Lisboa: Regras para a circulação e estacionamento de trotinetes elétricas
A mobilidade elétrica não é apenas ao nível dos carros elétricos. Este "novo" segmento está a crescer em várias áreas que vão desde os carros, aos barcos, às motos, às bicicletas e até, à nova moda, às trotinetes.
Com a quantidade de trotinetes a circular em Lisboa, a Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou esta terça-feira uma recomendação do CDS-PP para a criação de regras e boas práticas para as trotinetes elétricas na cidade.
Quem vive ou visita Lisboa percebe que a cidade está diferente, em vários aspetos. Ao nível dos transportes, além dos veículos tradicionais e dos Tuk Tuk, são muitas as pessoas que circulam de bicicleta e até de trotinete. Tendo em conta a quantidade de trotinetes elétricas que circulam na cidade, o CDS-PP propôs esta terça-feira a existência de regras e boas práticas para a circulação deste tipo de veículos.
Os dois primeiros pontos do documento foram aprovados por unanimidade, enquanto o terceiro foi aprovado com a abstenção de um deputado independente.
Segundo o jornal Publico, os eleitos do CDS-PP na AML querem que a Câmara de Lisboa "intervenha, através da Polícia Municipal, para ações de sensibilização e fiscalização sobre infrações e cumprimento das regras e legislação vigente", já que, segundo a recomendação, "diversos relatos por toda a cidade descrevem que o estacionamento desordenado dos veículos causa perturbações na mobilidade dos peões, em especial cidadãos com dificuldades de visão ou com limitações físicas".
De acordo com Miguel Gaspar do PS, em mais de 120 mil viagens realizadas nas trotinetes da empresa Lime apenas foram reportados dois acidentes.
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Reparo que quem as utiliza, quando não precisa, as deixa em qualquer lado, sem querer saber se vão estorvar a alguém!
Com esta falta de civismo, isto precisa é de sanções!
O problema é apanhar essa gente.
A maioria das pessoas não veem quem estaciona mal… mas aparecem mal estacionadas.
As trotinetes têm um número único e gps. A responsabilidade é da empresa que disponibiliza o serviço. Depois de sancionada, deve fazer o que entender ao utilizador da trotinete em questão. Mas isso tem que fazer parte do acordo de utilização da empresa com o utilizador.
simples
A coisa não é assim tão simples. Uma trotinete é algo muito facil de movel e portanto é complicado imputar a culpa ao ultimo utilizador e será a palavra do utilizador contra a da plataforma. Duvido que alguém assuma responsabilidade se não houver provas de tal.
Isso será um problema da plataforma. Este caso seria de certa forma semelhante ao de um rent-a-car e uma multa de trânsito.
No caso destas e-scooter alugadas a Lime no final do serviço tens de tirar uma foto onde deixaste a e-scooter e fazer upload na aplicação. A empresa pode começar a bloquear o serviço a quem não cumpre.
E o que é foi aprovado ao certo? Era útil dizerem ou pelo menos referenciarem o documento.
Pois dizerem que aprovaram algo mas não dizem o quê não é grande informação
Não estarás a ser muito exigente?
Lisboa precisa é que os carros deixem de estacionar em cima do passeio, obrigando os peões a andar no meio da estrada. Precisa que a polícia fiscalize o excesso de velocidade e o uso do telemóvel ao volante, que são a causa directa de graves acidentes, alguns deles mortais.
E sobretudo melhorar os transprotes publicos.
….transportes públicos dentro das cidades vão ser ultrapassados pelas Scooters, bicicletas e trotinetes elétricas, dentro de pouco tempo
Em parte sim, mas não na totalidade. E mesmo assim, mesmo tendo essas alternativas, é necessário e essencial investir em transportes publicos.
+1
Pois estou a ver a minha mãe, avô, tia a deslocar-se de torto este ou bicicleta dentro de Lisboa.
Transportes públicos e táxis não faltam. E são bem mais baratos que ter e manter um carro.
Acho que os peões também precisam aprender algumas coisas, passar apenas nas passadeiras, respeitar sinalização, etc..
