Melhorado suporte Flash no Chrome
Foi hoje anunciado pela Google mais uma versão de desenvolvimento do seu browser, o Chrome. Esta nova versão, a 5.0.360.4 em Windows e Mac e a 5.0.360.5 em Linux, apenas traz duas novidades.
As novidades não são muitas, mas são de peso. Uma delas pode criar tendências futuras na forma como os browsers se interligam com aplicações e plugins de terceiros.
A primeira e significativa novidade prende-se com a integração no browser do flash player da Adobe. Passa a estar embebido dispensando a instalação externa.
De acordo com a Google a integração do Flash no Chrome tem várias vantagens, algumas delas óbvias:
- Quando os utilizadores descarregarem o Chrome vão também receber a ultima versão do Adobe Flash Player. Não terão a necessidade de instalar o Flash de forma separada.
- Os utilizadores vão receber automáticamente as actualização relativas ao player de Flash através do mecanismo de actualização automática do Chrome. Isto elimina a necessidade de descarregar em separados as actualizações e reduz o risco de serem utilizadas versões desactualizadas.
- Com a ajuda da Adobe planeamos aumentar a protecção dos utilizadores estendendo a "sandbox" do Chrome a páginas com conteúdo flash.
Esta opção, segundo a Google, irá permitir uma melhor integração dos plugins com os browsers o que resultará em páginas web com conteúdo ainda mais rico e com menores problemas associados a comportamentos menos correctos quer por parte dos browsers quer por parte dos plugins.
Com vista a melhorar toda esta integração a Google, em conjunto com a Adobe, a Mozilla e outros parceiros, está a trabalhar na nova geração da API de plugins para os browsers.
A segunda novidade é, no seguimento do que foi apresentado a semana passada e que era referente ao novo separador de favoritos, a disponibilização de um separador de gestão de plug-ins.
Caso esteja a usar a versão de desenvolvimento e pretendam testar estas novidade do Chrome devem actualizar o browser se depois:
- Adicionar ao comando de arranque do Chrome a flag
--enable-internal-flash
- Aceder ao endereço about:plugins de qualquer separador do Chrome
Caso não esteja e pretenda passar a utilizá-la basta descarregá-la para o seu sistema operativo: Windows, Linux (32bits ou 64bits) ou Mac.
Será esta a resposta da Google a toda a confusão que a Apple tem tido com a Adobe por conta do Flash? Apoiar algo que a Apple diz não pretender ter nos seus browsers traz alguma vantagem à Google? Irão os restantes browsers seguir este caminho?
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa ideia por parte da Google. E não querendo ofender os amantes da Apple: Eu acho que ela faz uma coisa estúpida ao não querer ter o flash player integrado no Safari tal como o Chrome:-(
Quando o flash for fiável e não encravar processos será altura. Coisa que a Adobe não consegue resolver.
Mas como o flash se liquidou a si próprio e já temos o HTML 5….
É chover no molhado.
Ao contrário do que muitos ainda não perceberam, a Apple não é para todos. Não serve para agradar a Gregos e Troianos, virus e trojans! É uma plataforma “algo egoista” que serve para trabalhar como deve ser, sem falhas, sem problemas e para profissionais que não se querem preocupar e perder tempo em reparações… O flash, ao contrário de há alguns anos, é hoje utilizado maioritariamente para banners de publicidade em sites (os programadores tem deixado os sites feitos completamente em flash porque as pessoas ão tinham paciencia de estar à espera que aquilo carregasse) e com o html 5 que e uma plataforma bem mais leve, rápida que vai dar para fazer animações sem o peso estúpido do flash, vai mudar o pensamento a muita gente. O youtube já seguiu o caminho e se começarem a olhar em volta, os sites mais visitados internacionalmente não perdem nada por não se conseguir ver o “flash”! Mudem para o Mac, iPhone, iPad e deixem de perder tempo com esse mundo retrógada de virus, ecrâs azuis e problemas e simplesmente…. divirtam-se!
Para que por Flash integrado no Safari?
Todos sabemos que em MAC o flash é uma merd*
o Flash tá mal optimizado para MAC.
Se fosse só em Mac… O flash em Mac é uma tanga mesmo… mas pior, pior só mesmo em Linux.
Uma das razões porque tive que tirar o Ubuntu do meu Acer Aspire One foi essa… 🙁
Videos no Youtube era quase para esquecer…
Em Windows ainda vai lá com aceleração por Gpu de resto.
Algo deve ter corrido mal na instalação do flash… eu tenho o ubuntu 9.10 a correr no meu acer e até á data não encontrei nenhum problema
Na realidade, foram várias instalações e testes. Infelizmente para além do flash não ser o melhor em Linux, sofro de um mal que ajuda a ser pior, que é ter um disco SSD de gama baixa, ou seja, a velocidade de escrita é baixa e mais implica na performance. Mesmo com formatações Ext2..
