Lisbon Mini Maker Faire – Entrevista a Celso Martinho
A Lisbon Mini Maker Faire não podia ter corrido melhor. Foram 3 dias em que os Makers mostraram os seus projectos a todo o público que esteve presente.
As ideias e os projectos que estiveram presentes espelham bem tudo o que se vai fazendo no nosso país, sempre com um olho no futuro e com os horizontes alargados.
Em jeito de resumo e para podermos avaliar o que o Sapo, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e toda a equipa que lá esteve conseguiram realizar nestes três dias de festa, estivemos à conversa com Celso Martinho, o mentor do Lisbon Mini Maker Faire.
O Pplware este presente nos 3 dias do Lisbon Mini Maker Faire, um evento co-organizado pelo Sapo, Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, e CML.
Durante esse tempo teve a oportunidade de visitar todos os stands dos Makers presentes e perceber que esta comunidade tem muito para mostrar ao mundo e a todos os que se interessam por esta área.
Foram 3 dias intensos e onde se pôde ver excelentes trabalhos destes cientistas "amadores" e que criam as suas máquinas de forma muito personalizada e sempre sem grandes suportes ou apoios.
Com uma organização excelente e sempre presente para apoiar os Makers e o público, tudo estava reunido para que o sucesso que a Lisbon Mini Maker Faire teve fosse o espelho do que realmente se viu.
O Pplware teve a oportunidade de falar com o Celso Martinho e ouvir o que ele tinha para dizer sobre a Lisbon Mini Maker Faire, sobre este novo movimento de Makers e também sobre o futuro deste novo evento que tem a marca Sapo.
Se este ano não tiveram oportunidade de estar presentes preparem-se que para o próximo ano o Lisbon Maker Faire voltará. Renovado e com novas ideias e com muitos mais Makers.
Este foi um evento de sucesso e com uma adesão de público fantástica. O Sapo não poderia ter tido uma estreia de um evento com melhor receptividade.
Todas as expectativas, quer de público ou dos participantes, foram ultrapassadas e se provavelmente se tivesse uma duração maior ainda maior teria sido o número de visitantes.
Estiveram na Lisbon Mini Maker Faire? O que acharam deste evento?
NOTA: Este artigo foi corrigido para incluir o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva como entidade co-organizadora e que participou activamente Lisbon Mini Maker Faire.
Artigos relacionados:
- Lisbon Mini Maker Faire – Já começou!
- Pplware mostra o que se faz na Maker Faire
- Lisbon Mini Maker Faire – O último dia já está a decorrer!
- SmartGate Project – A caixa mágica que cria smart things
- Pietro Proserpio – Conheça os seus objectos cinemáticos
- BITalino – O kit de desenvolvimento low cost português
- Pplware entrevista Hugo Pereira, criador do detector de cores
- Entrevista Pplware a Mário Ribeiro da QKthings
- ZPUino – All free, all open, all yours
Este artigo tem mais de um ano
estive presente, com uma banca de projeto mais discreta do que as dos espantosos projetos que deslumbraram os participantes e visitantes (o “maker” na minha área não era eu, são os alunos, crianças, que ao longo de vários anos têm aprendido a criar em 3D para incentivar a criatividade digital e o espírito maker de quem tem ideias e não tem medo de as executar). foi uma oportunidade única, que permitiu não só o divulgar o projecto mas, mais importante, estabelecer contactos com outros projectos e makers com os quais é possível estabeler pontes e explorar as novas ideias que surgiram com esta partilha. isto, e o contacto permanente e intenso com o público, que ficou surpreendido. encontrar, partilhar, descobrir, aprender: três dias intensos, cansativos mas muito, muito recompensadores. a ideia foi excelente, a organização dinâmica, fantástica e sempre disponível, e o evento… de tirar o fôlego. quando no domingo se via a fila para entrar sentiu-se o quanto isto desperta a curiosiade de todos.