IST vai ter acesso ao código-fonte do Windows
A Microsoft e o Instituto Superior Técnico (IST) assinaram um acordo de cooperação para os próximos cinco anos que prevê que a empresa de software disponibilize à instituição de ensino o código do sistema operativo para projectos de investigação.
O acesso à plataforma .NET, à Microsoft Business Solutions, ao sistema de gestão de bases de dados SQL Server, às versões mais recentes do Windows e às ferramentas de desenvolvimento do Visual Studio fica também facilitado com o acordo.
A Microsoft passa ainda a promover acções de formação TIC para professores e alunos e a facilitar o acesso dos alunos a estágios na sua rede de parceiros e, em colaboração com o IST, criará uma mini-biblioteca de Tecnologias de Informação que ajude a desenvolver competências técnicas dos alunos.
O apoio da empresa poderá também ser financeiro, no que se refere ao suporte de testes de doutoramento de alunos do IST. Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Considero uma boa notícia.
E quando disponibilizam o código fonte de um SO Linux? Ahhhh é open source? ehehehe 😀
Que é que o IST é mais que os outros Institutos de Ensino Superior ligados à informática e tecnologia? Instituto Superior Técnico é só fachada!
o ist é so fachada para quem anda nas outras universidades a apanhar bebedeiras , sem fazer nenhum e a estudar uma semana antes dos testes.
Quem nao anda no ist sabe la quao dificil aquilo é quanto mais mandar bitates e se a microsoft fez um acordo com o instituto é porque reconhece o ensino que é leccionado la.
E nao é a toa que muitas empresas preferem alunos vindos do ist portanto nao me venhas dizer que qualquer instituto superior de tecnologia e informatica é igual é porque nao percebes nada disto.
Mas eu ando no IST a apanhar bebedeiras, sem fazer nenhum e a estudar uma semana antes dos testes… =/
Então deves ter média de 9! Fantástico
Fachada??? lol!
Um Ferrari tb é só aspecto exterior…
Ou uma nota de 500€ é só mais bonita do que as outras, mais nada… Que tristeza de cultura
Primeiro, em que te baseias para dizer que as empresas preferem alunos do IST?
Segundo, estudar no IST é difícil, mas o que te garante que a preparação laboral ISTiana é a mais adequada às necessidades do século XXI?
Terceira, conheces o método de ensino de outras universidades e/ou faculdades portuguesas que não pertencem ou se assemelhem à UTL?
Quarto, as “bebedeiras” acontecem em todo o lado. Não estarias a mentir se dissesses que elas não acontecem no IST?
Quinto, não especificaste se eras aluno do IST e não é necessário sê-lo para responderes de forma positiva a esta pergunta: acreditas que a tua opinião foi devidamente apresentada, apesar de o anterior comentador ter sido negativo em relação à instituição em questão?
Sexto (e talvez mais importante uma vez que muitos interpretam erroneamente o conceito do termo que vou apresentar), conheces o significado de “Aprendizagem centrada no Aluno”?
Sétimo, quem te garante que o IST tem uma qualidade de ensino superior à de outras faculdades (se, possivelmente, não visitaste outras universidades)?
Oitavo (e último): eu estive no IST. Fui para o IST por causa do curso, mas sempre senti, desde cedo, que não era o espaço indicado para mim. Prefiro meios pequenos e o IST é demasiado sobrepovoado para as minhas exigências pessoais. Agora estudo num sítio calmo, onde os alunos são tratados com autenticidade e não como números, onde a Aprendizagem centrada no Aluno começa a ganhar forma, aos poucos, pois ainda existem alguns professores extremamente arcaicos. Se há algo que pude observar (apesar de haver excepções raras e de sentir saudades dessas excepções) foi que a ideia que te vou apresentar nesta última pergunta se verificou em grande escala: porque é que os alunos do IST se julgam superiores aos outros e são, em regra geral, extremamente arrogantes?… Pensa.
Gostei do teu comentário. Uma visão diferente, mas sobretudo uma excelente reflexão.
Ah pois é… e lá no meu departamento aquilo é tudo linuxado eheh. Como também há ferramentas que preferem usar em Windows… é uma questão de utilidade e gosto.
@Offtopic Já saiu o Paint.Net 3.35
Acho bem, acho bem.
Mas tenho a dizer que ODEIO o IST.
