Apesar da Portugal ser um país com boas infraestruturas ao nível das redes de dados, há zonas que simplesmente não têm qualquer cobertura.
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) quer mudar o cenário e impôs recentemente à MEO, NOS e Vodafone a cobertura em mais de 588 freguesias com banda larga móvel.
De acordo com a decisão da ANACOM, cada um dos operadores móveis deve cobrir 196 das freguesias listadas, dispondo do prazo de um ano para comunicarem à ANACOM o acordo alcançado na repartição das freguesias entre si.
A renovação das licenças dos operadores móveis por mais 15 anos produzirá efeitos a partir de 2018, dispondo os operadores do prazo de um ano a contar dessa renovação para assegurarem que a totalidade das freguesias estão cobertas com banda larga móvel.
Estas 588 freguesias vêm adicionar-se às 480 freguesias que os operadores móveis ficaram obrigados a cobrir com banda larga móvel na sequência do regulamento do leilão multifaixa no qual licitaram espectro para a 4ª geração móvel (4G). De salientar ainda que a utilização do espectro junto à fronteira não está actualmente condicionada pelas restrições causadas por Espanha e Marrocos.
A listagem completa das 588 freguesias consta de deliberação da ANACOM disponível em: aqui.