iPad é a plataforma de jogos em maior expansão
O iPad é um conceito que demonstra como um dispositivo electrónico, pode ser reinventado e definir uma tendência com inúmeras aplicações. Uma dessas aplicações podem ser os títulos de entretenimento, que se apresentam sobretudo como filões de ouro, para as editoras de jogos. Mas será que é uma tendência que veio para destronar uma boa parte das consolas de jogos?
Segundo dados da editora de jogos Electronic Arts (EA), que como é sabido é autora de alguns dos maiores títulos no ramo do entretenimento para consolas, o iPad é a plataforma de jogos que mais está a a crescer.
John Riccitiello, CEO da EA explicou da seguinte forma estes novos dados:
“As consolas costumavam representar cerca de 80% até meados do ano 2000. Contudo, as consolas actualmente representam apenas 40% da indústria de jogos, mas... o que é que temos actualmente? Temos uma nova plataforma de hardware e estamos a migrar para ela software em cada 90 dias. A nossa plataforma de jogos com maior crescimento é o iPad, plataforma esta que não existia há 18 meses atrás.”
O CEO da EA defende que o iPad estimulou o crescimento de uma necessidade de jogo casual (denominado casual gaming) o que significa que a natureza cíclica da indústria de jogos não é um problema para as editoras de jogos:
“De 5 em 5 anos, vemos uma nova consola ou plataforma dos principais fabricantes como o mesmo tipo de funcionalidades ou serviços. Em parte investimos nessas consolas e depois tudo recomeça de novo. Nós ao longo do tempo habituámos-nos a este ritmo, é o que é considerado normal. Mas, não quer dizer que seja a forma muito inteligente para o percurso desta indústria.”
As declarações de John Riccitiello, vêm se juntar a um coro de vozes nesse sentido onde se incluem o co-fundador da Id Software Jonh Carmack. De facto, os tablets, são a nova geração de consolas e parece claro que para os jogadores da nova geração, não chega apenas uma máquina dedicada a jogos, mas querem também ter acesso outras funcionalidades e serviços.
Os gigantes da indústria de consolas estão atentos a estas tendências e não irão deixar o mercado de consolas desvanecer sem luta. Já se fala que a Microsoft está a trabalhar num sucessor da Xbox 360. A Nintendo por outro lado apresentou a Wii U e com ela conceitos muito inovadores. Teremos que esperar alguns anos para ver se os tablets irão passar de simples “casual gaming”, para um nicho mais diversificado e dominante no mercado. [via]
Este artigo tem mais de um ano
Creio que o facto do iOS ser hoje uma plataforma de jogos em franco crescimento está a abrir um novo mercado para as empresas de edição de jogos e uma nova forma de diversão para os usuários. Não creio que haja decréscimo de utilizadores das plataformas tradicionais (PC, consolas, PSP, Nintendo DS, etc.) apenas algum tempo dedicado por estes à nova plataforma.
Por outro lado, algo que já está a acontecer em força é a entrada (ou retorno) de “soft” gamers ao mercado, pois os jogos para iPad demandam menos tempo e dedicação que os seu congêneres para PC ou consolas. Exemplo: Não há como comparar World of Warcraft com Order & Chaos, ou Starcraft com Starfront: Collision, mas para jogadores menos exigentes as versões para iPad podem suprir muito bem esse “bichinho” do MMORPG ou do jogo de estratégia em tempo real.
Minha conclusão é que o iPad vem antes para aumentar o universo de jogadores que realmente concorrer com as plataformas tradicionais.
Concordo com a sua análise, não vejo esta nova plataforma como concorrente das clássicas, mas sim como angariadora de novo tipo de jogadores que de outra forma nem o seriam. Não sou grande fan da Apple, mas creio que se esta resolvesse criar uma consola seria muito bom para o mercado global de jogos, pois este está muito “cimentado” nos mesmos players, fazia falta um “abanão” e nisso, é indiscutível que a Apple sabe fazer melhor que ninguém.