E ando lá.
@David
vem pa evora. =)x)
@Unknown Matter
Deves ser um dos frustrados com a vida que odeia o IST… LOL há tantos neste país…
Por alguma razão é a melhor faculdade de engenharia do país e lá dentro a maneira de pensar é outra.
Cresci, aprendi a pensar, desenvolvi-me e continuo o caminho por lá. É uma fac mt lixada, mas isso são só aspectos positivos.
Talvez o método de ensino não seja o mais correcto e … talvez não seja a faculdade que melhor prepara os seus alumni para o mercado trabalho mas, uma coisa é certa, quem acaba o curso no IST está preparado para qualquer desafio no futuro. Provavelmente será esta a característica mais apetecível para as empresas que recrutam engenheiros.
@Unknown Matter
Isso é tudo dor de cotovelo por não teres tido capacidade para entrar no IST !?
Tenho pena de ti … 🙂
Já agora … Civil é do baril!
Isso é tudo arrogância por, apesar de vires a sair com média de 14 do IST, teres emprego garantido no Pingo Doce de Arroios? Tenho pena de ti 😛
Então e o que é que a Microsoft recebe em troca? Duvido que eles dêm o código-fonte do Windows sem mais nem menos.
Boas..
A Microsoft não engana ninguém.
Sabem o porquê de eles estarem a pensar em desenvolver um SO a partir do 0?
Um kernel novinho…. ?!
É devido a isto…. Pois claro…
Eles não querem, nunca quiseram e jamais quererão divulgar o seu código fonte…. faz parte das manhas da Microsoft.
E por agora serem obrigados a fazê-lo, vão fazer um SO novo a partir do 0.
fiquem bem, bots
OPENSOURCE COMMUNITY _D
@ Hugo Lopes & Caparica
Foi exactamente por la ter estado que disse o que disse! XD
Já dizia a minha avó…só se pica quem tem agulha…pelos vistos consegui picar alguém.
Cumprimentos.
A instabilidade do orgulho dos alunos ISTianos é uma característica facilmente observável. Corroboras-te um facto.
Já agora.. voces devem pensar que são mais que os outros por terem entrado no IST não?? lol….
Além disso gostava de saber onde é que está escrito isso do IST ser a melhor faculdade de engenharia do país… só por curiosidade!
E não, não concorri para o IST.. sou do norte.. já sou formado em engnharia e não é preciso ir para o IST para estudar numa boa Universidade deste país! e arranjar emprego!
Abraços
Olha que eles arranjam emprego! (sendo tu um formado, sabes a que tipo de emprego me refiro)
IST é a melhor fac do país? Já tinha ouvido dizer que era a FEUP 😡
Devia haver um ranking 😀
É engraçado andarem para ai todos felizes a publicarem que o IST vai receber o codigo-fonte do Windows….knd nos no ISEL, ja temos o mesmo disponivel a mais de 5 anos….mas pronto….como é o IST, aparece em todas as noticias…
Sim estes rapazes q andam no ist , quem vos garante q eu ou outra pessoa q estudam em outra escola nao sao ‘melhores’ q voces ? Tem mais conhecimentos ! Cheira-me q é so mania ;))))
Student @ESTG – IPLeiria
Ha muitas universidades boas, mas o IST é o IST =D
Quanto à Microsoft estar a “dar” o código fonte do Windows é engraçado, só o fariam se fossem desenvolver uma nova plataforma (OS) de raiz. (hint, hint, hint?)
Quanto à guerrinha de universidades, eu já sou formado (no estrangeiro) mas tenho noção das realidades das universidades portuguesas, reconheço que a IST possa ser uma boa univ, mas preferia ir para a ESTG (Leiria), FEUP (Porto) ou UA (Aveiro) [apesar da IST ser pertinho de casa]
à parte destas discussões sobre quem é o melhor…
eu gostava de saber é o que é que o IST, especialmente a parte de informática(em que me incluo), vai fazer com o codigo do windows… é que ninguem percebe o codigo do windows, nem a microsoft, aquilo é só bibliotecas e mais bibliotecas…
Vai vazar, com certeza, e isto redundará em 2 coisas:
1. Os hackers talvez encontrem melhores e mais rápidos meios para atacar quem usa o Ruindows;
2. A comunidade Opensource talvez comece a trabalhar num clone 100% compatível e livre, ou tenha melhores condições de compatibilizar os sistemas livres.
