Microsoft Windows Home Server
Novo Windows para servidores domésticos. Bill Gates apresentou o Windows Home Server, um sistema operativo criado para armazenar e fornecer todo o tipo de ficheiros, incluindo multimédia, aos restantes computadores da rede doméstica. No âmbito do Consumer Electronics Show, que decorre em Las Vegas, EUA, o presidente da Microsof surpreendeu com a pré-apresentação de um novo sistema operativo criado para lidar com os milhares de ficheiros que actualmente são armazenados nos PC domésticos. O Windows Home Server será utilizado em pequenos servidores capazes de não só fornecer e armazenar os ficheiros aos restantes PC de uma rede, como também disponibilizá-los através da Internet. Os utilizadores poderão assim aceder aos seus ficheiros pessoais através de qualquer computador ligado à Internet. Gates garantiu que o sistema será extremamente seguro. Outra das novidades mencionadas é a criação automática de cópias de segurança dos ficheiros armazenados nos PC da rede.
O primeiro servidor deste tipo a chegar ao mercado será uma máquina da HP, cujo preço não foi divulgado. Sabe-se apenas que este sistema terá funcionalidade de redundância de dados para proteger os ficheiros caso um dos discos avarie e que a gestão do espaço em disco será automática. Os utilizadores não terão de se preocupar com a criação e formatação de partições e de unidades RAID. O Windows Home Server fará essa gestão automaticamente.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Na teoria é tudo mto bonito… Veremos na prática 🙂
Cumpz
Que palhaçada…
O que o Bill Gates quer é que existam mais versões Windows do que distribuições Linux…
Ai ai a inveja é um sentimento corrosivo, deixem de criticar o “Mago” só por ele ser o Homem mais rico do mundo e a Microsoft star muito perto da Coca Cola para ser a maior empresa do Mundo. Aplaudam quando ele mereçe esta noticia já tem uns dias e peritos em informática ao mais alto nivel já aplaudiram, por isso quem somos nós para fazer afirmações do genero ” que palhaçada” enfim são opiniões e valem o que valem, já agora por muito bonita que seja a teoria por trás do Linux ainda é uma pequena minoria de utilizadores a comparar com os do Windows, deixem-se de criticar por criticar.
Bem Haja
Carlos
Realmente a maior palhaçada são autênticos comentários de merda gratuitos e sem nexo.
Então a coisa ainda está em fase de apresentação mas atira-se logo abaixo?
Ganhem juízo, pela vossa lógica toda a inovação tinha sido uma “palhaçada” e nem ao ZX Spectrum tínhamos chegado…. isto para aqueles que tennham usado ou pelo menos saibam o que é…
Desculpem o tom mais colérico, há coisas que irritam! É que como o Carlos disse e bem – isto é criticar só por criticar… daassss
Cumprimentos e…. vou tomar um chá de camomila a ver se acalmo 😛
Alguem aqui já parou para pensar o que seria do ramo de internet e afins sem a Microsoft?????
Contra fatos não há argumentos,a Microsoft é lider no seu ramo,e uma das maiores empresas do mundo!
Uns tem seus motivos para criticar o Windows,outros tem motivos para elogiar,e Linux a mesma coisa.
Como disseram os dois Carlos,parem de criticar por criticar,pelo menos procurem saber o que estão dizendo,e deem os motivos pelo qual criticam.
Abraços 😀
contra fatos “de banho” não há argumentos, agora existem muitos factos para virem para aqui escrever muita merda, e em brasileiro…..
parabéns microsoft e viva ao home server, excelente….
Bem já existe para redes o FreeNAS (cerca de 32MB) baseado em BSD e é gratuito e através de FTP dá para ligar pela internet. Não faz é backups automáticos mas à muitas aplicações para fazer isso por ele. Tem igualmente controlo de utilizadores. Já disse que era gratuito?
Esqueci-me de referir que não é preciso um computador muito potente para o correr, o melhor é que nem precisa de rato, teclado nem monitor já que tudo é controlado pelo browser de outro computador.
gosto muito do Windows mas estou com vontade de experimentar Linux…qual a distribuição que devo escolher? qual a distribuição mais indicada para nobbs como eu em Linux? desde ja felicito por este excelente blog!!
Já experimentei n distros e a única que resultou no meu caso foi a que tenho instalada actualmente no meu computador que é o Ubuntu 6.10 que com a ajuda do automatix e de alguns ícones e temas que se podem encontrar em gnome-looks.org fica impecável, felizmente o ubuntu tem uma grande comunidade e encontramos facilmente tutoriais para nos ajudar em quase tudo, muita vez temos que ir à consola mas com os tutoriais basta um simples copiar, colar e enter, para servidor de dados uso um FreeNAS.
boas….
Já utilizei o windows server 2003 e é bastante potente…este windows home server deve conter 1/9 dakilo k o windows server 2003 tem….e duvido k vá ter muito sucesso principalmente se o preço for alto….
ja tinha ouvido falar do FreeNas mas nunca inha experimentado…quando li estes comentários e falavam do FreeNas decidi experimentar entao, e fikei bastante satisfeito…
Gostava de saber se existe algo parecido com o FreeNas mas k também faça de print server e k dê pa ligar periféricos tipo webcam e partilha-los para toda a rede interna e para fora também….
Continuem com o excelente trabalho k têm desenvolvido até agora…
É…também gostaria de saber se é possivel instalar uma impressora USB no FreeNas e conseguir acessá-la através da rede.
Já vi alguns tópicos onde dizem que é possivel, mas achei tudo muito confuso.
Será que alguém sabe realmente como fazer sem muita enrolação?