Melhor melhor, era optimizar a AppleTV para essa funcionalidade.. 🙂
Ou então, criar uma store na AppleTV, para que não fosse obrigatório ter a AppleTV e o dispositivo iOS..
Seria matador.. 😛
A apple já tentou e… poucas são as pessoas que ouviram falar dela.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Pippin
talvez porque a maioria dos jogdores nem era sequer nascidos ! lol
Não sei se reparou, mas era 1990 e o processador tinha 66mhz. Se calhar não era bem isto que estavam a querer para agora 🙂
Mas ficou a informação,
Obrigado
A Apple fez o software e as especificações, mas a Apple não entrou no mercado! Foram outras companhias que usaram o que a Apple desenvolveu e criaram as suas próprias consolas
Quando falei sobre a concorrência com outras plataformas, o fiz porque o artigo compara o crescimento dos jogos em tablets com os das consolas, mas no final do meu comentário deixo claro que não creio que sejam concorrentes, antes complementares.
Não creio que a Apple enverede pelo mundo das consolas, pois tem já a disposição um hardware (iPad) um software (iOS), uma loja (App Store), centenas de criadores de jogos e principalmente um modelo de negócio que mais ninguém tem, com custos baixos, expectativas idem e jogadores casuais satisfeitos. Por que alterar esse modelo que tem tudo para ser um sucesso?
Isso não seria alterar, mas sim expandir o conceito!
Conseguir pôr os jogos do iPad (com as devidas alterações), na Apple TV seria um incentivo extra para muita gente comprar a Apple TV! Os programadores nem sequer teriam que investir muito mais e assim conseguiriam aumentar o seu mercado.
Já está mais do que provado que não é preciso ter gráficos excelentes para convencer as pessoas a jogar.
No entanto, a ideia com que se fica é que a Apple não quer complicar a Apple TV, ou então ainda não arranjou forma de conseguir um interface funcional que agrade e permita ter jogos e aplicações na Apple TV.
Acredito mais na segunda opção, pois não iriam perder um mercado assim. Da maneira que colocaste a situação já começo a encontrar viabilidade em uma consola Apple.
Eu penso que esta plataforma é um misto de todas as vertentes de produtoras de gaming, permitindo que toda a gente tenha as mesmas hipóteses de concorrer, para que os consumidores possam usufruir de tudo um pouco.
Esta atitude, aliada a um preço mais baixo comparado com a concorrência tradicional, está a fazer alguma mossa nas restantes, pelo que se pode comprovar nos prejuízos da Nintendo e na baixa de preço da 3DS.. :X
Pois! Lá está outro argumento de peso: O baixo preço dos jogos. Há bons jogos para tablets entre € 5 e 7, sem falar nos mais simples até por € 0,79.
por exemplo ha jogos que para a DS são vendidos a 40€, e no iPad/phone estão a 5-6€…
ainda ha o Steel Diver para a 3DS, que grita por todos os pulmões “jogo barato” de AppStore, mas está à venda na 3DS a preço forte.
talvez isso explique sucesso da Apple, e a queda previsões de lucro da Nintendo em 80%.
Mesmo o jogo mais caro que eu já vi na App Store (FF3 a 14€ para iPad) consegue ser quase 4 vezes mais barato que um jogo para DS/3DS..
Esta geração das consolas poderá ser das últimas a ter o modelo de negócio que actualmente conhecemos..
artigo interessante sobre o valor dos jogos hoje em dia:
http://www.gamestm.co.uk/features/the-price-is-right-changing-notions-of-value-in-a-post-app-store-world/
Sem dúvida!
O modelo de negócio das consolas inflaciona e muito o preço dos jogos! Primeiro porque cada fabricante vai buscar muito mais dinheiro a cada jogo, para compensar os preços com que as consolas são vendidas. Para além disso o sistema controla muito a concorrência e incentiva gastos enormes na produção de cada jogo. É muito provável que esta disparidade enorme não dure muito mais tempo!
