Momentos de 2007
Depois de termos revisto os momentos que marcaram o Mundo no ano passado, uma volta pelos que marcaram Portugal e a nossa Vida colectiva.
Lançamento do novo portal AEIOU em fase beta
Após a aquisição do AEIOU pela Impresa em Novembro de 2006, toda a gente esperava que o portal sofresse alguma alteração, mais tarde ou mais cedo. O lançamento anunciado para dia 15 de Março de 2007 foi antecipado em uma semana, dando a possibilidade ao público de testar o novo portal.
Excelente iniciativa vinda de um grupo empresarial que não estava habituado a estas andanças. A exposição pública de um produto antes do seu lançamento oficial proporciona uma melhor adequação ao mercado e permite uma divulgação com custos muito reduzidos.
PHP Summer School
Apesar da oferta de formação na área do desenvolvimento Web existir no mercado, a sua divulgação não estava a ser bem explorada. O PHP era normalmente visto como uma linguagem de fácil domínio, criando a sensação de que a formação seria desnecessária. O PHP Summer School veio mudar essa visão.
O evento ocorreu em Julho de 2007, apresentando-se como uma formação avançada que proporciona conhecimentos essenciais a quem se quer dedicar ao desenvolvimento Web profissional. A iniciativa foi lançada em conjunto pela DRI e pela Caixa Mágica, tendo ainda os apoios da Zend e do SAPO.
Aquisição do portal netjovens.pt
Quem dizia que em Portugal não era possível desenvolver um projecto Web e vendê-lo por uma quantia interessante não podia estar mais enganado. Jorge Vila Boa, estudante no Instituto Superior Técnico, protagonizou a realização do que muitos apelidam de "sonho americano".
O netjovens.pt, lançado em 2004, foi adquirido pela Impresa em Setembro de 2007 por uma quantia não superior a 1 milhão de euros. Óptimo negócio para o promotor, que viu assim o seu projecto ser integrado numa empresa com maiores potencialidades de atingir o mercado.
Lançamento do Adegga.com
A área de serviços Web dedicados ao consumidor final continua em expansão, atravessando agora segmentos de mercado mais tradicionais, como é o caso do vinho. Portugal tem uma tradição antiga de produção e consumo de vinho, e faria todo o sentido ver um projecto Web dedicado a este tema ser lançado por portugueses.
Adegga.com é um serviço social de partilha de informação e descoberta de novos vinhos. O projecto que começou por ser uma troca de ideias em 2006, passando a emprego a tempo inteiro em 2007, finalmente deu-se a conhecer a todo o mundo em Outubro de 2007.
Caso online.pt
Se para muitos o maior apagão provocado da Web portuguesa não criou problemas, para outros tantos foi o maior pesadelo de sempre. Milhares de sítios Web desaparaceram de um momento para o outro, provocando total indisponibilidade a inúmeros utilizadores.
O incidente, provocado pela FCCN em Outubro de 2007 devido a questões regulamentares, foi rapidamente resolvido pela empresa 100 Limite, que passou a gerir o domínio online.pt desde então. A transição poderia ter sido feita de outra forma, não afectando os milhares de utilizadores de todos os sítios Web debaixo deste domínio.
SAPO Mobile
Enquanto muitos ainda se questionavam sobre o consumo de serviços Web a partir do telemóvel, o SAPO chegou-se à frente e apareceu com um portal completo. Este lançamento, em Novembro de 2007, coincidiu com uma oferta de flat-fee de acesso à Internet por parte de alguns operadores móveis, desmistificando completamente a Web móvel.
O serviço SAPO Mobile tem um interface simplificado oferecendo uma experiência de utilização muito agradável. Já fazia falta ter acesso, a partir do telemóvel, a informações úteis como o trânsito, a meteorologia, ou até mesmo o cartaz de cinema.
SAPO CodeBits
O mundo do desenvolvimento Web costuma estar, do ponto de vista de opinião pública, dissociado dos produtos finais que são disponilizados ao consumidor final. O SAPO, através do evento CodeBits, conseguiu interligar o universo mais geek de quem desenvolve e mantém serviços Web, e o universo mais comercial de quem os vende ou consome.
Este evento aconteceu em Novembro de 2007 tendo excedido todas as expectativas da organização e do público. O SAPO conseguiu, finalmente, trazer a Portugal uma realidade que só se via acontecer noutros países. Foi, sem dúvida, o evento do ano. Houve total partilha de ideias e opiniões e a promessa de mais e melhor em 2008.
Este artigo tem mais de um ano