Depois de ter assumido ciclos de desenvolvimentos rápidos, a Mozilla tem disponibilizado para os utilizadores do seu browser versões novas com elevada frequência.
Depois de ainda ter sido lançada em meados de Dezembro do ano passado a versão 9 do Firefox, eis que está já disponível para todos a mais recente versão, a 10.
O desenvolvimento do Firefox está a seguir o rumo do que foi traçado e as novas versões estão a ser disponibilizadas ao ritmo definido. Os programadores estão a centrar-se na melhoria do funcionamento geral deste browser e esta nova versão não foi diferente.
As novidades que a versão 10 do Firefox traz pretendem melhorar ainda mais este browser. Esta versão traz algumas alterações de peso que vão tornar o Firefox ainda mais simples de usar e com uma melhor integração com o que os utilizadores pretendem.
As alterações na interface são já visíveis, se bem que apenas ao olho do utilizador mais atento. O botão para avançar no histórico apenas se torna visível quando os utilizadores recuarem no histórico.
Uma das maiores alterações e que será do agrado de todos os que usam as extensões do Firefox é a uniformizações das extensões para as novas versões. Todas as extensões passam a ser compatíveis com as versões mais recentes do Firefox, acabando assim com o problema recorrente das actualizações do browser e o seu impacto nas extensões.
Foram ainda introduzidas melhorias a nível do CSS3 com a introdução dos 3D-Transforms, que passam a ser suportados. Foi ainda introduzida o Anti-Aliasing para o WebGL. Esta melhoria vai ter impacto na utilização do Firefox em páginas com conteúdos multimédia mais exigentes.
A nível do HTML5 foram introduzidas novidades. O suporte para <bdi>, quer permite o isolamento de texto bidireccional e as propriedades CSS associadas. Passa a existir ainda suporte para API’s de ecrã inteiro, que vão permitir o desenvolvimento de aplicações web que usam a totalidade do ecrã.
No geral as melhorias abrangeram ainda algumas das novas linguagens da Internet, tais com o HTML5, o MathML e o CSS3, o que permitirá colocar o Firefox entre os browser mais actuais e com as funcionalidades mais recentes.
Claro que para além das novas funções que foram enumeradas acima, esta versão do Firefox tratou de corrigir problemas e bugs que as versões anteriores apresentaram. É com este constante trabalho de melhoria que este browser continua a ter uma presença muito forte entre os internautas.
Tal como prometido esta seria a versão que daria inicio à versão ESR (Extended Support Release), a versão para empresas que terá um desenvolvimento paralelo e que terá apenas actualizações de segurança e números de versão a manter-se dentro da release.
Estas e outras importantes novidades estão já disponíveis para serem utilizadas e não espere mais para o fazer. Basta que procurem a actualização no vosso Firefox e deixem o processo correr. Em poucos minutos vão estar a usar a nova versão de um dos melhores browsers da actualidade.
Artigos Relacionados:
- Firefox vai ter uma versão para empresas
- Lançado Firefox 9 – O desenvolvimento continua
- Lançado Firefox 8 – Mais Segurança e Controlo
- Firefox 7 foi lançado e está disponível
- Firefox 6 Final já está disponível para download
- Firefox 5 Final já está disponível para download
- Firefox 6 chegou ao canal Aurora
- Firefox 5 (Aurora) já disponível para download
- Firefox 4.0 Final – Disponível para download