O interessante seria comparar o modelo no iOS com o Android! Será que no Android irão alguma vez conseguir pôr a publicidade a gerar tanto dinheiro como aquele que conseguem no iOS!?
Acredito que o Android cada vez mais irá migrar para um sistema misto, com joguinhos gratuitos e jogos mais elaborados como os da Gameloft ou Eletronic Arts pagos. O grande divisor de águas será o Ice Cream Sandwich, que permitirá aplicações universais, como já permite o iOS. Não se os jogos mais pesados como Infinity Blade poderão correr em todos os aparelhos, mas será um caminho inexorável.
O problema de jogos pagos no Android é que os utilizadores habituaram-se a que não fossem pagos. O ambiente é pouco convidativo para jogos pagos, há pouco controlo sobre a cópia e quase todos foram atrás das receitas da publicidade por ser a única forma de assegurar receita!!
Ora é fácil de prever que esse tipo de receita terá sempre problemas, mais não seja porque o que as pessoas querem é jogar e não ver publicidade!
estou à espera do iPad3. Espero que venha com resolução bastante maior. ja ouvi falar de um retina display (maior que Full HD). a ver
Infelizmente ouvem-se muitas barbaridades dessas!
Do ponto de vista cientifico para quem não sabe, ter maior resolução não significa ter melhor qualidade de imagem, no caso do iPhone 4 que tem um ecrã de 3.5 polegadas se comparares com outro de 3.5 que tenha 800×600, só notas ao carregar páginas web(normais) que precisas de fazer ligeiramente menos zoom para tornar as letras legíveis.
E num dispositivo de 10′ como o iPad teríamos na mesma benefícios negligenciáveis, no entanto existem muitos tolos pela web fora…
Quanto ao artigo, a EA é altamente tendenciosa e dedica-se a fazer €€ em vez de bons jogos e isto parece-me mais propaganda do que dados reais.
E está mais que claro que nos próximos 5anos vamos ver os tablets e smartphones a tornarem-se os pcs/consolas de amanhã.
pelo menos, seria porreiro ter uma resolução Full HD (retina pode ser excessivo). mas quando falei em ultra high resolution, era sobre sobre rumores que ouvi… a ver
???
Mas o que é que estás a dizer? Cientificamente falando, para quem vê o que interessa são os ppi (dependendo da distância a que está dos olhos), não o número de pixeis!
Aumentar a resolução notar-se-ía e bem. Pega num iPhone 3GS e num iPhone 4 e diz se não notas (e muito) as diferenças!
o iPad tem uma resolução de 132ppi. Passar para 260 seria um salto qualitativo enorme! Imprime uma foto a 130 dpi e diz se gostas do resultado!
As melhorias são ligeiras e a partir de uma certa resolução, se não aumentares o tamanho do ecrã.
A ciencia ensina-nos que o comum olho humano só percebe até uma certa densidade.
E para que saibas é normal que notes no iPhone o 3GS só tem 480×320!!
Agora coloca um smartphone com 3,5′-4′ de ecrã a 800×600 e compara com o iPhone 4 ou qualquer outro que tenha 960×640 ou 960×640…
E os ppi calcula-se com os pixeis e tamanho de ecrã, logo dizer que o numero de pixeis não interessa…
Sejamos directos!
O número de pixeis não te diz nada se não falares num contexto muito específico (sem misturar tamanhos, com iphones e ipads).
Aquilo que tu chamas de densidade é o que em ciência se chama resolução, e é essa propriedade que define a qualidade duma imagem para o olho humano, dependendo obviamente da distância a que esta se encontre. Se a defines por ppi, acho que qualquer um com um mínimo de inteligência entende que é pixeis por polegada – nem se quer precisas de saber quantos pixeis tem um ecrã para determinar isto, podes muito bem medir só uma parte do ecrã para saber a resolução.
