McAfee deixou de disponibilizar o seu código para avaliação
A análise do software das empresas de segurança por parte dos governos e outras agências de segurança começou a ser um requisito obrigatório em muitos países. Desta forma, segundo essas entidades, pode ser garantido que não existem processos segredos que roubam dados.
Se muitos começam agora a trilhar esse caminho, a McAfee resolveu dar um passo atrás e interromper esse processo. De agora em diante, o código dos produtos da McAfee deixa de estar disponível para análise e avaliação.
Esta tomada de posição surge apenas agora que a McAfee se libertou da Intel e é, novamente, uma empresa própria e dedicada apenas a criar soluções de segurança.
A ideia da empresa é que o seu código deixe de ser avaliado por governos e outras agências, garantindo que as suas falhas continuam longe de olhares interessados e aumentando a proteção destes mesmos produtos e evitando que possam ser contornados.
Na verdade, apesar de apenas agora ter sido confirmado pela McAfee, esta mudança aconteceu no início deste mês. Não ficou clara a razão pela qual não foi anunciado mais cedo.
Segundo informações da própria McAfee, o fim da partilha do código vai garantir que tem uma vantagem sobre a concorrência e ao mesmo tempo garante a privacidade dos seus utilizadores.
A decisão da McAfee vai contra o que tem estado a ser praticado no passado recente. Cada vez mais está a ser exigido o código para avaliação por partes dos países, e dos quais a Rússia é um exemplo claro, procurando por elementos que possam estar a roubar informação ou segredos.
Resta agora saber da posição dessas agências e dos governos a esta decisão. Segundo o que vimos com outras aplicações similares, é a análise que dá essa vantagem competitiva pois permite garantia de código sem problemas de segurança graves ou outros.
Este artigo tem mais de um ano
É uma boa decisão, de qualquer forma está na altura de enterrar a McAfee de vez, e isto vai dar a confiança a estados e grandes empresas que de facto pagam para verificar os códigos fonte, para fazer esse enterro à McAfee.