Não acho ruim!
@ Leet das Caldas
Sistema operativo a partir do zero? Eles estão a fazer isso? É que se estão pode ser que seja o primeiro grande e bom sistema operativo da microsoft 😀 Mas se te referes ao Windows 7 tira o cavalo da chuva. O MinWin não é feito a partir do zero, é uma versão despida e reordenada…
E quanto às universidades, a melhor de engenharia é sem dúvida a FEUP… Mas isso toda a gente sabe, incluindo o Bill Gates 😉
De facto existe um ranking….
Infelizmente actualmente está indisponivel a versão pdf, mas se pesquisarem no google por:
“relatório de síntese no sítio web da Fundação das Universidades Portuguesas”
iram encontrar vários links, a tabela resumo pode ser encontrada aqui:
http://www.di.fc.ul.pt/Informatica/Distin%C3%A7%C3%B5es_do_Departamento_de_Inform%C3%A1tica#Licenciaturas_em_Inform.C3.A1tica
o texto integral do documento não estando acessivel em pdf, podem após pesuisa do google selecionar “ver html” e torna-se legivel.
Ou em alternativa colar este link no vosso browser
http://64.233.183.104/search?q=cache:4R79Rv6qlrEJ:www.fup.pt/admin/fup/docs/ca/rsg_c2a2_informatica.pdf+relat%C3%B3rio+de+s%C3%ADntese+no+s%C3%ADtio+web+da+Funda%C3%A7%C3%A3o+das+Universidades+Portuguesas&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=2&gl=pt&client=firefox-a
O Ranking existe sim 🙂
Ser um bom engenheiro não depende totalmente da universidade em que foram formados……
Depende é da “inteligência” e interesse de cada um… EHEH…
Mete nojo a atitude com que chegam alunos ao 1º ano de engenharia informática….
Bem, se o IST é melhor ou pior que as outras não faço ideia porque nunca andei nas outras. O que eu posso dizer é única e exclusivamente sobre o meu curso que é Engenharia Electrotécnica e Computadores:
-> Quem acaba o curso, tem LOGO emprego, seja com que média for
-> Há profs porreiros mas a maioria tem a mania que o pessoal não não devia ter vida além do IST
-> Todos os anos entram mais de 200 alunos
-> Todos os anos saiem menos de 30 alunos
É uma faculdade lixada, mas quando (e se) sairem têm emprego garantido. Desconheço completamente a realidade vivida nas outras faculdades, e sinseramente estou-me a cagar!
PS: É completamente inútil estar a discutir que a faculdade X é melhor que a Y, a não ser que tenham acabado o mesmo curso em ambas.
Sim, mas a mim mete-me pena o porquê de todo este alarido sem causa justa.
Eu ESTOU no IST e tenho orgulho nisso! Como qualquer aluno da FEUP, ISEL, ISCTE, SEJA O QUE FOR tem. Caramba, cada um deve-se orgulhar do que escolheu para a sua vida! Eu pus em primeira opção o IST, entrei! Acabou!
Acho completamente estúpido uma série de questões aqui debatidas:
Os gajos do IST são uns completos anormais anti-sociais: FALSO, posso assegurar-vos que eu não sou assim nem tão pouco os meus amigos, é como tudo na vida, escolham as companhias.
Os gajos do IST têm a mania: FALSO, excepto os geeks, que os há em todas as universidades. Nós temos orgulho onde andamos e não desprezamos o ISEL como muitos têm na verdade mania de dizer.
O IST é melhor… nah, a FEUP é melhor: vou usar uma expressão que odeio, bastante geek “WHO CARES?” Por amor de deus, poupem-me com rankings, quem decide quem escolhe são as empresas, não somos nós. Todos nós queremos acabar o curso e ser escolhidos logo, como é óbvio. Muitos de nós escolhem esta ou aquela universidade porque na altura parece haver melhor oferta de isto ou aquilo, são opções PESSOAIS, não as julguem.
Os gajos do IST são melhores: VERDADEIRO numas coisas FALSO noutras, como em qualquer estabelecimento! Nós temos um ensino muito auto-disciplinado por cada um, muito exigente, e não temos muita prática, temos de lutar muito. Com isto ganhamos autonomia, mas perdemos sucesso académico, praticamos menos… é um pau de 2 bicos.
