As relações entre as empresas tecnológicas são muito frágeis e propensas a não se manterem durante muito tempo estáveis. São parcerias estratégicas que são estabelecidas e que assim que deixam de servir os seus propósitos são abandonadas.
A Microsoft é agora a mais recente empresa a decidir levar a tribunal a Samsung, por incumprimento de um acordo de troca de patentes estabelecido em 2010.
O acordo estabelecido em 2010 entre estas duas empresas estabelecia uma partilha de patentes, para que a Samsung pudesse usar o Android sem ter de se preocupar em ser levada a tribunal.
Claro que as contrapartidas estavam presentes, tendo a gigante Sul Coreana de pagar periodicamente à Microsoft uma taxa de utilização dessas patentes.
Mas recentemente a Samsung decidiu deixar de pagar essa verba e utilizar na mesma as patentes, algo que a Microsoft não quer permitir.
O processo que a Microsoft deu entrada em tribunal pretende que a Samsung restabeleça esses pagamentos e que os cumpra para o futuro.
Segundo a Microsoft a razão dessa quebra resulta do sucesso que a Samsung tem tido com as vendas dos seus dispositivos Android, algo que não era esperado quando o contrato foi celebrado.
After becoming the leading player in the worldwide smartphone market, Samsung decided late last year to stop complying with its agreement with Microsoft.
In September 2013, after Microsoft announced it was acquiring the Nokia Devices and Services business, Samsung began using the acquisition as an excuse to breach its contract.
Curiously, Samsung did not ask the court to decide whether the Nokia acquisition invalidated its contract with Microsoft, likely because it knew its position was meritless.
A causa mais lógica para esta quebra do contrato está associada à compra da Nokia pela Microsoft, algo que a Samsung entendeu que iria invalidar o acordo estabelecido.
Para já a intenção da Microsoft é apenas que a Samsung cumpra o acordado e que retome o pagamento, tendo para isso dado entrada em tribunal com uma acção para que a Samsung seja chamada à razão.
Microsoft and Samsung have a long history of collaboration. Microsoft values and respects our partnership with Samsung and expects it to continue. We are simply asking the Court to settle our disagreement, and we are confident the contract will be enforced.
O interesse da Microsoft neste pagamento regular é óbvio, até porque grande parte dos rendimentos da empresa advêm precisamente das royalties que recebe dos fabricantes que usam Android.
Este é apenas mais um processo em que a Samsung se vê envolvida. São já célebres as acções contra a Apple e no sentido inverso. É também mais uma acção que tem por base o Android e a utilização de patentes de outras empresas neste sistema operativo.