PplWare Mobile

Nokia quer voltar aos telefones de uma forma muito diferente

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Pedro says:

    Enfim… Estratégias de quem parece não saber lidar com o mercado actual. A internet dá-lhes a publicidade que necessitam com a história dos memes.

    Dois dedos de testa de um génio do marketing, em conjunto com uma equipa de engenheiros, fariam telemóveis nokia voar das prateleiras. Ainda me lembro quando não usava outra marca de bolso a não ser aquela… E torci o bico quando tive que a deixar.

    Não só era dona de mercado, como lançou se atrevia a fazer coisas que tiveram sucesso, que hoje em dia eram razões para despedimentos em algumas empresas. Quem não se lembra daquele modelo de capa transparente, que dava para os putos personalizarem o telefone como quisessem? Ainda este fim de semana, a minha namorada perdeu o telefone, ficou a noite toda à chuva, e de dia lá o encontramos a funcionar. Telemóvel de 20€!

    É pena ver como as grandes marcas do passado se vão afundando.

    • Freaka says:

      +1

      Aplausos.

    • Jorge Frazao says:

      100% de acordo 🙂

    • jorjão says:

      Se a Nokia tem optado pelo Android ainda andaria nas bocas do mundo, mas infelizmente para eles não tomaram essa decisão.

      • Dumitru says:

        jorjao la vem a conversa do costume lol, a Huawei e htc quase que so vendem equipamentos com android e nem por isso estao bem em termos de Mercado!

      • tavares says:

        Jorjão…a Nokia com Android seria apenas mais uma no meio da Samsung,Motorola,Sony,LG,Huawei,Opo e mais uma catrefa de marcas Chinesas e não só! Eu tenho dois Nokias Lumias…precisamente porque não estão equipados com Android!!E,para mim,o smartphone ter lá “escrito” Nokia Lumia ou Microsoft Lumia é igual…o que conta(para mim)é o SO!!

    • Edgar Ferreira says:

      Nokia 3200! Que saudades, tive um e roubaram-mo…
      Discordo da parte em que acusas a Nokia de ter deixado de inovar nos telemóveis. Houve tempos de estagnação ate perceberem que tinham que abandonar o Symbian (e outros derivados mais recentes), mas com a entrada no WP vimos muita inovação. Simplesmente demora a cavalgar a onda que a Samsung levantou.

    • Filipe says:

      Verdade, mas na era das teclas, verdade seja dita, a resistencia era outra. Quando começaram a aparecer os nokia com ecra touch, começou a aparecer uma nokia problematica, de telemoveis bem mais frageis, e se calhar uma nokia de antes, a fazer telemoveis de agora, ou seja 100% touch, maiores, mais finos, provavelmente não teriam a mesma qualidade ou resistencia que a serie N, ou 3310… etc. Nota-se nos raros telemoveis que há de teclas ainda a venda, que esses sao bem resistentes, a quedas, a salpicos, a 1001 coisas, como a ”velha Nokia”.

  2. Nuno says:

    É necessário que quando se fala na Nokia, se fale com conhecimento e não apenas com ideia naquilo que são as notícias e no que estas passam cá para fora.

    Da mesma forma que a Ericsson já não tem uma presença forte na gama dos telemóveis, estas empresas são fundamentais na comunicação diária de milhões de pessoas. Sem a Nokia, muitos dos que criticam a marca não fariam qualquer chamada com o seu iPhone ou Android. Uma breve pesquisa na Internet trará com clareza a ideia de que a Nokia não morreu nem tão pouco espera por 2016 para um renascimento: ela é uma empresa líder de mercado, que continua a vender e suportar a sua engenharia, e assim lucrar milhões.

    São estratégias de uma empresa muito inteligente, que sem dúvida era reconhecida pela qualidade dos seus telefones, mas que começou como uma simples fábrica de papel em 1865, e foi moldando os seus vários negócios conforme a sua evolução.

    Não é a qualidade então que está em causa nesta notícia, é a capacidade de fazer “franchising” ao nome de uma marca “morta” para a maioria das pessoas, e ainda assim lucrar. Sem dúvida, uma empresa muito inteligente.

    • José says:

      Esse tipo de conhecimento já vai um bocado além do básico, as pessoas sabem que o iphone é que está na moda e bla bla bla..agora ter ideia que é a Nokia que trata da implementação e manutenção das redes de operadoras como T-Mobile, Vodafone, Telefónica, Verizon, etc..