Tenho amigos no ISEL e noto uma filosofia diferente, eu continuo a achá-los mais preparados para o imediato, praticam mais. Os do IST estão pautados para outra filosofia, mas no fim são todos Engenheiros! Eu odeio distinções.
Olhem que por causa deste post, eu saí do meu exame de Probabilidades e Estatística e por acaso fui à Sala Multimédia e por curiosidade vim ver os comentários… foi suficiente para os meus amigos começarem a “discutir” acerrimamente os prós e contras do IST. Fiquei um bocado triste com comentários que vi aqui.
Enfim, venham ao IST, terei todo o prazer em fazer-vos uma visita guiada. Muita gente fala do que não sabe, mas sim do que ouve. Eu entrei aqui a pensar que era tudo maluco e encontro-me rodeada de grandes amigos (rapazes claro 😀 ). Estou num curso de homens e orgulho-me nisso, tratam-me como uma rainha.
(Meninas, venham para cá, há muita fruta 😛 )
Fiquem bem. Se alguém daqui se vai candidatar ao IST, procure falar comigo 🙂
Foi de excepções como esta que eu falei no grande comentário que escrevi lá no cimo. São estas pessoas que fazem falta. Desejo-te muito boa sorte.
Então e a FCUL? Ninguém fala da FCUL? Fculianos, onde andam vocês?
FCUL é a melhor do país!!!!
Cumps,
Luís Paulo
( desculpem mas teve de ser 😉 )
@ Ana Narciso
Em relação a esse teu post enorme:
Olha eu também lá ando na merda de sítio que é o IST e era capaz de contradizer quase tudo o que disseste. Tu sentes-te assim porque, como disseste, estás metida num curso de homens e sentes-te deusa entre eles lá…
Eu bem vejo como são as coisas… a malta não pode ver uma gaja na sala que vai logo tudo para lá que nem pombos ao milho.
Enfim, eu continuo a dizer, se calhar até vou acabar com um curso de IST, quem sabe, mas sair da Escola Naval da Marinha e ir para o IST foi o maior erro da minha vida e todos os dias me arrependo de ter feito isso.
Ah e, peço desculpa, mas esqueci-me de uma coisa no post anterior, para mim o IST não forma engenheiros. Forma investigadores. Para mim, um engenheiro é um gajo que sabe mexer nas coisas na realidade e na practica, não é um gajo que sabe tudo no papel e depois não sabe distinguir uma parafuso de um prego, como eu conheço muito assim lá.
Isto é só parar rir, o pessoal a comparar o tamanho das pilas das faculdades.
Até parece que não precisam de estudar, nem de ter alguma coisa na cabeça, porque a vossa faculdade faz tudo por vocês só porque é melhor que a do vizinho. Por andarem na faculdade X são bons, se andarem na faculdade Y só têm é mania etc..
O que é que me interessa a mim andar na melhor faculdade de engenharia do pais, se não passo do 1º ano ou se acabo com uma média de 10? Sou melhor que os outros das outras faculdades?
Eu escolhi a minha faculdade com base no curso, localização, saída .. Entrei, estou contente e não ando a dizer mal das outras faculdades, porque me é indiferente e também porque nunca andei lá e não conheço.
@João Manuel
Na FCUL todos arranjam emprego logo que acabam o curso… Até aqui tudo bem, igual a outras mais, mas melhor que isso, qualquer um antes de acabar o curso, arranja logo emprego na area
Eu e mtos outros somos exemplos disso, o problema mesmo é acabar o curso…
:p
Eu continuo feliz. Se não gostam desta ou daquela atitude na vossa faculdade, escolham as companhias, pronto.
Concordo a 100% com o Mohinder. E sim, como o Rui Silva disse, o problema é mesmo acabar o curso…
Eu sou do IST e estou neste momento em MEIC.
Não sei se o IST é a melhor escola do país mas posso dizer que é uma das 12 melhores escolas de tecnologia da Europa (e única portuguesa neste grupo) –> http://www.cluster.org/.
Não estou com isto a denegrir a imagem das outras faculdades ou a dizer que é a melhor, mas sim a defender quem diz que o IST é só “fachada”…
No IST trabalha-se, trabalha-se e no final do curso depois de muito esforço abrem-se muitas portas e muitas oportunidades é o que posso dizer..
