O processo de implementação do 5G em Portugal não tem sido simples. Depois de meses de um leilão para acesso às frequências que insistia em não terminar, os operadores estão finalmente a implementar as suas soluções e a dar aos seus clientes uma prova do que está para chegar.
Com velocidades teóricas prometidas de até 10 Gbps, muitos esperam poder atingir valores perto destes máximos. A verdade é que os primeiros testes e as imposições dos operadores mostram o contrário e ficam bem longe destes valores.
Desde que foi revelado, que os utilizadores esperam por tudo o que o 5G irá trazer. Não tem sido um processo simples a sua implementação no nosso país e até no planeta em geral. Agora que está acessível, os operadores apressam-se a mostrar o que vão oferecer, com ofertas até ao final de janeiro.
500 Mbps de velocidade na NOS
Em termos de velocidade todos parecem estar longe do que esta tecnologia pode oferecer. A NOS está claramente a limitar o acesso à Internet através do 5G, na quase totalidade dos seus pacotes de dados, não sendo possível ultrapassar os 500 Mbps, tal como já foi testado. Existe um pacote específico (Sem Limites Max) onde a NOS garante velocidades até 1Gbps.
Mesmo estando longe do esperado, a verdade é que este operador está a cumprir o que tem definido na sua informação sobre o acesso à Internet. Este documento da NOS define que a velocidade máxima estará limitada a um máximo de 500 Mbps, pouco acima dos 300 Mbps que oferece no 4G.
A Vodafone não vai mais longe
Uma situação pior parece estar na Vodafone. Também aqui a velocidade máxima está longe do esperado e parece estar também limitada no acesso à Internet. A diferença aqui parece ser ainda menor.
Os testes que o Pplware realizou não ultrassaram os 300 Mbps, isto sem qualquer configuração especial e dentro da cidade de Lisboa. O acesso ao 5G é automático e tanto usado a app Speedtest da Ookla como o site fast.com mostraram valores similares.
Também aqui as condições de acesso parecem definidas à priori, com os dados a indicar que o acesso à rede não irá passar dos 300 Mbps. Esta informação está presente nas descrições dos tarifários e não existe nenhuma referência ao 5G ou ao 4G.
A MEO ainda nem tem solução 5G
O caso da MEO é de todos o mais estranho, mas por razões completamente diferentes. A operadora afirma que com “a nova tecnologia 5G será possível atingir velocidades superiores às atualmente disponíveis, prevendo-se que com o lançamento comercial da tecnologia 5G, venha a ser de até 1 Gbp“. No entanto, e até à data, não existe ainda uma proposta concreta.
Este cenário está muito longe do que seria esperado pelos clientes e que a tecnologia suporta. Por agora o 5G está gratuito, com ofertas até 31 de janeiro. Após esse período é provável que as velocidades aumentem, dado que os clientes vão começar a pagar.