Pplware

Jovem de 22 anos trava ataque do WannaCry com 10€

No mundo da tecnologia também há heróis! Um jovem de apenas 22 anos ajudou a travar o forte ataque  de Ransomware, que na sexta-feira atingiu 99 países, gastando apenas cerca de 10€.

O britânico, em colaboração com Darien Huss, da empresa de cibersegurança Proofpoint apenas registaram um domínio que estava a ser usado como parte do ataque.


De forma inteligente, um jovem verificou para onde redirecionavam os links que chegavam aos e-mails que faziam parte do ataque massivo. Após a análise de alguns e-mails verificaram que apontavam para o domínio gwea.com que curiosamente nem se encontrava registado.  

O domínio gwea.com custou apenas 10,69 dólares na NameCheap.com e a partir do momento em que foi registado o jovem em colaboração com Darien Huss começaram a monitorizar as ligações. De acordo com as informações, o domínio recebia mais de cinco mil ligações por segundo e apenas passado algumas horas o fluxo de pedidos começou a diminuir drasticamente (talvez os atacantes se tenham apercebido do que tinha acontecido).

No site da MalwareTech é possível aceder a um conjunto de informação mais técnica e aqui podemos ver em tempo real o fluxo de ligações do WannaCry.

Apesar de ter ajudado a resolver o problema, esta não é uma solução permanente visto que os atacantes podem simplesmente trocar o endereço do domínio para associar a um novo ataque. Neste momento é urgente que os utilizadores com Windows atualizem e reiniciem os seus sistemas.

Segundo uma notícia recente publicada na reuters, até Renault parou a produção em alguns países como medida preventiva.

Atualize já o seu sistema…

Exit mobile version