O risco colocado para a segurança nacional dos EUA pela Huawei está intrinsecamente ligado à escala da empresa. De acordo com uma análise à fabricante de smartphones Android por parte da agência Recorded Future, este é a principal causa para o “perigo” representado pela tecnológica sediada na China.
Este estudo toca em alguns pontos cruciais, sobretudo na organização empresarial da Huawei.
O estudo foi assinado por Priscilla Moriuchi, analista da agência supracitada. Assim, em vez de se focarem numa área específica da empresa, a sua análise contemplou a empresa como um todo. Já as suas conclusões apontam novos fatores, bem como novas temáticas que nos dizem diretamente respeito.
A enorme escala da fabricante Android sediada na China
As empresas e os consumidores devem estar cientes da enorme variedade dos produtos e servidos proporcionados pela Huawei. Perante esta diversidade, é gerado um colossal volume de informação e dados na posse da fabricante Android. Esta é a primeira conclusão apontada pelo estudo.
É gerada uma quantidade inimaginável de informações, dados e detalhes. Todos eles armazenados apenas por uma empresa, lê-se no estudo.
Além da quantidade de dados, também a sua diversidade é chocante. Em primeiro lugar, os dados pessoais colhidos pelos smartphones Android, bem como os demais dispositivos móveis. No entanto, vamos até à infraestrutura de redes e bases 5G (routers e todo o equipamento de redes). Aliás, este equipamento tem uma abrangência verdadeiramente global, incluindo até os cabos submarinos e linhas de fibra-ótica.
A enorme Huawei
Ainda que seja conhecida sobretudo pelos seus smartphones Android, sendo a 2.ª maior fabricante mundial, esta é apenas metade da sua atividade. Com efeito, a fabricante sediada na China dedica-se de igual modo ao mercado de redes, representando este setor quase metade da sua atividade.
Portanto, é fácil imaginar os temores que nascem perante a pura escala desta empresa. O volume de detalhes e dados armazenados por uma só entidade, tanto pode ser benigno como maligno, além do acesso a este tipo de dados sobre os utilizadores ser extremamente tentador para os governos.
Very helpful @RecordedFuture explanation on why intelligence agencies are so nervous about Huawei's global infrastructure. The gist: Huawei may not even know it's being used for intelligence-gathering, but its tech is too pervasive for Beijing to pass up. https://t.co/wXCgai7SDZ pic.twitter.com/z8fYanhAgZ
— Jeff Stone (@jeffstone500) June 11, 2019
A Huawei oferece um leque de serviços e produtos mais abrangente que as empresas convencionais. Aliás, supera aqui qualquer empresa ocidental, seja o Facebook, Microsoft, bem como a Apple. É a perfeita tempestade de consequências imprevistas, algo que estava destinado a acontecer, mais cedo ou mais tarde.
Ainda de acordo com Moriuchi, mesmo com a anunciada venda do departamento de cabos submarinos da tecnológica chinesa, o impacto seria diminuto. Mesmo sem este setor, a escala da fabricante Android continua a ser enorme. Como tal, continuamos com a mesma realidade em mãos.
Mais que uma simples fabricante de smartphones Android
A abrangência de produtos e serviços da Huawei continua a colocar grande parte da indústria tecnológica sob a alçada de uma só empresa. Há, assim, o risco para o utilizador de este ser exposto a riscos diversos. Uma simples, mas possivelmente gravosa consequência da sua escala.
Por fim, Moriuchi conclui que o volume e diversidade de informações colhidas pela Huawei é simplesmente irresistível para as autoridades da China. Um acervo dificilmente compreensível de informações, cuja escala dificilmente será ignorada.
Isto não significa que os executivos da Huawei sejam cúmplices, ou sequer responsáveis. Ainda assim, é inegável que a China e respetivo governo fará os possíveis para tirar proveito destas tecnologias, bem como destas informações.