PplWare Mobile

Microsoft prepara actualização Windows na Primavera de 2015

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Jose says:

    Não sei como conseguem dizer que o futuro da Microsoft promete com o que se tem visto.

    A Microsoft enquanto não acordar, vai perder o mercado Desktop num instante.

    Eles não vendem menos copias do Windows 8 e Windows 8.1 por causa de Smartphones, mas sim porque a interface e a ideia deles unificarem o Windows em todas as plataformas deixa os utilizadores com um pé atrás.

    Voltem atrás e olhem para o Windows 7, ou vejam o Linux a ganhar mercado.

    • Xavier Oliveira says:

      Essa conversa faz-me lembrar um canto dos Lusíadas sobre o Velho do Restelo. Essa conversa do Linux é tão velha tão velha… Fiz uma pequena análise do market share linux (desktop apenas) e verifico uma subida de 1,5% para 1,5%… nos últimos três anos. De facto… Microsoft prestem atenção…

      • Martins says:

        LOLLL essa conversa de Linux dos geeks dos computadores é sempre a mesma, mas nem por ser um sistema operativo gratuito, há mais de 15 anos que a cota não sobe nadinha…

        quer queiram fazer crer ou não, Linux (msm os user-friendly ubuntu’s e outros), não é pra todos… continuam a ser difíceis de usar em certos aspectos, e por isso não sobe a cota…

        a vossa conversa daqui a 20 anos é a mesma, e a cota continuará nos 2 %…

      • Jose says:

        Não tem nada a ver com o Linux, nem sequer uso Linux, mas ao contrário de ti, não sou fanboy de nada e sei ver os factos.

        Windows 8 e Windows 8.1 são e sempre serão um fracasso, as vendas e o mercado são o reflexo disso.

        Enquanto a Microsoft não voltar ao Windows 7 e fazer um Windows como deve ser para desktop, podes ter a certeza que o mercado Linux vai crescer, muito devido ao suporte da Valve.

    • Rui Sanches says:

      Instalei o win8, me arrependi, volteu para o meu amigo win7.

    • a google conseguiu juntar os tablets e os telemóveis no mesmo SO… e ouvi muitos a chamar a isso uma missão impossível, mas neste momento… até acho piada meter o meu telemóvel a “achar-se” um tablet e a mostrar num ecrã de 4.5″ o mesmo que era suposto mostrar em ecrãs de 7″. o qeq eu fiz ? mudei uma opção numa app.

  2. rand says:

    “O futuro promete muito para o Windows e a sua uniformização será benéfica para todos.” A ver vamos

  3. Asdrubal says:

    Ainda quero compreender, com um Windows único, como vai a Microsoft resolver a questão em que em smartphones e tablets não faz sentido janelas, e em PC’s não faz sentido a falta delas.

  4. Lodan says:

    Acredito se a plataforma tiver o mesmo “core” que poderá trazer benefícios, desde que não tenham a mesma interface…

    • VP says:

      O Windows Phone 8 e o Windows 8 têm boa parte do core partilhado. Estas noticias são um pouco extrapoladas pois a Microsoft já se encontra a um sistema único desde a saída do Windows Phone 8.

      • Nunes says:

        Tem alguns componentes comuns mas há ainda muita coisa diferente, ao ponto de muitas APIs não serem compatíveis com a versão RT!

        • VP says:

          Dai ser um percurso que será feito ao longo do tempo, onde vai haver erros, saltos e opções mais ou menos acertadas dependendo dos pontos de vista. Agora que o percurso já foi iniciado isso não à duvida. Mesmo no desenvolvimento já existem ferramentas para facilitar o desenvolvimento para várias plataformas (Win8,WP8, entre outras) que irão sendo melhoradas.

        • Jose says:

          Isso é perfeitamente normal, seria como usar gasóleo num carro a gasolina.

          São arquitecturas diferentes.

          • Nunes says:

            Não estou a falar em código “bruto” depender da arquitectura. As APIs existem para criar um nível de abstracção entre as aplicações e o hardware. Podes ter as mesmas APIs em arquitecturas diferentes, permitindo que os programadores reutilizem o seu código para plataformas diferentes!
            Se as APIs são diferentes então não podes falar que o sistema é o mesmo!

          • Jose says:

            As API’s não são muito diferentes entre o Windows 8 e o Windows RT, logo continua sem fazer sentido.

            Não é por acaso que todos os programas que funcionam no Windows RT, funcionam no Windows 8 normal.

            Tem a ver com a arquitectura e nada mais, não podes dizer a aplicações optimizados para o Windows 8, que funcionem no Windows RT.

            Seria como pedir que jogos da PS3 funcionassem no PC nativamente.

          • Nunes says:

            @ Jose
            não sei se percebeste mas a conversa era sobre o Windows Phone vs Windows 8!

  5. João Pereira says:

    Teremos assim um ecossistema mais parecido ao da apple? Com uma melhor integração com todos os aparelhos Windows.

    • Sergio says:

      não… Na Apple o Mac OS, é diferente do OS do tablet e do iphone. O que a Apple tem é facil interação entre os equipamentos deles, mas isso tambem ja acontece no Windows.

