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iPad – O principio do fim do Flash

O iPad desde o seu anúncio, tem sido alvo de fortes críticas, uma das que mais se destaca é a falta de compatibilidade com o formato flash. E essa mesma crítica é usada por aqueles que dizem “Como serão visualizadas as páginas, que contenham Flash?”


A Apple desde o iPhone que decidiu cortar a compatibilidade com o Flash, porque sabia que este não oferecia a navegação e performance esperada nos seus produtos. A grande maioria viu isso com maus olhos, talvez por desconhecimento do “peso” que o flash tem sobre as plataformas, em especial smartphones. Desde sempre, que a Apple tentou pressionar a Adobe a melhorar o flash, uma vez que este era também responsável por grande parte dos “crashes” no safari. Estava mal optimizado, comprometendo por completo qualquer site que contivesse elementos flash.

A Adobe, sabendo destes problemas e ignorando por completo todos os apelos da Apple, limitava-se apenas a tapar certos buracos, ao invés de o rever a fundo. O que fez com que a Apple fosse forçada a mudar de estratégia e atitude, pensando numa alternativa viável, rápida e estável para o flash e eis que surge o HTML5.

Estando ainda em fase de desenvolvimento, a Apple começou desde logo a preparar o Safari para que este fosse compatível com esse novo formato, fazendo dele um dos primeiros browsers a estar preparados, e desde então não se poupou a esforços e começou a reforçar o desenvolvimento do mesmo. Desde essa altura, o HTML5 começou a ganhar força e os únicos atrasos que encontrava estavam apenas no IE, que era dos poucos browsers que não tinha compatibilidade com o mesmo e sendo este o browser mais usado, fazia com que fosse uma forte razão para os webdesigners não o adoptarem ainda, uma vez que ao mudarem os sites para HTML5, poderiam perder grande parte dos seus visitantes.

Mas a Apple continuou a lutar pelo HTML5 (Em conjunto com a Google, e com o Chrome) e agora com o lançamento do iPad, deu ainda mais um empurrão forte para que este formato fosse adoptado, conseguindo com a sua voz activa no mundo informático que grandes sites se começassem a preparar para o HTML5! A força da Apple é essa mesmo, consegue mover as coisas no sentido certo.


E não estamos a falar de sites quaisquer. Estamos a falar de gigantes como CNN, NEW YORK TIMES, REUTERS, VIMEO, TIME, FLICKR, TED…etc…(E o Youtube já se encontra à meses em fase Beta, mas não prejudica em nada o iPad, dada a existência do Youtube Player)

A posição da Adobe de criticar a Apple ao invés de trabalhar melhor para contradizer os factos, deixou-a precisamente em maus lençóis, acordando numa fase que já poderá ser tarde. Se eles desde inicio tivessem levado a sério, e melhorado o flash, nunca teria havido necessidade de encontrar um substituto. Agora o que lhes resta é melhorar, para ter uma parcela do mercado, que poderá passar de maioritário, a minoritário, uma vez que conteúdos WEB (como videos, galerias, publicidade) já é um mercado condenado. As vantagens do HTML5 são imensas, e uma delas é ter um peso menor, oferecendo uma qualidade ainda superior.

O princípio do fim do flash pode parecer algo um tanto ou quanto radical, mas com a confirmação que o Internet Explorer 9 irá ter suporte HTML5, este poderá dar o cheque-mate final ao que a Apple começou.

Ao que tudo começou por uma crítica, parece que um simples aparelho conseguiu mudar o rumo da Internet. Será que ainda devemos subestimar o iPad?

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