Desde que foi lançado que o Surface Pro 3 tem um objectivo específico. Este tablet da Microsoft quer cativar todos os utilizadores dos ultra portáteis e em particular os que são da concorrência directa.
Por muito que se recuse a admitir, o Surface Pro 3 quer ser um concorrente directo do Apple MacBook Air, que está já com uma forte presença no mercado.
A ideia da Microsoft é que este tablet seja uma alternativa e agora está dado mais um passo, com a divulgação de informação para ajudar na migração entre estas duas máquinas.
A aposta da Microsoft no Surface Pro 3 tem sido elevada. Quer que este tablet de eleva do desempenho consiga substituir qualquer computador, em especial os ultra-portáteis que muitos começam a usar.
Um dos seus alvos preferenciais é sem qualquer dúvida o representante da Apple nesta categoria. O MacBook Air é um dos aparelhos que consegue estar ao mesmo nível do Surface, mas sem as características únicas que a Microsoft colocou no seu tablet.
São várias as diferenças que a Microsoft mostra como uma vantagem para os utilizadores do Surface, como o ecrã de toque, a caneta e até o modo tablet.
Mas como seria de esperar, ao pretender ser uma alternativa ao MacBook Air, a Microsoft tratou de disponibilizar informação de como migrar os dados dos utilizadores para o seu tablet e também disponibiliza informação sobre como usar as principais funções do Surface, quando comparadas com a que o Air disponibiliza.
Toda a informação está disponível numa secção do site do Surface Pro 3 e está dividida em 4 áreas distintas. A primeira explica alguns pontos mais básicos do Windows, a segunda apresenta o Surface Pro 3 aos utilizadores do Air, a terceira como migrar os dados entre estas duas máquinas e a quarta fala como ter acesso a algumas das características únicas do ecossistema Apple no Surface Pro 3.
Cada uma destas áreas detalha com grande pormenor os pontos principais e dá informação realmente útil ao utilizador que está a mudar entre estas duas máquinas.
Mesmo para os utilizadores que fazem migrações entre outras plataformas ou máquinas para equipamentos que não o Surface Pro 3 esta informação é útil e pode ser consultada.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft comprara os seus produtos com o que a concorrência oferece, mostrando os pontos onde estes são menos conseguidos e destacando os mais fortes dos seus equipamentos.
Mesmo com filosofias diferentes, o MacBook Air e o Surface Pro 3 conseguem competir directamente num mercado que começa a despontar e a apresentar propostas cada vez mais interessantes, muitas vezes procurando oferecer equipamentos híbridos e que aproveitam o melhor do que os seus lideres mostram como sendo o mais desejado.
A procura da Microsoft em ter uma alternativa ao MacBook Air pode ser compensadora. Muitos utilizadores querem a portabilidade que este sistema oferece, ao mesmo tempo que querem estar dentro do ecossistema que melhor conhecem. São estes os trunfos que o Surface Pro 3 tem para oferecer e que vão ser explorados.