Flash precisa mesmo de levar uma revisão para Linux e Mac com urgência…
“Será esta a resposta da Google a toda a confusão que a Apple tem tido com a Adobe por conta do Flash? Apoiar algo que a Apple diz não pretender ter nos seus browsers traz alguma vantagem à Google? Irão os restantes browsers seguir este caminho?”
Não acredito, uma vez que a Google está a apostar forte no HTML5, que já se encontra à meses em fase BETA.
E o Browser mais usado (IE), está a caminho de ter o HTML5, ou seja, ele era o maior atraso do HTML5.
Esta decisão da Google incluir o Flash no Chrome acho mesmo extremamente arriscada, mas mesmo muito e pode comprometer gravemente a qualidade que conhecemos deste browser. Noutro tópico tinha referido que a coisa que mais gostava no Chrome era que, quando o flash tinha os seus “desvaneios” e encravava, o Chorme, ao contrário da maioria dos browsers, não vai abaixo, desliga apenas o Plugin do Flash mas mantem-se activo. Se eles vão integrar no Flash no Chrome… acho que o resultado não vai ser bom… diria mesmo, má jogada da Google, depositar confiança na Adobe, que esta sabe perfeitamente que tem que melhorar e bem o Flash.
Atenção que o comportamento do Chrome face ao flash é o mesmo.
Ele continua a ser um plugin. Passa é a vir no bundle de instalação do browser e a ter actualizações próprias usando o mecanismo de update do Chrome.
O Flash não está “merged” no Chrome. Isso sim era um tiro no pé.
Bom, menos mal então… Desde que não prejudiquem a performance do Chrome, e não façam o “merge”… já é um respirar de alivio…
Mesmo assim acho que os interesses estão relaccionados com o AdSense, como referi mais abaixo no comentário-extra! 😀
É verdade que tens alguma razão. Mas acho que isto é uma jogada da Google para ver se consegue produzir o seu próprio flash. Cada tem as suas ideias;-)
Esqueci acrescentar:
A google só tem interessa no flash por um motivo, se alguém já testou o Youtube em HTML5 ( youtube.com/html5 ) concerteza já reparou que os videos só correm, se estes não tiverem publicidade integrada. Aqueles que têm publicidade integrada no próprio video, ele corre em Flash. Este sim, talvez seja a principal razão que a Google queira manter a chama viva do Flash. Mesmo em videos com HTML5, depois ter o flash integrado a “Flashar-nos” com publicidade constante numa “camada” superior.
Ok se tu o dizes:-)
Já agora uma pergunta para o pessoal do blog. Posso participar no blog (post’s, etc)?
@Pedro,
Claro. Se tiveres algo que queiras publicar podes enviar para análise pelos Admins.
Pedro Pinto
O que ele não referiu e que é importante é o endereço para envio: geral [@] pplware.com
Eu quando tenho algo de interessante envio um Email com o conteúdo e eles são muito prestáveis em tudo.
Quanto a noticia soube ontem quando instalei a versão Dev e fiquei surpreendido devido a Google estar a fazer isso, mas o Youtube é a prova que o HTML5 não é a solução para tudo, alias tem problemas de buffering e tal.
PS. Uma concentração de Pedros 😀 da qual também faço parte XD
Esta foi uma mexida estratégica por parte da Google, já a pensar no Chrome OS e nos Tablets que o vão usar, é para dar cabo do iPad.
O certo é que o Chrome está cada vez melhor, já cheira a Chrome OS, com a sincronização dos favoritos, a tab dos bookmarks, se fixarmos a tab do Gmail por exemplo é mesmo um cheirinho de Chrome OS.
Agora só falta a inclusão “do resto” dos plugins, Silverlight, Java, Quicktime, é muito mais fácil para os utilizadores actualizarem só o Chrome, em vez de ter que actualizar os plugins independentes.
A google está no bom caminho, é isto que se precisa, “simplificação”, seja com HTML5 ou não.
Cumprimentos.
No meu local de trabalho só tenho o IE6 com flash.
Se esta versão do Chrome funcionar com flash integrado, em versão portable, será fantástico.
A uniformização de conteúdos é o caminho. Não faz sentido andarem uns com uma tecnologia e outros com outra ficando o utilizador ao sabor das marés.
Offtopic
Tenho uma questão:
tenho a banda larga tmn com uma pen ZTE, no entanto, agora que montei um pc novo e instalei Win 7 x64, esta deixou de ser reconhecida, e não consigo por a funcionar.
Instalei com modo de compatibilidade win vista service pack 1 e o pc reconhece os drivers, no entanto o programa fica extremamente lento e as configurações de internet sumiram.
Alguém sabe a solução? Muito obrigado pela atenção
O que te posso dizer e que não é a solução perfeita é que podes ignorar o software. Usa as ligações do 7 e podes fazer tudo.
Na minha pen vodafone deixei de usar o software depois de passar para o 7.
Isso ha uma forma simples em kk SO windows.
O unico requisito é teres as drivers instaladas.
Tira o pin do cartao ( mete para nao pedir o pin ) e depois cria uma ligação dial-up.
As definiçoes para ligação dial-up podes ver noutro pc com vista/xp com soft da pen instalado que sao iguais ( pelo menos em maior parte ).