    • Luis says:

      Lucrar, disse ele.
      A Nokia entrou em falência.
      Nokia marca sim, não Nokia empresa.
      Mas as marcas, isto é, imagem, nome, conceito e acima de tudo, percepção, ou seja, aquilo que o público em geral pensa da mesma, podem ser o activo mais importante da empresa.
      Por exemplo, a rolls royce ou rolex, são marcas que só por si já dizem tudo sobre os produtos, toda a gente sabe o que significam, mesmo que nunca tenham sequer visto um, nem saibam o nome de um único modelo ou artigo vendido.
      A empresa deixou a marca morrer, a “Share-of-mind” (quota de mente) quer isto dizer a posição da marca relativamente às outras na cabeça dos consumidores estava em queda tremenda. Isto significa, e qualquer pessoa honesta concorda, que a Nokia deixou de ser a primeira, e arrisco-me a dizer que saiu até das três primeiras marcas, que um consumidor normal se lembra quando lhe pedem para dizer o nome de marcas de telemóveis.
      Foi aqui que a Nokia perdeu, assim como muitas outras marcas foram morrendo ao longo dos anos, é tremendamente importante permanecer no topo da quota de mente quando lá se chega, tal como um bom jogador da bola, quando chega a ser reconhecido por ser bom, tem de manter o nível de jogo e continuar a jogar em ligas de importância semelhante, se uma das duas coisas muda, qualidade ou importância da liga, arrisca-se a ser considerado inferior, perdendo valor, importância e notoriedade, até que acaba por ser “esquecido” ou na melhor das hipóteses mantêm a glória do passado apesar de ninguém querer jogar com ele ou vê-lo a jogar.

      • José says:

        Que filosofia tão bonita lol você provávelmente é um dos que usa produtos Nokia sem saber.. e ainda lhe digo mais, a nível técnico (onde se trabalha com clientes que pagam milhões por esses produtos) ninguém quer saber dessas filosofias mas sim de produtos que funcionam e dão garantias..

  3. Ohnoffris says:

    Portanto, a ver se eu percebi: a Nokia passar a “fazer” coisas do género da Google com os Nexus?

  4. Tavares says:

    Quer isto dizer que os administradores vão “prostituir” a marca Nokia…alugando a marca a quem pagar mais.”…Mas a Nokia não pretende entregar a sua marca de forma completamente desregulada e sem controlo…”…o que quer dizer que essas “relações” vão ter de ser com um qualquer “preservativo”!! Não sei ao certo a quantidade de tempo que a Microsoft tem o direito de usufruto da marca nos seus equipamentos,mas agora percebo porque estão a “descartar” a marca nos seus equipamentos…no fim de 2016 já pouca gente se lembra da Nokia no “reino” dos smartphones! Em termos de evolução tecnológica…dois anos é uma eternidade!!

  5. pedro says:

    A Nokia vai copiar o modelo de negocio da Apple … é mais que certo … licenciamentos e subcontratação ….

  6. la_marca says:

    Nokia e Android era a combinação perfeita! Vendia milhões!

    • NewJ says:

      Tens tantas marcas já com Android, muitas já de qualidade, o que a Nokia teria de diferente?
      Por outro lado, Nokias Lumia vendem milhões.. Os equipamentos vão continuar agora com o nome Microsoft Lumia, creio que na mesma linha de produção da Nokia que a Microsoft adquiriu.

    • Dumitru says:

      la vai a mesma conversa de sempre pfff! vendia milhoes secalhar, ninguem sabe, a htc e sony so vendem android e nem por isso estao no bolso de toda gente! ok htc tem algo com windows tambem, mas nunca se empenharam em desenvolver como se deve! ‘e como a Huawei que faz um equipamento nao o divulga e depois diz ahh e talz vamos encerrar o produto pois vende pouco -.- !

    • Rui C says:

      A Nokia ( microsoft ) têm que fazer como a APPLE e ter o seu nicho de seguidores. Tornar o Windows Phone o seu cavalo de batalha muni-lo de ferramentas e meios que o tornem ainda mais apelativo. Ter android e ser igual a um Samsung … não me parece o caminho até porque já vimos onde vai dar no caso da samsung que foi o prejuízo.

    • lmx says:

      Nokia e Meego era a combinação perfeita vendia milhões isso sim…

      o N9 vendeu mais do que o tm que saiu com windows a seguir…o problema é que o ciclope matou o projecto…

  7. joao says:

    Nokia optar por android u mundo cabou cara Lumia e melhor qui aquela porcarias chinesas Samsung huwawe Sony Motorola

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.