Google volta a mudar e apresenta uma nova interface melhorada
A Google está constantemente a procurar a interface ideal para os seus serviços. Nos últimos anos foram várias as novidades que foram apresentando para a forma como os seus serviços se apresentam aos utilizadores e como estes os usam.
É agora chegada a hora de mais uma mudança, para já apenas na interface do motor de pesquisa, com a introdução de novos elementos e a remoção da barra negra que nos estávamos a habituar.
A nova interface está a chegar e as alterações são já visíveis para alguns utilizadores.
Esta constante procura pela interface perfeita tem levado a que a Google faça constantemente ajustes nas suas páginas, de forma a que esta seja o mais simples possível de usar e ao mesmo tempo que contenha o máximo de informação possível.
A alteração agora apresentada vem na linha do que está já a ser usado no Chrome. Desaparece a barra negra com os links de acesso aos serviços, passando estes a estar concentrados numa grelha.
Apenas ficaram de fora os acessos ao Google + e ao Gmail, estando todos os outros serviços agrupados dentro dessa grelha, a que podemos aceder com um simples clique.
Ao agrupar as aplicações na grelha, a Google consegue ganhar algum espaço na interface e liberta a atenção dos utilizadores para a pesquisa e para os seus resultados.
Ao mesmo tempo está a trazer para a pesquisa a mesma interface que podemos encontrar já no Chrome, nas aplicações Android e no Google Drive. Fica assim mais simples aos utilizadores saltarem entre estas interfaces, com o mínimo impacto e com a maior facilidade de utilização.
Dentro da grelha de aplicações vão encontrar inicialmente as mais importantes e as mais usadas. Podem aceder a uma segunda grelha com uma lista menor de aplicações e que a Google considera terem uma utilização menor.
Ao realizarem uma pesquisa nessa nova interface, a nova barra de atalhos e de informação é movida para junto da caixa de pesquisa, mantendo as mesmas funcionalidades e as mesmas opções.
Apesar de mais limpa e mais arrumada, a nova interface vai obrigar os utilizadores a clicarem mais vezes para acederem aos links dos serviços que antes tinham directamente na barra negra.
Em alguns casos necessitam de aplicar mais um clique e noutros dois. Apesar desta diferença, esta interface consegue ser mais útil e produtiva.
E um novo logótipo
Ao mesmo tempo que a Google apresentou a nova interface da sua pesquisa, mostrou também o novo logótipo que passará a estar disponível.
Este está mais plano e sem o efeito 3D que já á bastante tempo o acompanhava. Não existem mudanças no logótipo em si, que todos conhecemos e sabemos identificar, mas apenas nos efeitos que este apresenta.
O logótipo está mais simples e com uma imagem mais limpa e mais aperfeiçoada.
É com esta constante procura por novas interfaces, mais úteis e simples de usar que a Google melhora a utilização dos seus serviços.
Não se limita em dar-lhes funcionalidades, mas procura também a forma mais simples de estes serem usados.
A nova interface de pesquisa será disponibilizada a todos os utilizadores durante as próximas semanas, sendo progressivamente feita aos utilizadores.
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente a horrenda barra preta foi à vidinha dela!
O conceito “clean” Windows está realmente a pegar! 😀
Foi o que eu me lembrei, especialmente em relação ao logo. É oficial, o look 3D e realista saiu de moda…
Foi só pena dizeres “conceito “clean” Windows”. Porque isso não é moda do Windows, ou Android (ok, isto é google na mesm), ou Apple.
Mas valeu o esforço! E sim, o Clean/Minimal está na moda lol.
Se fosse Apple já era conceito da Apple como foi referido o Windows já não é conceito Windows. A Microsoft quando publicitou o conceito “Metro” na altura já indicava nas suas guidelines de layout para UI que se deveria dar prioridade à informação e não ao chrome.
Algo que a Google e a Apple têm também seguido.
P.S.:Aqui chrome não é o browser.
Agora mais a sério: sim, o design “clean” tem vindo a surgir ainda antes do aparecimento do win8. Basta analisar as mudanças dos logotipos da principais marcas que ocorreram na última década. Mas também é óbvio de se perceber que o Win7 marcou a mudança no que toca ao design na Informatica (e não só, mas isto já era assunto para um artigo).
Pedro,
O tema e conteúdo das notícias é impressionante.
