Ao longo destes últimos anos, os drones têm vindo a ser utilizados para as mais diversas finalidades, seja para ajudar a salvar vidas ou seguir eventos desportivos, seja no cinema ou até mesmo apenas para diversão.
Contudo, e segundo alguns relatos, o grupo terrorista ISIS conseguiu outra finalidade para estes dispositivos.
Drones… a nova arma?
Exactamente, o grupo terrorista ISIS está a utilizar quadcopteros como bombardeiros e como veículos de missão única. Esta informação tem vindo a ser avançada pela imprensa curda, dando conta que estes dispositivos têm vindo a ser utilizados para derrubar civis e danificar equipamentos.
Nice shot of the improvised release mechanism ISIL is using to drop grenades from commercial off the shelf UAVs https://t.co/Lj8Ltx0arQ pic.twitter.com/KCuzhUbndb
— Alex Mello (@AlexMello02) 11 de janeiro de 2017
Contudo, e segundo o órgão de imprensa curda Rudaw, as forças iraquianas têm vindo a estar muito atentas a esta situação, tendo mesmo abatido, até ao momento, mais de uma dúzia de drones.
Mais do que qualquer outra questão, o que fica no ar é a possibilidade deste grupo terrorista poder utilizar este rápido meio de transporte como arma química!
Uma foto publicada por Mitch Utterback (@mitchell.utterback) a
Esta nova abordagem poderá mesmo mudar o rumo de utilização destas máquinas, isto porque, a cada dia que passa, os drones estão mais poderosos, mais autónomos e com uma capacidade de voo que levanta muitas questões aos homens da segurança. Poderemos, em breve, estar num outro nível de terrorismo.