      • Nunes says:

        A diferença entre o Mac e o iOS poderá ser menor do que a diferença actual entre o Windows Phone e o Windows 8! Ambos os sistemas da Apple usam o mesmo kernel desde o início e têm alta compatibilidade ao nível de APIs, ao ponto de haver já algumas aplicações nas duas plataformas da Apple com código comum.
        O que a Apple não deverá fazer é “colar” o mesmo interface nos dois sistemas ou ter uma loja única, pois parece claro que a Apple reconhece a diferença entre as plataformas e confusão que tal criaria nas pessoas.

        • Carlos says:

          E isso difere do que a Microsoft tem como?

          Já é perfeitamente possível desenvolver aplicações que funcionam em x86, ARM (no Windows RT) e mudando apenas o XAML do interface, no Windows Phone (que também é ARM…) O VLC, que já está aí ao virar da esquina é um bom exemplo disso.

          Só falta e o Windows Phone ter a API WinRT completa e depois haver só uma loja para todas as versões do Windows. A primeira parte vai ser quando se juntar o Windows Phone com o RT, que deve ser o que é o Threshold. A segunda, sinceramente não sei porque é que ainda não fizeram.

          • Nunes says:

            :S creio que a perspectiva é a inversa, até que ponto é que a estratégia da Microsoft se assemelha ao que a Apple definiu há anos!
            as diferenças são claras, parece-me, e já as disse! Apple não vai usar a mesma interface, quanto muito usará alguns elementos semelhantes!
            E dado que a estratégia da Apple já tem muito mais tempo, será muito mais clara, definida e estável para os programadores – uma única framework, não várias como no Windows, onde quase todas as aplicações importantes estão em frameworks antigas que muito provavelmente nunca irão ter esta compatibilidade!

  6. Mota says:

    O windows 8 já foi claramente um começo, porém dúvido muito que isto seja bem assim, isto vai entrar em conflito com o facto da MS querer lançar um S.O. a cada 2 anos..

    Ou metem pessoal ou os que estão lá trabalham o dobro :p

    cumpz

    • JJ says:

      A ideia de lançar um SO de 2 em 2 anos, não é bem igual ao que antes existia. Esta nova ideia é deixar de haver “service packs” e sempre que forem feitas melhorias ao SO, seja feito o seu lançamento como um novo SO. Algo semelhante ao Android.

  7. Deviam seguir o caminho do Ubuntu. =)

  8. Benchmark do iPhone 5 says:

    O Windows RT “fina-se” ou é criado um híbrido RT+WP ?

    Acho que é disso que se tem vindo a falar – dois SO em vez de três. A unificação é uma notícia muito exagerada 🙂

    • JJ says:

      A ideia de unificação, julgo que será com base na forma de utilização/desenvolvimento transversal a qualquer plataforma.

      Ser algo semelhante ao que existe no mundo dos jogos. Um único jogo, que funciona nas mais diversas plataformas, com as respectivas adaptações para cada plataforma e suas características.

      Nesse sentido, será um SO que se adapta a qualquer plataforma. Se for um PC ele adapta-se a isso, se for um smartphone ele adapta-se a isso.

      Se olharmos para o que já existe com o Win8/WP8 vemos que esta situação não esta assim tão longe. Julgo que no fundo, esta fase será mais a nível do desenvolvimento, unindo os programadores para criarem um único SO, para que existe uma única equipa a desenvolver o Windows no mesmo sentido, independentemente da plataforma.

  9. António says:

    Não chega falar repetidamente sobre determinados assuntos 15 dias antes e 15 dias depois de ocorrerem…agora temos a novidade de nos informarem sobre aquilo que me parecem ser evidências de empresas com fins lucrativos- inovar, melhorar…

  10. S4t says:

    A experiência num smartphone ou tablet será sempre diferente de um portátil ou desktop e criar um sistema operativo igual para a todas as plataformas parece-me ser um erro.

    O melhor seria terem dois OS, um para computadores e outro para telemóveis e tablets.

    • VP says:

      Qual é a diferença entre um table e um portátil?

      • zeca says:

        o portatil poe-se em cima do table e sentamo-nos na cher! ;D;D;D;D;D

      • S4t says:

        Quando disse “portátil” estava a referir-me aos laptops ou notebooks como preferirem.

        • VP says:

          Continuo a perguntar qual é a diferença? Para mim a diferença encontra-se só nos recursos serem mais elevados no portátil. Os componentes base são os mesmos, IO, memória, CPU, … Um sistema operativo não é só a interface do utilizador, o que a maioria das pessoas está aqui a discutir é a UI e não o SO no seu todo. Vejam o Linux, existem várias UI que podem ser “instaladas” sem mexer no core. O que o Microsoft pretende é algo semelhante o core é o mesmo e o que muda é a UI e outros componentes mais especificos.

  11. Asdrubal says:

    Espertos, espertos, seriam se desenvolvessem o Windows baseado em Linux. 😉

  12. Unknown says:

    Uma pergunta parva. Se a Microsoft unificará o seu SO para PC’s e Smartphones, isto significa que vamos poder correr programas antigos (DOS) ou potentes (Photoshop) no telemóvel ou os Pc’s é que vão deixar de ler os programas “tradicionais” e passam somente à programas da ModernUI.

  13. newJ says:

    Windows Phone é top e sempre a evoluir.. Boas notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.