Pplware

Microsoft entra no mundo dos Bitcoins

A Microsoft lançou uma nova plataforma dedicada aos bancos baseada na Blockchain, para registo de transferências de moedas virtuais.

Este projecto baseado na cloud foi desenvolvido em parceria com a empresa norte-americana ConsensYs e irá permitir às instituições financeiras aderir à moeda virtual de uma forma mais simples e barata.

A plataforma funciona como um enorme livro de todas as transacções de Bitcoins a nível mundial onde são verificadas e partilhadas pela rede, não sendo susceptível a fraudes.

Mas este sistema não se limita à moeda virtual Bitcoin. Pode ser utilizada para assegurar e validar as trocas de quaisquer outros dados, tornando-se útil para outras indústrias.

A plataforma estará disponível para bancos e seguradoras que já se encontram a utilizar a tecnologia cloud Azure da Microsoft. Segundo a empresa, as grandes instituições financeiras a nível mundial estão a receber com satisfação esta nova plataforma.

Esta notícia chega numa altura em que os Bitcoins voltam a estar novamente em alta na imprensa com Satoshi Nakamoto, o criador da moeda virtual, de quem ninguém nada sabe, nomeado para Prémio Nobel da Economia.

O responsável pela escolha, Bhagwan Chowdhry, explicou o motivo da decisão: “A invenção da Bitcoin é nada menos do que revolucionária”, acrescenta ainda que “oferece muitas vantagens face às divisas físicas. É segura, baseando-se em códigos criptográficos quase inquebráveis e pode ser transferida de forma segura e quase instantânea de uma pessoa para outra em todo o mundo com acesso à Internet”.

O mundo anda de olho nesta moeda e são acções como as da Microsoft que fazem com que ganhe ainda mais expressão no mundo. Será este o futuro das transacções a nível global?

Via: Reuters

Exit mobile version