmo tempo discos tradicionais mecânicos e os novos SSD, acelerando as tarefas comuns e obtendo-se um desempenho de armazenamento até três vezes mais rápido do que com qualquer configuração mecânica. Para responder melhor às necessidades multimédia dos utilizadores, o ESC2000 G2 e o ESC1000 G2 trazem áudio DTS Ultra PC II hi-fi.
Homepage: Asus
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia ,
Características fantásticas em ambos os modelos , vou necessitar de comprar para a minha empresa um servidor no final deste ano , mas penso que estes não serão os adequados para as minhas necessidades eu vou necessitar pouco de processamento gráfico , necessito mais de capacidade de processamento ao nível do CPU , este servidor estará irá servir o escritório de Lisboa o escritório do Porto (mais para aceder a pastas que estão em rede e que serão diariamente actualizadas) e ao escritório de Londres , ambos ligados por VPN e confesso que vou de férias e ainda não me decidi quanto a arquitectura do servidor , será que me podias dar uma dica .
Cumprimentos
Serva
Servidores HP
e porque não Intel ou Supermicro ? ao menos estes 2 fabricam mais componentes dos seus sistemas do que a HP. A menos que para disfarçar a ignorância de não saber escolher se adopte a máxima “nunca ninguém foi despedido por comprar IBM”.
Respondendo à Serva – para um servidor novo recomendaria sistemas para os novos CPUs Intel E3 (se só para 1 CPU) ou E5 (se para 2 CPUs), com controlador Raid e pelo menos discos SAS de 10.000 rpm (existem controladores e discos para diversos preços e diferentes desempenhos) mas é importante não descurar esta área.
muito bom servidor
Compra Dell, é imbatível a qualidade da assistência técnica. E as máquinas são muito fiáveis. HP já foi bom, no tempo da Compaq. Ainda tenho a funcionar desde de 2000 os Proliant ML350 da 1ª geração e só os desliguei meia duzia de vezes, só tive um disco nas couves, foi o único problema que estas máquinas me deram. Hoje em dia a HP deixa muito a desejar, material fraquinho.
Bom dia,
Alguem sabe onde se pode consultar os preços e modelos aqui para portugal???
obrigado.