A irrelevância dos assunto sem dúvida que deixa muito a desejar a quem procura informação adequada e com conteúdo. Para crianças tudo bem mas para profissionais a lacuna é enorme.
Parece-me que têm receio de abordar temas sérios e ficam apenas por temas irrelevantes para alimentar picardias banais e suscitar comentários irrelevantes acerca de assuntos banais.
Apresentem temas relevante e com conteúdo.
O mundo da informática é vastíssimo e vocês apresentam o mais básico da informação.
Ajudem Portugal a crescer e as pessoas a crescer ao fornecerem melhores conteúdos.
http://www.stackoverflow.com
Rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Não vejo qual o problema da noticia, não sendo algo muito importante também não é necessáriamente irrelevante, é informativo. Se pretendes algo mais tecnico se calhar o slashdot ou o lifehacker são sites mais adequados.
Hoje ficaste a saber mais um pouco. Vi há pouco em ti que desconhecias este tema, agora estás mais informado, a surpresa que tiveste foi tal que ainda não estás em ti e esse comentário é o reflexo disso. É verdade podes creditar.
Embora não seja assim tão fulcral para a tua vida, como o respirar, é importante verificar que há movimentações também no que mais importante a Google tem, o Google Search. São pontos basilares e nós, cá dentro, decidimos informar nesse sentido. Tu desconhecias e hoje és um homem bem mais informado e graças a quem hein 😉 a nós claro.
Aquele abraço e bom fim de semana.
Pascoal se não gostas o que estás aqui a fazer? Ninguém te obrigou a ler a noticia, se vias que não te interessa fechavas o site e bazavas. E ao contrario dos “iluminados” como tu há quem se interesse por estas noticias.
No outro dia esta interface apareceu-me numa conta minha de Gmail. Agora apareceu-me na minha conta principal mas só quando entro no google.com, porque no google.pt continua a antiga…
O engraçado é que no PC do emprego tenho o visual antigo no gmail,youtube, o novo no motor de busca, em casa num mac tenho sempre o novo visual… vai se lá saber porque 🙂
Mas não percebo a Google…
Antes bastava fazer um clique para sair, tiraram isso e agora são precisos dois cliques…carregar no nome e carregar em sair. Muito mais moroso e complicado.
Agora retiraram a barra de funcionalidades do topo….para ir ao calendário e ao google drive bastava carregar uma vez e agora temos de carregar duas…
Quanto a mim, em funcionalidade, piorou.
Quem é que te disse que eles querem que saias?
Enquanto estás ligado mais informação eles coletam de ti e do que fazes…
Só espero que a Apple, pioneira neste novo design não entre em loucura e retire esse sombriado das janelas, dá muito jeito quanto tenho várias abertas no mesmo ambiente de trabalho, é o aspeto visual que noto mais diferença do PC do trabalho pata o MAC de casa, diferenciar onde termina e começa uma janela, visto que há várias situações com a mesma cor.
Quando ao Chrome, sempre a inovar, funciona bem, mas não gosto e não uso. Em casa Safari na empresa Firefox, tudo sincronizado maravilhosamente bem no icloud.
Mas deixo o meu reconhecimento pela melhoria e constante procura pela perfeição.
Pelo que li em outras fontes o logotipo “flat” não será para substituição do actual mas sim para utilização apenas em situações em que para o design, seja de uma página web uo de uma app, a imagem mais apropriada seja esta agora apresentada.
“Ao agrupar as aplicações na grelha, a Google consegue ganhar algum espaço na interface e liberta a atenção dos utilizadores para a pesquisa e para os seus resultados.”
Tive mesmo de ir à página do google ver se a barra preta lá estava mesmo, por isso eu já devo estar com toda a atenção na pesquisa e nos resultados…
Atualizei já aqui em casa dois pcs e continua como antigamente.
Será que tenho de fazer alguma coisa?
Acho estranho, quando a minha pagina do google, já tem esse aspecto a meses.
Esta alteração também surge noutros serviços Google e não apenas no Motor de Busca. Tenho a acesso a esta nova interface no Gmail e no Google+, serviços de topo Google.
Boas…
Que extensões são essas que estão activas?
Cumprimentos
Gonçalo Silva Pereira
para quem quiser a home page antiga
http://www.addictivetips.com/web/how-to-restore-chrome-old-new-tab-page/