McAf.ee – Um serviço seguro de encurtamento de URL’s
A partilha de endereços de páginas web foi simplificada com o aparecimento de serviços que permitem encurtar e tornar mais simples a memorização desses endereços. Tipicamente esses serviços geram os endereços com base em domínios curtos e de fácil memorização, associados a um código alfanumérico para identificar junto do serviço qual a página que pretendemos aceder.
No entanto este tipo de endereços tem um problema. Quando nos passam um endereço desse tipo não sabemos qual o endereço real para onde vamos ser encaminhados. Tanto pode ser uma página legitima como uma página com conteúdos impróprios.
Tendo por base este problema a Mcafee resolveu apresentar o seu serviço de encurtamento de endereços, mas adicionou-lhe uma camada adicional de segurança, área onde têm muita experiência e serviços.
Este novo serviço, ainda em beta, permite que encurtem os vossos links para que posteriormente os possam partilhar. No entanto, sempre que acederem a esses links é apresentado no topo uma frame que vos indica o grau de perigosidade desse site. Este grau de segurança de acesso é fornecido pelo serviço Global Threat Intelligence da McAfee.
A sua utilização, à semelhança de muitos outros serviços do género, é bastante simples. Basta que acedam à página do serviço e na caixa de texto disponibilizada coloquem o endereço que pretendem "encurtar", seguido de um clique no botão Shorten.
A página que vos é apresentada de seguida contem já o link que podem usar para partilha.
Quando alguém acede ao endereço que partilhara, contrariamente ao que é normal nos outros serviços, é apresentada uma página composta por duas zonas. Uma superior que vos indica se o site em causa é considerado fidedigno pela Macafee e outra que vos apresenta a página que foi partilhada.
Caso o site seja não seja considerado fidedigno então é apresentado um sinal de alarme na frame superior e a página não é carregada.
Se pretenderem, podem indicar a este serviço que não querem que a frame de topo seja apresentada em sites que não apresentem alertas
Finalmente foi apresentado um serviço que permite ter um elevado grau de segurança e que nos impede de avançarmos às cegas e sem qualquer grau de confiança para links de serviços de encurtadores de endereços.
A Mcafee consegue assim aliar os seus serviços de segurança com um serviço cada vez mais em voga. Nós, os utilizadores deste tipo de serviços, só temos a ganhar com ele pois fornece uma camada adicional de segurança.
Homepage: McAf.ee
Este artigo tem mais de um ano
Tentei aceder a um url encurtado de http://WEB.MAIL.SAPO.PT/ (http://mcaf.ee/ef81a) e aparece-me o visto com fundo verde, mas a página não é carregada…
Confirmo esse problema, mas deixo aqui a solução.
Escolhes nessa página a opção “Remove frame” e a página abre correctamente.
Tens ainda outra hipótese segura. Na página de geração de links escolhes a opção “change me” junto a “Not Bypassing Frames on Green”. Passas a ter “Bypassing Frames on Green” e ele deixa de te mostrar a frame com a indicação de segurança nos casos em que é fidedigno.
Penso que esse problema está relacionado com a forma como a página do Webmail está construída.
Já agora, Pedro, relembro um outro “problema”… ( http://mcaf.ee/a92e1 )
looool
:O
Porque é que isso está assim?
É o juntar de dois mundos, os links «encurtados» e a verificação de sites seguros, embora esta verificação seja pela McAfee onde conheço alguns sites Portugueses que com muita dificuldade passaram a fidedignos, ou seja, o serviço dá muitos sites como maus, erradamente….
Comentário interessante por parte do DownloadSquad:
“I don’t know about you, but if I was McAfee, I’d be more concerned about making sure my next definition update didn’t brick corporate computers. Or maybe I’d work a little harder to ensure my security suite actually gets certified by AV-Test — you know, like Webroot managed to do.”
Mais uma vez, há uma alternativa PORTUGUESA a esse serviço: http://puny.sapo.pt. Também dá para ver o endereço real escondido no endereço encurtado.
Eu quando quero saber ou tenho dúvidas utilizo este serviço para saber qual o endereço que está por de trás.
http://www.longurlplease.com/
Eu prefiro este: longurl.org/