Cumprimentos
@João Gonçalves
Faço minhas as tuas palavras.
FCUL FTW \m/
digo-vos desde já que independentemente do IST ter muito bom nome e bla bla bla, não passa disso, muito bom nome, não é melhor nem pior do que muitas outras univs, alias no que toca a informática reconheço que a FEUP talvez seja a melhorzinha no nosso país em todos os aspectos desde corpo docente até ambiente académico, o que é revelado tb pelos bons resultados dos alunos que a frequentam, falando muito no geral é claro, agora, quando me fui candidatar para a universidade, a primeira e unica opção que lá puz foi a FCUL, n me importava de ir para o porto mas era um bocado incómodo, depois de entre as univs que investiguei era a que tinha o conteudo programático mais bem organizado que já vi, em termos de ambiente falavam muito bem daquilo, em termos de investigação mostravam ter bastantes projectos interessantes, enfim agradou-m xD…após um ano a frequentar a universidade digo-vos que estou bastante satisfeito com aquilo a todos os niveis, ali aprende-se como deve ser.
Falando em rankings nacionais, embora ignore um bocado a questão dos rankings, em engenharia informática está em 3º acima do técnico, xD, bem adiante, não me venham cá com tretas, o técnico pode não ser só fachada como estavam antes a dizer, mas no que toca a engenharia informática, o ensino é ridiculo desculpem que vos diga, tem de se trabalhar mais?! talvez mas pelas piores razões, têm de trabalhar mais porque os alunos se deparam com conteudos programáticos que n fazem o menor sentido nem são inseridos em nenhum contexto que promova o desenvolvimento adequado dos mesmo na àrea de informática de forma correcta, um dos exemplos é os alunos do primeiro ano por exemplo darem skim como uma linguagem introdutória, simplesmente ridiculo,mas enfim não vou comentar, meus amigos para aprender as coisas em casa não tinha ido pra universidade, por isso vos digo se falarem de outros cursos como aeronautica, electronica, etc td bem são excelentes cursos aí, agora Informática ?!! >_>…..enfim portem-se mal que é o que é preciso xD BTW FCUL FTW \m/
xD sorry post sem querer, n tinha acabado, resumindo o tecnico é bom nalgumas coisas é mau noutras assim como a FCUL assim como o ISEL assim com qualquer universidade que praqui ande, compete a nós descobrir onde nos enquadramos melhor, acabar o curso que queremos com os melhores resultados que conseguirmos e disfrutar no fim do trabalho feito ao longo dos anos e os frutos que este deu … inté 😉
@Davide Nunes
A Linguagem que falas também é ensinada na FEUP, no 1º ano.
@Davide Nunes, o ridículo foi esse teu post por seres tão ignorante ao ponto de não saberes as razões pelas quais o SCHEME, nao skim que nem a sabes escrever, é ensinado como linguagem INTRODUTÓRIA.
Nem toda a gente vai para a faculdade a saber programar, e o Scheme é uma linguagem PEDAGÓGICA, é um paradigma funcional, que também pode ser adaptado ao imperativo e a objectos. O técnico promove a igualdade de circunstâncias entre alunos do 1º ano, logo não há chicos-espertos que já sabiam C, Java, ou o raio que o parta, anteriormente.
Com Fundamentos da Programação em que dei Scheme, criei boas bases de programação que servirão para qualquer linguagem. E depois disso sim, começará o aprofundamento de paradigmas específicos.
A prova disso foi o comentário anterior.
E escusas de terminar o teu longo discurso escasso em vírgulas e pontos finais, com uma espécie de amenização em que consideras todas as faculdades igualmente boas.
Caramba, parem de comparar!
olha querida, se te sentiste ofendida é por se calhar ele tem razão.. Não sei.. tanta coisa por escrever skim ou scheme (como se a linguagem mudá-se).
tens problemas com o discurso dele? não percebeste tudo? se calhar no meio de tanta cultura e linguistica não estás no curso errado?
…
Sinceramente aquilo foi uma simples opinião de uma pessoa envolvida na tua área, não és mais que ninguem para criticar (tal como eu te critiquei em cima), e se achas que la porque estás no IST é tudo perfeito enganas-te, pois nenhum curso nem nenhuma universidade são perfeitos, existem sempre cadeiras despropositadas ou mal dadas, por isso é que os regentes e a organização do curso muda.
