O paraíso para os carros elétricos, ou seja, a Noruega, alcançou a marca dos 100 mil carros 100% elétricos ainda antes do final de 2016. Este é um feito que ficará certamente registado na sua história.
No mundo, poucos são os países que conseguiram já bater este número, a Noruega foi o quarto país a conseguir.
Como é sabido, a Noruega sempre procurou modernizar o seu parque automóvel e, desde cedo, as entidades governamentais fizeram questão de apoiar o investimento em veículos elétricos.
Com o término do ano 2016, o Secretário-Geral da Associação Norueguesa de carros elétricos, Christina Bu, confirmou que a Noruega se tornou no quarto país na história a chegar a 100.000 unidades. À sua frente estão 3 países bem conhecidos nestas lides, como os Estados Unidos, Japão e China. Contudo, se verificarmos o tamanho do país face à população dos outros 3 que estão no pódio, notamos um grande esforço, isto porque a Noruega tem pouco mais de cinco milhões de habitantes, o que, comparado com os outros, é muito pequeno, face aos mais de 300 milhões de americanos ou aos mais de mil milhões do país mais populoso do mudo, a China!
Apesar da fama adquirida, a verdade é que só de há um ano e meio para cá é que houve uma aceleração na venda destes veículos. Isto também se deveu ao facto do mercado automóvel do país ser muito heterogéneo, isto é, há umas marcas que são mais conceituadas e não têm ainda uma vasta oferta no que toca aos automóveis elétricos.
Quais as marcas mais vendidas no segmento elétrico no país?
Segundo a informação disponibilizada pela associação responsável por este setor, o Nissan LEAF levou uma vantagem inicial, representando 27.115 unidades (dentro dos 100.000). A marca nipónica é seguida pelo Volkswagen e-Golf com 15.991 unidades vendidas, depois vem o Tesla Model S com 11.615 unidades vendidas, o BMW i3 com 8011 unidades vendidas e, por fim, o Kia Soul EV com 6632 unidade vendidas.
As autoridades estão cientes da sua cooperação e do incremento que se tem notado no parque automóvel do presente, isto porque se estima que carros elétricos sejam já 25% a 35% do total de veículos a circular na Noruega.
Para aumentar o entusiasmo neste mercado, existem incentivos até no momento da compra, além de um programa de benefícios que está projetado para, em 2020, o país contar com mais de 400 mil viaturas 100% elétricas. Em 2025, provavelmente, as estradas do país apenas terão carros elétricos e, os veículos a combustível fóssil, podem fazer parte de uma história enfumada e barulhenta do passado.