Pplware

HTC Radar – Primeiras Impressões

Recebemos há uns dias, pelas mãos da Microsoft, um equipamento de altíssimo recorte técnico, um HTC Radar equipado com o recente Windows Phone 7.5 Mango em português.

Este sistema operativo traz uma perspectiva diferente ao mundo dos telefones inteligentes, provavelmente credibiliza este segmento que está a ficar com “telefones estúpidos”, pelo facto da quantidade não significar qualidade. Isso deve-se provavelmente a tudo o que se desenvolve em torno dos equipamentos que não está devidamente pensado para ser funcional, pela pressa em colocar no mercado sem a maturação necessária.

Este Mango foi devidamente estudado e pensado! Embora não seja um produto completo, quando comparado com os líderes deste mercado, é, contudo, um produto capaz de satisfazer a maior parte da quota de utilização do segmento dos smartphones. Este equipamento é uma oferta interessante, numa primeira perspectiva diria mesmo que “não é preciso um curso” para lidar com este telefone inteligente.

Design

Um dos pontos que chama desde logo à atenção é o aspecto minimalista deste smartphone. Muito simples, com linhas elegantes o Radar foi desenhado para substituir o HTC 7 Mozart e o HTC 7 Trophy. Este novo smartphone da HTC introduz várias novas funcionalidades permitindo situar-se num patamar de média gama equipado com o novo Windows Phone 7.5 Mango já com versão em Português de Portugal.

Portanto, se procura um equipamento elegante, poderoso em termos de aspecto/tamanho, onde as linhas sóbrias são a sua assinatura, o HTC Radar é o smartphone ideal conforme poderá ver nas características apresentadas mais em baixo.

Especificações Técnicas

Não é uma máquina de topo mas está muito bem equilibrada, face às necessidades do próprio sistema operativo. Este equilíbrio permite que tenha uma excelente autonomia e no conjunto, para quem o adquirir, o dispositivo fará um serviço de comunicações, de multimédia e de consulta da Internet com muita fluidez.

Uma rápido olhar pelas especificações, percebemos as razões deste equilíbrio.

[tabcontainer]

[tabtext]Geral[/tabtext]

[tabtext]Ecrã[/tabtext]

[tabtext]Câmara[/tabtext]

[tabtext]Bateria[/tabtext]

[tabtext]Conectividade[/tabtext]

[tabtext]Outros[/tabtext]

[/tabcontainer]

[tabcontent]

[/tabcontent]

anterior próxima

 

Sistema Operativo
Integração com redes sociais

Este é um dos pontos onde se vê maior evolução nesta versão, na primeira entrega do SO já era bem visível a integração com o sistema “Live” o que permitia aos utilizadores terem muitos dos seus dados online. Nesta versão por outro lado a integração atinge níveis impressionantes onde é possível, por exemplo, na mesma lista de contactos termos acesso a todos os nossos contactos telefónicos, Facebook, Live, Twitter e LinkedIn. Mais ainda, no “People HUB” temos acesso a todos as novidades de todas estas redes e podemos também publicar rapidamente informações em todas as redes simultaneamente.

E-mail e messaging

O facto de permitir ter todas as nossas contas de email agrupadas numa única, agrupar os emails como um diálogo e a comunicação com os nossos contactos por Messenger ou por Facebook messaging, são funcionalidades que demonstram o grande investimento nesta área.

Por exemplo, caso a ligação à internet já não esteja disponível o sistema consegue continuar a conversa com um contacto via SMS de uma forma praticamente imperceptível para o utilizador ou o facto de este ser um dos únicos sistemas que conheço que nos permite efectuar uma pesquisa em todas as nossas contas de email de uma forma integrada.

Multitarefa

Uma das grandes funcionalidades aguardadas, agora basta pressionar e aguardar uns momentos no botão de “Back” para que o sistema apresente uma lista com uma imagem das aplicações abertas e basta seleccionar rapidamente a aplicação pretendida e o sistema retoma o estado onde tínhamos deixado.

Software

A HTC desenhou algumas aplicações para o Windows Phone 7.5 Mango valorizando desta força a sua presença nesta plataforma que foi em tempos muito importante para o construtor de Taiwan.

Por exemplo, o People Hub, referido já atrás, reúne todos os seus contactos, colegas de trabalho, seguidores e amigos num único local para simplificar o envio e a recepção de mensagens, tweets, actualizações, fotos e publicações.

Assim podemos encontrar as seguintes aplicações:

 

Em termos do corpo, este HTC foi construído numa peça de alumínio escovado, tendo uma tampa em plástico em baixo do smartphone onde é colocado o cartão SIM.

Junto à câmara existe também uma área envolvente num material plástico que corta o aspecto frio, metálico suavizando essa zona.

anterior próxima
Em Resumo…

Este é, numa primeira abordagem, um equipamento muito interessante que vem segmentar um patamar intermédio onde os smartphones rondam os 350 euros. O HTC Radar pode ser encontrado livre pelo preço de 360 euros, aproximadamente e traz uma abordagem mais descontraída para quem pretende um sistema simples, directos e sem os rodeios que o Android, por exemplo, obriga.

É mais simples e directo que um smartphone com Symbian ou MeeGo e é mais fluído, embora não tão avançado em termos técnicos quanto qualquer um dos citados. Este dispositivos tem alguns pontos negativos que saltam, logo à vista, um primeiro será o seu toque macio em demasia. O aspecto pode sugerir um toque elegante mas o uso constante traz alguns percalços por ser escorregadio. Outro ponto negativo são as dedadas no ecrã. Como o Windows phone 7 recorre a menus intensamente escuros, os dedos dos toques no ecrã são muito perceptíveis, o que traz “ruído” visual na utilização do smartphone.

Um outro “defeito” que tenho notado é quando termina a chamada, este fica em estado letárgico por alguns segundos, não respondendo a nenhum comando e não dando indicações se a chamada terminou ou continua activa, será provavelmente um desacerto entre o software e o hardware.

Em termos gerais a experiência está a ser extremamente positiva, onde os recurso Internet, Redes Sociais, Ferramentas multimédia e Ferramentas lúdicas, estão com níveis bastantes aceitáveis.

Artigos relacionados:

 


Homepage: HTC Radar

Exit mobile version