Caramba, porque as mulheres tem sempre de ser tão esquisitas (lol)!
Desafio-te a leres o comentário: https://pplware.sapo.pt/2008/07/07/ist-vai-ter-acesso-ao-codigo-fonte-do-windows/#comment-141432
e só depois as minha resposta.
Não tenho paciência para guerrinhas entre universidades e, pior que isso, caloiros de 1º ano que ainda nem sentiram na pele o trabalho de um curso superior e que se põem a disparatar sobre currículos que nem conhecem.
Eu não me sinto ofendida, alguém me paga para defender algo que não me pertence? O que me chateia é a falta de concisão de argumentos. Eu não critiquei, limitei-me a defender o meu ponto de vista (nem sequer toquei noutras universidades).
Não percebo que raio de visão é que muitas pessoas têm dos alunos do IST.
Diz-me por favor uma frase que seja que revele a minha critica ofensiva a alguma universidade/curso. Dou-te um rebuçado. Limitei-me a justificar-me. Há cada um…
Tal como tu reflectiste sobre o teu ponto de vista também eu reflecti sobre o meu, se não tens paciência para guerrinhas de universidades? nem te dignes a responder então, o meu comentário reflecte apenas um acumular de coisas que me chegam aos ouvidos por caloiros do IST que precisamente como referiste, nem conhecem o conteudo curricular da instituição como deve ser, escolhem a mesma quase como quem escolhe um clube de futebol, estava apenas a expressar o meu desagrado por tal atitude. (sim de facto nem toda a gente tem esta atitude, mas uma grande maioria)
Respondendo ao teu comentário anterior, o facto de ter escrito skim não mostra absolutamente nada, aliás demonstra, peço desculpa por escrever aquilo que é verbalizado ao pensar no termo enquanto escrevo depressa, de facto vou já castigar-me por tal ter acontecido.
Rídicula, trata-se da forma como tu condenas uma pessoa por uma questão de escrita e não pelo conteúdo conotativo da questão, ainda por cima num meio de publicação altamente propício a não voltares a ler o que estás a escrever no momento.
Rídicula, é a presunção de que se trata de ignorância em vez de uma opinião não fundamentada (por escolha própria) mas se leres cada post que aparece por aí quase nada o é, vais começar a corrigir toda a gente?
“E escusas de terminar o teu longo discurso e … com uma espécie de amenização em que consideras todas as faculdades igualmente boas.”
Depende da faculdade, depende do factor de comparação, depende da pessoa que as frequenta não cabe a mim decidir assim como não cabe a ti decidir como acabo ou não o meu discurso.
“Eu não me sinto ofendida, alguém me paga para defender algo que não me pertence?”
Deus, que amor à instituição que frequentas, de facto não tenho nada contra os alunos da mesma mas após esta talvez devesse considerar ter, acho que isso responde à pergunta:
“Não percebo que raio de visão é que muitas pessoas têm dos alunos do IST.”
e
“O que me chateia é a falta de concisão de argumentos”
será que é conciso dizeres ter orgulho da tua instituição e dizeres que ninguem te paga para defenderes o que não é teu?
hmmm I wonder… porque lhes chamarão comentários?! (denotação de observação) não fundamentei argumento nenhum, true, trata-se da expressão de uma opinião apenas fundamentada pra mim cujos fundamentos sou livre de partilhar ou não.
Podia continuar com as minhas observações irrelevantes e sem propósito (não esquecer não concisas) que tanto te chateiam mas sinceramente o meu tempo pode ser aproveitado de forma bem mais util do que isto portanto o assunto morre aqui, o meu comentário foi ridículo?!… ok se sentes satisfação nessas palavras nem vale a pena gastares mais o teu latim a responder a isto.
Posso ser rídiculo mas acima de tudo amo a instituição que me acolheu e o que estou a fazer da minha vida, se isso implica ser ridículo, gosto bastante de o ser 😛 e enquanto houverem “gerrinhas de universidades” é bom sinal, sinal de que alguem se importa com isso também…
Ao tentares entrar numa discussão com um “mudá-se”, esse termo vindo do além, só te estás a enterrar até à ponta dos cabelos.