Portugal viveu ontem e continua a viver uma situação de calamidade. De acordo com um balanço recente, ontem foi o pior dia do ano, tendo sido registados 523 incêndios.
Portugal já acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos. Ao nível das estradas há também muitas cortadas! Saiba quais são em tempo real para circular em segurança.
Segundo a Proteção Civil, são já 27 os mortos confirmados devido aos incêndios deste domingo [informação atualizada às 11:18 – 16/10]. A entidade nacional revelou também que existem 25 feridos, dos quais seis estão em estado grave. Em termos de estradas são várias as que têm troços cortados.
Para quem necessitar de consultar a informação sobre tudo o que está a acontecer no país ao nível das estradas, o site da Infra-estruturas de Portugal disponibiliza toda a informação em tempo real. Pode ver todas as ocorrências ou simplesmente procurar pela estrada e respetivo sentido para saber se existe alguma ocorrência.
Destaque negativo para o facto do site não ser responsivo, o que é quase inadmissível nos dias de hoje, ainda mais dada a importância da informação que contém.
Problemas com comunicações…
Mais uma vez, devido aos incêndios, foram várias as localidades em Portugal que ficaram sem cobertura de rede móvel. Além do problema da comunicação, as falhas a este nível refletem-se também ao nível da localização dos condutores, isto porque são vários os sistemas de posicionamento que dependem de acesso à Internet. Sem este tipo de informação, os condutores, que muita das vezes são obrigados a circular por alternativas, acabam por se perder e por complicar ainda mais a sua viagem até ao destino.
Segundo dados da Portugal Telecom, no terreno estão mais de 600 técnicos e 17 unidades móveis a trabalhar para restabelecer as comunicações.
Proteção Civil: Saiba quais os incêndios ativos em Portugal
Onde está o Safety Check português?
É verdade que sem comunicações pouco ou nada existe a este nível. No entanto, Portugal precisava de um sistema ao estilo do Safety Check do Facebook ou de outras redes sociais. O trabalho não parece complicado já que o governo lançou uma app que tem como principal objetivo localizar portugueses no estrangeiro em caso de emergência, como acidentes, atentados ou catástrofes naturais – conheça a app “Registo Viajante”.
O país irá estar em alerta vermelho até às 20h desta segunda-feira. Se necessitar de alguma informação adicional, existe uma linha de informação disponibilizada pela Proteção Civil. Ligue o número 800 246 246.
Leia também