LessChrome HD – O minimalismo também chegou ao Firefox
Está em curso uma verdadeira revolução no mundo dos browsers. A cada semana são trazidas a público novas versões dos principais browsers que estão no mercado. Para além das novas versões que são disponibilizadas, surgem ainda experiências que prometem revolucionar a forma como interagimos com os browsers.
Ainda no final da semana passada vos apresentámos a concretização de uma ideia que a Google tinha preconizado para os browsers. A eliminação da barra de endereço era uma ideia e começou a tomar forma. A Mozilla não quis ficar atrás e apresentou agora também uma experiência que leva o seu Firefox a seguir o mesmo caminho. É para isso que servirá a extensão LessChrome HD.
O conceito que a Mozilla seguiu com o LessChrome HD é identico ao que a Google implementou. A eliminação da barra de endereço permite-nos ganhar espaço útil no nosso computador e assim conseguirmos fazer um melhor uso do espaço que o browser nos oferece.
Esta extensão que hoje apresentamos, foi resultado de uma experiência que a Mozilla levou a cabo, a Home Dash, que pretendia mostrar um browser orientado para a navegação e não para a pesquisa de conteúdos. Da análise da aceitação que foi feita detectou-se que os utilizadores privilegiavam acima de tudo a minimização do espaço ocupado pelos diferentes menus do browser e a maximização do espaço para as páginas e os seus conteúdos.
A utilização do LessChrome HD é extremamente simples. Depois de instalarem a extensão ela fica imediatamente activa. Ao contrário do que acontecia nas versões do Firefox anteriores à 4, deixamos de ter de reiniciar o browser.
A partir dessa altura, sempre que abrirem um novo separador a barra de endereço será mostrada, mas ao terminar o carregamento da página esta desaparece e a ficam apenas com os separadores disponíveis.
Naturalmente que sempre que voltem a um separador que tenham aberto antes, a barra de endereço é mostrada para que se possam contextualizar e entender a que endereço estão a aceder. Da mesma forma, sempre que aproximarem o vosso rato do separador que estão actualmente a usar, a barra de endereço ser apresentada.
O vídeo abaixo mostra a forma simples de funcionamento do LessChrome HD e as ideias que estão associadas à sua implementação.
À semelhança do que foi já apresentado para o Chrome, a extensão LessChrome HD dá ao Firefox uma maior área útil de utilização do browser. Vão poder aproveitar mais uns pixeis nos netbooks PC's com ecrãs mais pequenos. Para quem tem ecrãs maiores, o LessChrome HD permite terem uma interface mais polida e simplista.
O caminho dos browsers está a ser traçado de forma firme. Estão a ser ouvidos os utilizadores e as suas ideias estão lentamente a ser passadas à prática.
Estas pequenas alterações passaram a serem definitivas e a estar embebidas nos browsers dentro de pouco tempo, pelo que devemos adaptar-se a elas e entender a sua utilidade.
Artigos Relacionados:
Download: Prospector LessChrome HD
Homepage: Prospector LessChrome HD
Este artigo tem mais de um ano
Nada que a tecla F11 não resolva 😉
Não percebo porque insistem no F11. Fullscreen é diferente de maximizar o espaço útil.
Concordo!
Gostei muito da idéia e notei que o Firefox ficou semelhante ao Ie9.
Espero que as próximas versões venham com o melhoramento dessa interface como default.
os links no fim estão a direccionar para o browser da google..
* esta c/ o nome do topico do browser da google e está a direccionar para o da mozzila
Consegues ser mais explicito?
Estive a testar os links e parecem-me bem. Mas eu posso estar a ver mal as coisas.
O artigo relacionado manda para o artigo do Chrome, o que é intencional.
O link de download e da homepage manda para a Mozilla.
isto sem o botão de editar para os comentarios é lixado..
na hiperligação de download diz lessChrome HD
e na home page também e quando clicamos somos redireccionados para o site correcto. Mas a mim parece que o nome “lesschrome” não seja o correcto penso que deveriam especificar adicionando “Mozilla Labs: Prospector – LessChrome HD”
pois só o one “lesschrome HD” induz os mais desatentos a pensarem que a app/extensão é para o chrome e não para o firefox.
Compreendo perfeitamente a tua posição, mas o nome da extensão é apenas LessChromeHD.
Prospector é outra coisa muito mais abrangente:
“Prospector is a series of experiments from Mozilla Labs focused on analyzing, experimenting and prototyping improvements on how you search and discover content with Firefox. We’re focusing on three main areas: websites you have visited, tabs you are currently viewing, and pages you haven’t visited yet.”
Alterei os links de qualquer modo para que não existam confusões.
thanks 🙂
Desde que o visual clássico se mantenha como opção fácil de configurar tudo bem!…
Está brutal 5*
isto dá jeito é para ecrãs com resoluções pequenas, p. exemplo netbooks de 10pol.
Gostei mais do que a solução do Chrome. Tenho a extensão do top sites e sempre que abro um separador ao ir-me para a pagina do top sites não me abre a barra de endereços. Mas o bug é do top sites que não é um página “normal”
Cada vez melhor… exactamente algo que andava a pensar instalar, mas tinha preguiça de procurar 🙂
Tinha pensado nisso ainda quando o Firefox estava na versão 3.5. Cheguei a enviar algumas imagens de exemplo para a Mozilla mas nunca obtive resposta.
Ainda tenho algumas idéias.. mas acho que não vale apena perder meu tempo. 😛
Sem barra de endereços tudo bem, mas jamais vou sair navegando por ai, sem mostrar na status bar em que link que estou clicando…. fala sério. até hoje uso a versao 3.6.17 do firefox, por causa disto (sem barra de status) e o outro motivo é que os plugins ainda não são compatíveis, outro erro fatal cometido…..
Mas a barra de status existe no FF4, só tens de a mostrar. View->Toolbars->Add-on Bar
Acho que o facto de não existir uma barra de endereços sempre visível pode potenciar ataques que Phishing. A malta não técnica não vai nunca olhar para a barra se esta estiver escondida.
só agora é que reparei neste post D:
eu uso o chrome para tudo mas tenho de marrar com o IE e o FF para desing…e já andava numa de maximizar o espaço sem estar a meter fullscreen mode… após a minha mania de remover a barra de endereços e simplesmente começar a trabalhar com os atalhos passou a ser normal não ter a barra de endereços…viva o habito…still…chrome para tudo, seja tudo páginas normais xD e ai dá sempre jeito ver algumas coisas nos urls :p
and btw…essa do lessChrome é uma falha meia agressiva :s
experimentem levar com um popup (que passe até os blockers) e que o raio do X fique mesmo no topo da página…quero ver o pessoal a ir lá com o rato e a barra meter-se à frente xD