Peter Sunde, o conhecido co-fundador do mais conhecido ainda site de partilha de torrents The Pirate Bay, está hoje a anunciar o seu mais recente projecto. Um serviço verdadeiramente seguro à prova de invasão de privacidade e de espionagem tão em foco com o caso PRISM, relacionado com as secretas norte-americanas.
Esta aplicação para dispositivos móveis que se chama ‘Hemlis’, que em sueco significa “secreto”, foi pensada juntamente com os membros da sua equipa, Leif Högberg (@leihog) & Linus Olsson (@bonq). A tecnologia está pensada e é, segundo eles, impenetrável e estão a angariar fundos para pôr este projecto em prática.
Os responsáveis pelo projecto estão a angariar dinheiro através do PayPal e do Bitcoin, como pode ser visto no site Heml.is e, em troca, a quem apoiar financeiramente, fornecem uma certa quantidade de códigos de desbloqueio, dependendo de quanto eles doarem.
A equipa está a começar a desenvolver a app Hemlis primeiro para os utilizadores Android e iOS, e a ideia é ser uma app de mensagens sem publicidade e completamente gratuita. Algumas funções, como as compras in-app também terão um comportamento seguro e totalmente estanque a qualquer intrusão.
Todos os que fizerem agora os seus donativos, irão beneficiar da app totalmente desbloqueada com as funções avançadas já disponíveis, como por exemplo o envio de imagens. A aplicação tem como objectivo ser a primeira app de mensagens realmente segura com criptografia de ponta a ponta que vai manter as suas conversas longe dos olhares dos curiosos, e presumivelmente, irá incluir recursos de segurança que simplesmente não estão disponíveis noutros serviços e aplicações de mensagens existentes em nenhuma App Store.
Na rápida explicação do projecto, conforme pode ser visto no vídeo, os criadores dizem e fazem questão de frisar isso mesmo, que nem eles conseguiram de forma alguma ter acesso às conversas, e que não estão a planear colocar publicidade ou vender os dados dos utilizadores que usarem esta app, de forma a financiar e sustentar o projecto.
Seguiremos com atenção este projecto, até porque abre uma nova frente tecnológica no que toca à segurança e privacidade dos dados, depois do escândalo que ainda está nas bocas do mundo e, sobre o qual, apenas se sabem alguns detalhes.
via | 9to5