A profunda crise instalada na Grécia tem provocado fortes limitações na circulação de capitais desde o passado mês de Junho. Desde então a moeda virtual Bitcoin ganhou uma grande expressão no país.
Agora, fruto de uma parceria entre a empresa de moeda digital BTCGreece e o serviço de criptomoeda Cubits, é espectável que o país venha a receber mil ATMs de dispensa de Bitcoins.
Apesar de se começar a assistir a um entendimento entre a Grécia e os credores, a verdade é que a crise instalada no país está longe de ter fim à vista e a generalidade dos clientes dos bancos gregos está sujeita a fortes medidas de controlo de capitais, quer em levantamentos, quer em transferências para o estrangeiro.
Neste contexto, tem sido a moeda virtual que tem vindo a ganhar terreno no país como forma de investimento. Assim, as empresas ligadas ao sector parecem quer tirar partido deste cenário.
A BTCGreece, a empresa de Bitcoins da Grécia, e o serviço de criptomoeda Cubits irão investir, em parceria, na instalação de mil máquinas ATM de bitcoins.
As máquinas irão, numa primeira fase, contemplar apenas o sector do comércio electrónico e do turismo, segundo Thanos Marinos, fundador da BTCGreece. Em Outubro deverão ser instaladas as primeiras máquinas que já foram solicitadas por cerca de 300 lojas.
Actualmente, o valor do Bitcoin encontra-se bastante elevado com 1BTC a valer 206,7€ (no momento de redacção deste artigo. Conferir valor actual em preev.com).
Fonte: Business Insider