Se tu próprio admites que há diferenças entre o iPhone 3Gs e o iPhone 4 (163 ppi vs 326 ppi), diz-me então porque é que no iPad passar de 132 para 264, seria como tu dizes:
” num dispositivo de 10′ como o iPad teríamos na mesma benefícios negligenciáveis, no entanto existem muitos tolos pela web fora”
Só quando se começa a aproximar dos 300 ppi é que os aumentos de resolução de ecrã se tornam de benefício negligenciável para qualquer utilização!
Mas podes sentir o cheirinho se jogares o Real Racing 2 HD em um iPad 2 ligado por HDMI em um ecrã full HD.
Vejo mts comentarios por aqui…
1) A LG já confirmou o RD para o iPad3
2) Ciência ou não ciência eu qd pego num 3Gs e num iP4 vejo bem a diferença na qualidade de imagem, é isso que quero no iPad tb.
De especificações técnicas nada entendo, mas também acho uma diferença brutal entre os 2 modelos de iPhone.
Já “brinquei” com um Galaxy S II e achei o ecrã fantástico, com cores vibrantes (sem falar no tamanho), mas não sei porque acho-o menos definido que o do iPhone 4.
Lá vamos nós ter que compra tablets e afins de 2 em dois anos para podermos jogar alguma coisa, vai ser pior que os PC’s
Só tenho uma coisa a dizer sobre jogar jogos nos Ipad ou Pads, etc.
BullShit!!!!!
Querem jogar? Joguem onde devem jogar, PC!!
PC???? actualiza te, jogos é onde se deve… consolas, é para isso que existem….no entanto… e no meu caso que viajo muito, não da muito jeito, como tal, jogos é no telefone, ipad e psp… onde se pode….
Acho que hoje em dia podemos escolher onde der mais jeito. Comparo o acto de jogar com o de comer. Muitas vezes podemos ter tempo e disponibilidade de comer algo elaborado feito em casa ou ir a um restaurante, mas no dia a dia temos pouco tempo e comemos o que for mais prático. As consolas e até o PC podem ser a refeição “gourmet” dos jogos, mas no cotidiano um joguinho no tablet ou em outra plataforma móvel pode suprir o “vício”. 🙂
Acho que devias experimentar antes de falar, a qualidade das consolas à muito que ficou para trás.
No PC tem-se muito mais proveito em jogar e dou um exemplo simples, com um PC de 500€ joga-se durante pelo menos 5anos com uma qualidade muito superior e os jogos na plataforma steam saem a um preço fantástico.
Fora tudo o resto que fazes no pc.
“No PC tem-se muito mais proveito em jogar e dou um exemplo simples, com um PC de 500€ joga-se durante pelo menos 5anos com uma qualidade muito superior”
Tens umas piadas giras, tens…
Eu não disse em nenhum momento que o PC não era uma boa plataforma de jogos. Mas deves concordar que por não ser uma plataforma dedicada apenas a jogos, por vezes não acompanha todos os avanços na indústria. Eu não consigo jogar títulos do nível de God of War 3 ou Uncharted 2 no PC. E não falo dos títulos em si, que são exclusividade da PS3, e sim do nível de gráficos e jogabilidade. Além disso avanços como a Nintendo Wii, Kinect e PS Move levaram aos jogos de consola uma interactividade impossível no PC, pelo menos por enquanto.
PS: E será que não querias dizer “a qualidade das consolas HÁ muito que ficou para trás”?
Cada um joga onde quer acho que ainda existe livre arbitrio
Nem mais!
” Já se fala que a Microsoft está a trabalhar num sucessor da Xbox 360″
Já deve estar a preparar isso a muitos anos, imagino que pouco tempo depois de lançar a mesma, já teria uma equipa a pensar como seria a próxima. Ou uma consola demora 2 meses a ser pensada… produzida?
lol