Hacker provoca prejuízos…
de 1,3 milhões de dólares à NASA! Um hacker romeno é acusado pelas autoridades do seu país e pelos Estados Unidos de ter acedido de forma ilegal ao sistema informático da Agência Espacial norte-americana (NASA). As autoridades norte-americanas afirmam que Victor Faur é líder de um grupo de hackers chamado "WhiteHat Team", que já atacou perto de 150 sites do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Para além de monitorizar os servidores, o atacante fez ainda com que os computadores da Agência Espacial Americana servissem para os membros do grupo comunicarem entre si, declarou uma fonte do governo. Thom Mrozek, advogado do Los Angeles Attorney's Office, citado em vários órgãos de comunicação internacionais, diz que as máquinas controladas por Faur continham dados científicos sobre programas especiais e novos tipos de tecnologias. Dada a importância dos dados armazenados nos computadores, e pela possibilidade destes terem sido alterados, foi necessária uma "reconstrução" dos sistemas.
A NASA estima que estes ataques tenham causado prejuízos na ordem dos 1,3 milhões de dólares, enquanto que, no Departamento de Energia e na Marinha as perdas as perdas chegaram aos 100 mil dólares.
O hacker foi acusado de conspiração e de invasão informática o que lhe valerá uma pena de prisão de 54 anos, caso seja considerado culpado. Victor Faur, que alega que "foi tudo um jogo", será acusado separadamente em território romeno e extraditado assim que os termos legais nos Estados Unidos estejam concluídos.
Fonte: TEK Sapo
Este artigo tem mais de um ano
“programas especiais”? ou serão “espaciais”?
é dúvida mesmo, não é implicação!
“foi tudo um jogo” é uma resposta muito estranha! De que idades estaremos a falar?
k de kendimen
Hackers invadindo computadores da NASA? E ainda acessando computadores com programas de segurança e aplicativos diversos? Que povo burro esse da NASA. Computadores assim teriam de ter rede privada, e não ligados à rede mundial de computadores. E mesmo que estes tenham de estar conectados para outros pesquisadores do mundo, colocar servidores espelho para que qualquer alteração fosse analisada antes de comprar os programas originais. Isso me parece mais desculpa amarela para encobrir os custos astronômicos da agência.
Esse cara é bom! Invadir a Nasa não deve ser nada fácil!
@Paulo Eduardo de Souza, não existe rede segura! A única forma de garantir a segurança é não ter comunicação com nada!
Por mais segurança que exista sempre tem alguem capaz de burlar-la!
Os Hackers RULAM!!!
Boa cena, pensava k os criadores da internet tinham alguma inteligencia para se protegerem dessa mesma invençao.
Deviam construir defesas especificas pa essas entidades, s kalhar recorrendo mm a hackers ou pssoal mtu batido.
Porke, km um amigo do meu pai diz “o meu filho de 16 anos ja sabe mais de computadores do k o meu engenheiro informatiko da empresa…”
Viva a nova geração, the hacker_mode 😀
Estas coisas são como as relações sexuais. Só a abstinência é 100% segura. 🙂
Qualquer PC ligado a uma rede está sujeito a ser invadido, desde que algures num qualquer ponto dessa rede exista uma ligação ao exterior.
Costuma-se dizer que em casa de palheiro, espeto de pau. Mas começo a achar que a NASA anda a juntar pau para se queimar.
Ferreiro…i mean 😀
54 anos? Por amor de deus.. os americanos e que sao os grandes ladroes 😛 Daqui a nada, esse tipo e a nova aquisicao da Nasa pars espiar a Russia, como de costume.
Bem, este não é o 1º, houve um que entrou na nasa e que deu uma entrevista e diz que OVNIs são mesmo reais…….lol
Que??? este gajo devia era ir para GUINESs!!!
Pena maxima igual a roubo de igual valôr, não pode-mos admirar estes ladrões terroristas como os nossos Avós admiravam os Bandidos estilo esse James, pareçe que afinal pouco ou nada evoluimos. 12 anos era justo, mas aposto que esses meninos ainda vão trabalhar para uma agencia Americana a ganhar milhões .
Bem Haja
Carlos
@Carlos:
trabalhar pra eles? só se for muito otário! se estes caras se livrarem desta… eles deveriam trabalhar sim, mas não pra eles!
Yah…. acontece sempre isso!
São extraditados, 3 anos na prisão, saiem com um acordo de prisão domiciliaria e pena comunitária, trabalham nas empresas do estado para aliviar ou cumprir a pena, e mais tarde são formados como consultores de segurança!
A vida é justa ou não!
CUMPS
Não concordo nada com essa visão pessimista do Carlos. Eles não roubaram dados nenhuns limitaram-se apenas a PROVAR que existem falhas nos sistemas da NASA e que poderia vir alguém com más intenções e roubar ou mesmo dar cabo dos sistemas. Outro reparo, a noticia está excessivamente dramatizada porque os servidores com informações confidenciais não estão ligados a WWW mas sim por uma intranet. Basicamente aquilo que ocorreu foi andarem nos servidores públicos o mesmo já aconteceu na CIA e não foi nada de especial, todos os documentos a que tiveram acesso eram públicos, ja tinham sido lançados na impressa ou iam ser lançados.
White hat é mesmo isto, invadir e provar que há falhas para obrigar as empresas a aumentarem a segurança. É o mesmo que um estranho vir a nossa casa e ficar sentado no sofá a nossa espera para nos alertar acerca da falta de segurança. Sim é incomodo, mas mais vale isto do que ser roubado!!!
Hackers e SPAMERS .. tudo farinha do mesmo saco… cadeia com eles!!!! Só fazem merda
É…. o Cara tem o poder hehehe !!!!
é iss ae !!!!
Abraço
Qual hacker qual quê … foi algum ET da Area 51 que fugiu e atrofiou aquilo tudo 😀
1,3 milhões não é nada pra “NASA”…
@RVSilva
Por acaso é. Desde que acabou a guerra fria que tiveram profundos cortes orçamentais e com estas guerras contra os fantasmas do Bush ainda mais cortes tiveram, antigamente haviam muito mais missões espaciais do que aquelas que se registam actualmente realizadas pela NASA. Já para não falar que a partir de 2010 voltam a usar os foguetões dos anos 60 (equivalentes) pois o vaivém é demasiado dispendioso, usando a desculpa de que vão chegar ao final da idade de utilização (que ja a ultrapassam largamente).
Pois eu acredito em ovnis e bruxas…
Esta história é tão verdadeira como eu ser o presidente dos estados unidos.
Pensem um pouco e não acreditem em tudo que vos digam ou então estudem um pouco também ajuda.
Só mesmo alguém que não perceba de redes é que pode “engolir” uma história destas.
@Funcky Jack
Explica lá essa teoria mais detalhadamente, para vêr se eu te compreendo melhor .
Bem Haja
Carlos
Carlos
“Explica lá essa teoria mais detalhadamente”. Não se trata de teorias mas sim de factos. Não vou entrar em detalhe técnicos porque seria necessário muito tempo e explicações (desde tcp/ip, servidores, firewalls, etc…). Mas basta vêr que se fosse tão simples como isso os bancos já à muito tempo tinha perdido o seu dinheiro e quando se dá uma “invasão” a uma rede o problema tem mais a vêr com o factor humano (passwords que são divulgadas e outros…).
Mas já agora quando souberes de uma instituição bancária cuja rede tenha sido invadida diz qualquer coisa…
cumps
Já agora não achas estranho que essas supostas invasões aconteçam sempre nos Estados Unidos e depois ou é a Nasa ou a CIA que é afectada.