Pplware

Nokia apresenta Symbian Belle e três novos smartphones

A Nokia está actualmente numa verdadeira revolução para tentar revitalizar-se e manter-se relevante no mercado móvel. A reestruturação dos cargos de gestão bem como a parceria estabelecida com a Microsoft foram apenas alguns dos passos nesse sentido. Tudo apontava que uma das baixas na nova Nokia seria o Symbian. Contudo, existe por parte da empresa um interesse implícito em querer modernizar o Symbian.

Já este mês foi disponibilizado o Symbian Anna, que se prevê que esteja disponível em Setembro em mercado luso. Agora a empresa finlandesa anuncia o Symbian Belle em 3 novos dispositivos.

Depois da Nokia ter levantado o véu de um possível anúncio na segunda-feira através da disponibilização de um contador, a empresa finlandesa anunciou a versão Belle do Symbian com funcionalidades que modernizam e tornam o veterano sistema muito mais amigável. A nova iteração do Symbian tráz várias novidades que indiciam que a Nokia se inspirou em alguns dos pontos fortes dos seus rivais, especialmente em Android (e claro iPhone).

No Belle existem, à semelhança do Android, vários ecrãs virtuais que estão acessíveis com um simples swype para o lado esquerdo / direito. Por outro lado o novo Symbian permite o redimensionamento de Widgets de modo a mais fácil organizar a informação como a que quer ver no seu home screen. A introdução do suporte NFC no Nexus S despertou o interesse da indústria em utilizar esta tecnologia como standard. O Symbian Belle integra esta inovação de forma totalmente nativa permitindo trocar com um simples gesto entre smartphones compatíveis, imagens, documentos, músicas entre outros ficheiros.

Tal como no Android, o Symbian Belle permite adicionar widgets individuais de controlo, para ligar Bluetooth ou GPS, entre outros. Um dos pontos onde a Nokia faz melhoramentos significativos é na gestão visual de processos. As aplicações são apresentadas em capturas do estado actual das aplicações de modo a ser mais fácil ao utilizador controlar o que se está a passar.

Ao nível mais cosmético, a nova iteração do Symbian renova a imagem dos icons das suas aplicações de modo a os dotar de um aspecto mais colorido, aproveitando elementos introduzidos no MeeGO Harmattan UI. Um pormenor curioso que salta à vista é a barra de estado (status bar) que agora pode ser arrastada de cima para baixo para visualizar notificações (semelhança da notification drawer do Android) .

Mas o Symbian Belle não é visto como apenas uma melhoria a uma plataforma com os dias contados. Pelo menos até a Nokia conseguir tirar frutos da integração do Windows Phone 7 nos seus dispositivos, estão prometidos a comercialização dos seguintes smartphones com o novo Symbian.

Nokia 701

A Nokia promove o 701 como tendo o ecrã mais cristalino do mercado, com 3.5 polegadas de diâmetro, trata-se de um ecrã IPS LCS que possui a tecnologia ClearBlac. O design baseia-se nas linhas elegantes do C7-00, mas conta com um veloz processador de 1GHZ. Ao nível de dimensões mede 117.3 x 56.8 x 11 mm e pesa 131 gramas.

A Nokia garante que consegue uma autonomia que lhe permite 17 horas em conversação e 550 em standby (8.8/504h no caso de 3G ligado). Possui ainda uma câmara frontal para videoconferência e outra traseira de 8 megapixeis com dual-led flash. A tecnologia NFC marca presença, e não terá problemas de armazenamento com 8GB de memória interna expansível por microSD até 32B. O preço previsto deste smartphone desbloqueado será o de 290 euros.

Video Nokia 701:

Nokia 700

A Nokia apresenta este modelo como sendo o smartphone mais pequeno do mercado. Talvez esta afirmação seja subjectiva, contudo é um verdadeiro peso pluma ficando-se pelas 96 gramas e medindo 110 x 50.7 x 9.7mm. À semelhança do 701 possui um capaz processador de 1GHZ e introduz um display de 3.2 polegadas AMOLED.

Este dispositivo conta com uma autonomia aceitável, já que o 700 possibilita 7.4 horas em conversação ou 465 horas em standby. Possui ainda uma câmara traseira de 5 megapixeis com LED Flash, NFC e 2GB de armazenamento interno expansível por intermédio de cartão microSD. O preço previsto deste smartphone desbloqueado é de 270 euros.

Video Nokia 700:

Nokia 600

Este modelo apresenta-se como o mais económico da nova gama com Symbian Belle sendo especialmente direccionado a um público mais jovem, em movimento onde o ouvir música e jogar faz parte do seu quotidiano. O entretenimento será garantido de origem já que este modelo tráz instalado dois títulos bastante populares, Angry Birds e Fruit Ninja.

Apresentado como um “media phone” possui um ecrã de 3.2 polegadas 640×360 pixeis e outros extras comuns como A-GPS, acelerômetro e à semelhança dos novos modelos suporta NFC e utiliza um processador de 1GHZ. Este modelo conta com 111 x 53 x 13mm de dimensão e pesa 100g. Conta ainda uma elevada autonomia de 15 horas em conversação e 550 em standby. O preço previsto deste equipamento desbloqueado será o de 180 euros.

Video Nokia 600:

Embora o nome Symbian aparente seja o dinossauro dos sistemas operativos móveis actuais, a nova encarnação pouco herdou dos seus antepassados. O Belle é mais que uma cara lavada e projecta o Symbian a uma nova dimensão. Está mais optimizado ao toque, tem algumas das funcionalidades que notabilizaram o Android e claro tendo sempre como referência elementos do iPhone. A inclusão da tecnologia NFC demonstra bons indicadores da massificação da tecnologia.

Se este esforço da Nokia será suficiente para dar um novo fôlego a uma plataforma que todos davam com os dias contados, apenas o mercado o dirá.

Pondera adquirir algum destes três novos dispositivos com o Symbian Belle caso venham a estar disponibilizados em Portugal?

 

Exit mobile version