MySpace revela à justiça…
os cibernautas delinquentes sexuais! O MySpace indicou ter aceite revelar à justiça a identidade dos cibernautas que têm um passado de delinquência sexual e que frequentam o site, largamente destinado aos jovens.
A decisão coloca um ponto final ao braço de ferro que opunha a página de relacionamentos sociais e os procuradores gerais de oito Estados norte-americanos, que pediam a identificação dos crimosos que possuíam o seu perfil no sítio da Internet.
Os procuradores gerais fixaram como data limite o dia 29 de Maio, mas o MySpace argumentou que a lei federal e dos Estados não lhe permitia satisfazer o pedido. Contudo, as conversações com os procuradores Richard Blumenthal, do Connecticut, e Roy Cooper, da Carolina do Norte, permitiram encontrar um meio de revelar as informações de forma legal.
De acordo com o conselheiro do grupo News Corporation, que controla a empresa, Mike Angus, a rede social comunicará o que sabe sobre os delinquentes sexuais que utilizam o site, unicamente no âmbito de pesquisas criminais e de processos de liberdade condicional, segundo Mike Angus, conselheiro do grupo News Corporation que controla o MySpace.
Desde o dia 2 de Maio que o MySpace, com 135 milhões de membros em todo o mundo, controla e filtra os seus membros, graças a uma base de dados que consegue identificar os criminosos já conhecidos. O software apaga automaticamente os seus perfis da página, mais frequentada nos EUA.
Fonte: Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano
Graças a Deus que existe bom senso. Apesar de ser muito cioso da minha privacidade, acho que deve existir um minimo de controlo sobre certos “animais” (com as minhas desculpas aos ditos) que usam sites desse tipo para aliciar jovens inocentes e crédulos.
Anda-me a chatear o jornalismo sobre a web/internet que está a aprecer. É mais ou menos assim: eu escrevo, as pessoas não percebem, ficam impressionadas – já tenho um furo.
Lendo o primeiro e o último parágrafo conclui-se o quê ? Do primeiro parágrafo, que não há nada mais simples do que ir à lista dos participantes no MySpace – todos bem identificados como se sabe (nome, morada e fotografia) e identificar os que têm passado de delinquentes sexuais.
No último parágrafo, a coisa é mais sofisticada: há uma base de dados que identifica os criminosos – quando se escreve os criminosos quer dizer todos os criminosos – que são apagados do MySpace. Supõe-se que para sempre e não nos próximos 5 minutos. Conclusão: o MySpace é seguro.
Alguma coisa haverá, que pode ser o controlo do conteúdo de mensagens, mas não me parece que seja o que diz a notícia.