Pplware

Microsoft quer controlar Android e por isso financiou a Cyanogen

São conhecidos os planos que a Cyanogen tem para criar uma versão mais aberta e mais independente do Android. Para isso precisa de tirar do caminho a Google e todo o seu ecossistema. Os planos existem, a parte mais complicada é executa-los.

Mas a Cyanogen pode ter conseguido um aliado muito forte e que traz com ele algo que precisa de forma muito grande, o dinheiro.

Segundo informação agora revelada, a Microsoft estará a investir parte do seu dinheiro na Cyanogen.

A informação agora apresentada dá conta do interesse da Microsoft no versão que a Cyanogen está a criar, livre de todas as aplicações Google, retirando assim à gigante das pesquisas o controlo que tem actualmente neste mercado.

O Android, que é na sua essência num projecto Open Source que qualquer fabricante poderia usar, está a ser controlada pela Google que assim impõe a todos estes fabricantes as suas aplicações e o se motor de pesquisa.

O interesse da Microsoft nesta nova versão do Android pode não ser muito lógica, mas pode prender-se com várias razões. A primeira está relacionada com o óbvio interesse e que os desenvolvimentos do Android saia do controlo que a Google exerce.

Em segundo lugar esta poderia ser uma alternativa que a Microsoft poderia ter para fazer crescer a sua presença no mundo dos dispositivos móveis, onde o seu Windows Phone apenas consegue uma escassa presença de 3% face a toda a concorrência.

Os valores adiantados pela Microsoft à Cyanogen devem rondar os 75 milhões de dólares, mas esta seria apenas uma participação minoritária numa muito mais vasta recolha de fundos que a Cyanogen está fazer.

As fintes que revelaram este interesse e esta participação da Microsoft adiantaram que existem outros gigantes da industria presentes, mas não foram adiantados quaisquer outros nomes.

A jogada da Microsoft neste campo é de extrema inteligência. Ao mesmo tempo que procura eliminar ou tirar força a um concorrente directo, consegue também estar presente o que poderá ser o futuro do Android e dai obter os seus dividendos, não apenas relacionados com os lucros monetários.

Há já algum tempo que se falava de um possível interesse de vários gigantes na Cyanogen, mas a verdade é que acabaram por aparecer apenas como financiadores, em vez de a terem comprado.

Exit mobile version