Lab. da Universidade de Coimbra eleito “GPU Research Center”
... pela NVIDIA
O laboratório de Multimédia e Processamento de Sinal, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi eleito “GPU Research Center” pela NVIDIA, a maior fabricante mundial de processadores gráficos (também conhecidos por GPUs).
Os laboratórios que recebem a designação “GPU Research Center” são instituições de investigação que utilizam a tecnologia GPU em vários campos da ciência e estão na linha da frente de algumas das mais inovadoras descobertas científicas da atualidade.
A computação baseada em GPUs é alavancada pela capacidade de cálculo paralelo deste tipo de processadores (também designados de aceleradores) que possuem milhares de unidades de cálculo num único chip e pela interface de software que facilita a sua programação, permitindo obter enormes aumentos de desempenho em áreas tão diversas como engenharia, medicina, finanças e ainda em aplicações dirigidas a empresas e ao consumidor.
A UC recebeu esta distinção devido à investigação realizada na área de computação paralela, desde 2007, nesta unidade de investigação do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Coimbra, pelos Professores Gabriel Falcão e Vítor Silva.
O trabalho conducente a este prémio foi publicado em algumas das mais competitivas conferências internacionais, revistas e livros, nas áreas de sistemas de imagiologia médica, que permitem a melhoria de determinados procedimentos em meios de diagnóstico, como por exemplo, sistemas de imagiologia por ultrassom e de endoscopia médica; em códigos corretores de erros, com o objetivo de aumentar a robustez em sistemas de comunicação de dados (usados, p. ex., em comunicações móveis e Internet); no estudo e simulação do comportamento eletromagnético de novos materiais (propagação de ondas de eletrões, etc.); ou em visão estéreo usada na reconstrução de cenários 3D em tempo real.
Como GPU Research Center, afirmam os investigadores Vítor Silva e Gabriel Falcão, «a FCTUC terá acesso antecipado a novas GPUs NVIDIA, software, ferramentas, treino e material diverso antes do seu lançamento no mercado.»
«Esta distinção confere à Universidade de Coimbra elevada visibilidade, assumindo-se como um dos líderes internacionais na investigação suportada por aceleradores do tipo GPU, e permitindo-lhe competir nos palcos internacionais com as melhores instituições a nível mundial», sublinham os também docentes da FCTUC.
Este artigo tem mais de um ano
Orientam ai à malta um tempozinho de processamento num cluster que n lhe dêem mto uso ? :p
Eu tb precisava de crackar umas chaves WPA2, se dispensarem um cluster por 2 horinhas 🙂
eu tenho aqui uns ficheiros por descodificar tambem xD
Parabéns, pelo a distinção!
Devem fartar-se de processar Bitcoin e afins…
Parabéns ao Departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade de Coimbra.
Um bem haja, abraço []
Para quem não sabe, é do DEEC (Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores) que se fala. Uma referência na publicação tinha ficado bem!!!
peço desculpa, visto terem referido no primeiro parágrafo.