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Um dia destes vemos os taxis a protestar contra as Trotinetes..
Vai ver o preço de alugar uma trotinete da Lime, é mesmo para uso turístico. Andei nume que por 58min paguei 8-9€
A conclusão é: os portugueses têm tanta de civismo assim como os políticos (centrais e autarcas) passam 4 anos remunerados entre cafés e restaurantes e quando terminam acabam na direção de empresas grandes.
Se a polícia e câmaras na cidade autoassem quem estaciona em locais indevidos e as câmaras melhorassem os passeios para as pessoas levarem os patins e bicicletas elétricas, talvez tivéssemos menos confusão e gastos. Uma pena também os mais velhos serem muito requintados e querem andar só de carro…
E ordenar a circulação das bicicletas, as quais circulam pelos passeios no meio dos peões.
Mas já foram feitas leias para isso, as bicicletas tem obrigação de andar na estrada.
e ainda falta os capacetes
A lime não disponibiliza capacete, mas quando vais iniciar o aluguer na aplicação avisam que é obrigatório o uso de capacete mas terás de ser tu a trazer, isentam-se de responsabilidade.
Não é obrigatório mas sim recomendado. Como para as bicicletas no código da estrada.
Já agora as regras são iguais para as bicicletas e todos os velocípedes com motor auxiliar que não ultrapassem os 250w de potência e velocidade máxima de 25kmh.
…e ver as trotinetes no meio das principais avenidas, sem iluminação, com o artista entre autocarros, sem qualquer capacete e/ou outro tipo de proteção…
Como noutras cidades, as trotinetes vieram, para …desaparecerem. Moda agora, depois, não há regra que se imponha ao portuguesinho típico.
Se te referes noutras cidades europeias estás bem enganado, a tendência é mesmo bicicletas e trotinetes eléctricas pelo caminho de bicicletas, obrigatório. Se em Portugal não funcionará porque o tuga usa mal, porque o tuga polícia não autua e faz o mesmo e porque as autarquias não fazem os caminhos… então isso é outra conversa
Outras cidades? Portuguesas, Costuma viajar para fora de Portugal? Vocês são uns profetas, atiram essas cenas a ver se acertam e depois podem vir dizer, “eu não disse, sou um sabichão more”
Por exemplo em Barcelona nem falo do aluguer de e-scooter(trotinete), falo mesmo que vê centenas de residentes a deslocaram-se na sua própria e-scooter.
neste país nunca ninguém está bem e tudo sempre incomoda, todos os que têm opiniões diferentes da nossa são burros, não conseguem argumentar sem imediatamente ofender o “opositor” e ninguém tem o mínimo interesse em se entender ou compreender os vários pontos de vista mesmo que não concordem com eles, o problema não é só o governo lambão e corrupto, o povo tem mea culpa porque é mais importante provar que esta certo e os outros errados do que resolver alguma coisa.
Imagino que os barceloneses que têm essas tais de e-scooters não as deixem no meio da rua, mas as levem para casa, não?
Para grandes males, grandes remédios! Se as trotinetas estão estacionadas onde incomodam a circulação de peões e automóveis, com riscos acrescidos para pessoas com dificuldades de mobilidade e carrinhos de bebés, faça-se-lhes o que a EMEL faz aos veículos mal estacionados: levem-se para um depósito! É que se tal não acontecer, já imagino uma série de caixotes do lixo cheios delas, obra de peões irritados! Creio que as empresas exploradoras pensariam rapidamente em meios de controlar os estacionamentos! Quanto à circulação desordenada (sem capacetes, com mais de uma pessoa, no meio da rua, em velocidade excessiva, etc.), dê-se o poder que foi retirado às polícias pelos fiscais ao serviço da EMEL!
Hoje vi uma trotinete no leito do Tejo na zona da Expo. A quem poderá ser atribuída a responsabilidade? Penso q a ninguém.
Tb vi uma série de bicicletas com os stops partidos, mas estas estavam estacionadas num ponto de levantamento !!!