Ja tive assim a rolar um modem cdma da zapp em pcs com xp e vista x32/x64 e nunca deu problemas…
Eu também já tive esse problema se fores ao forum do pplware tens la a resposta !
Acho uma excelente ideia!
Mais tarde ou mais cedo acaba-se por instalar o flash players. Sempre são menos uns clicks que se tem que fazer. Deviam todos de fazer isto.
Off topic. Depois da discução de qual o melhor browser perante os hackers, o primeiro a cair, os que foram ou não experimentados..qual o melhor browser nos dias de hoje?
Tenho tido uns problemas com o Opera. Primeiro, por vezes quando abria o gmail, no fim de carregar a página o Opera caía, Segundo, aconteceu-me ontem, quando carregava páginas PDF, quando as fechava, o Opera bloqueava.
Alguém sabe de alguma coisa?
Teóricamente, não existe nenhum browser 100% seguro.
Há sempre um “buraco” ou outro explorável…e maior parte deles por execução de comandos dados pelo próprio utilizador.
Aparte disso, o Opera é dos melhores browsers, assim com o Chrome, Safari e Firefox. São os que melhor abrem as páginas web em geral, com o Acid3, uns a 100, outros lá perto.
Se ele caia, a carregar páginas PDF, esse problema está mais relaccionado com o Plugin do Adobe Acrobat Reader do que própriamente com o Browser. Experimenta re-instalar o Acrobat Reader.
http://www.adobe.com/reader
Talvez seja é melhor instalar um plugin da concorrência porque já se sabe que a maior parte do que é Adobe dá barraca da grossa.
Eu cá uso o Foxit reader, e nunca tenho problemas.
No Firefox, contudo. No Opera não faço ideia.
Sim isso também é verdade. Foxit Reader é o que uso no meu Netbook precisamente pela leveza do mesmo, comparado ao do da Adobe que para além de “glutão” de recursos, não é lá muito estável.
Obrigado pela sugestão.
Pena o desempenho flash no ubuntu continuar a ser uma valente bosta. Basta uma página ter contiudos flash que o processador dispara imediatamente…
Alguém me podia dizer como se adiciona a flag –enable-internal-flash ao arranque do G.C. no mac os?
Já agora como adicionar a flag tb em linux (ubunbtu) que não encontro nada na net…
bem… o que tinha de bom… o que o tornava mais seguro “MENOS VULNERÁVEL”…
agora com o flash integrado…. já era.
Nunca gostei de flash, nem acho piada, a tal.
É algo realmente, desnecessário.. para não dizer que maior parte dos “exploits” são derivados ao flash.
ao tentarem melhorar.. já pioraram… Chrome já me começa a desiludir.. :S
O que está bom, acabam por estragar, o que está estragado, possivelmente já foi bom.
Peace and Love
_D
É usar o Firefoxzinho que esse é santo e sabido. Não há melhor. Pode ser marginalmente mais lento, mas é melhor em tudo o resto, e para notar milisegundos de diferença só uma máquina, portanto…
Firefox, Firefox, e não há desilusões.
Isto merece um aplauso!
Estes “génios” não param! A Sandbox do Google Chrome foi indicada como a “medida” que fez com que o Chrome não fosse “hackeado” naquele evento… se o Flash agora está abrangido pela mesma… muitos dos problemas relacionados com “ele” serão minimizados… é ou não é uma excelente ideia?!
Eu quero ver como é que vai ser para fazer o plugin open source… Ou vão ter que mudar o EULA outra vez, ou então vão deixar de ser open source…
Lá se vai o Chrome pelo cano roto abaixo!
Para mim é uma optima medida, mas penso que será curta. Toda a gente sabe que a google aposta no html5, e quando for viavel ver-se livre do flash irá fazer-lo. No entanto tambem dou valor à apple, pode ser que a medida tomada por eles acelere o processo de uma vez por todas acabar com o flash.
Sou utilizador de linux e o flash aqui é uma porcaria (apesar de ja estar bastante melhor!!!)
cumprimentos
O flash é uma porcaria enorme em linux, é uma das razoes por ainda não ter migrado de vez para linux, nao consigo andar a navegar na net sem sentir o computador a derreter á conta do flash.
@ Pedro Simões
Na explicação de como adiciomar a flag do flash e passo a citar: “Adicionar flag –enable-internal-flash ao comando de arranque do Chrome.”, não falta um hífen antes ? Assim : “-–enable-internal-flash”
Cumps…
Sim, e estava lá isso no artigo. No entanto o WordPress tem manias próprias e coloca o que se via.
No entanto eu já lhe dei a volta e agora está correcto.
Obrigado, João
e como se adiciona a flag? não o sei fazer
vais as propriedades do ícone e adicionas “-–enable-internal-flash” na caixa que diz destino, que te deve aparecer assim: “C:\Documents and Settings\joao\Definições locais\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” e ficará assim : “C:\Documents and Settings\joao\Definições locais\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” –enable-internal-flash