O negócio principal da Google é a publicidade. Todos os restantes serviços que disponibiliza são mantidos, na maioria dos casos, através da apresentação de publicidade e da venda de produtos.
Tendo uma base de utilizadores sólida e bem construída, a Google só pode mesmo aproveitar esta bem. Uma alteração apresentada hoje aos termos de utilização do Google Plus vão permitir que a Google possa usar as recomendações dos utilizadores desta rede, bem como os seus nomes e fotografias, na publicidade a produtos dentro da sua rede.
A alteração agora apresentada dos Termos de Utilização do Google e que está a ser comunicada aos utilizadores, é descrita pela Google de forma muito sucinta e assenta em três pontos distintos.
A alteração apenas entrará em vigor no próximo dia 11 de Novembro, mas a Google antecipou o seu anuncio, para que todos possam adaptar-se às novas regras e, caso concordem, passem a reger-se por elas.
As novas regras são uma actualização às já existentes e, segundo a Google, são apenas três alterações:
- Primeira, clarificar como o nome e a fotografia do seu Perfil poderão ser apresentados nos produtos Google (incluindo comentários, publicidade e outros contextos comerciais).
- Segunda, um lembrete para utilizar os seus dispositivos móveis em segurança.
- Terceira, alguns detalhes sobre a importância de manter a sua palavra-passe confidencial.
Se as duas últimas alterações são pacíficas e compreensíveis, a primeira pode levar a que muitos utilizadores ponderem usar este serviços.
Segundo as novas regras, a Google poderá usar, para fins publicitários, o nome e a fotografia que os utilizadores tenham na sua conta Google Plus, sempre que apresentarem um comentário seu.
Descrito de forma simples, sempre que colocarem um comentário sobre um bem, produto ou conteúdo, a Google tem o direito de o colocar na publicidade a esse mesmo item. A forma de apresentar essa publicidade é através da publicação desse mesmo comentário e do vosso nome ou fotografia.
Claro que podem negar essa possibilidade à Google, bastando para isso que configurem na vossa conta Google Plus que não pretendem essa partilha.
As regras da Google são muito simples e claras, sobre estas partilhas e tudo o que ela envolve junto dos utilizadores.
- O utilizador detém o controlo: os seus conteúdos são apenas partilhados quando pretender e as aprovações partilhadas não afectam quem vê os conteúdos ou a actividade.
- Para ajudar os seus amigos e outras pessoas a encontrarem conteúdos interessantes online, a sua actividade (por exemplo, comentários, +1s, seguimentos, partilhas, etc.) poderá ser utilizada com o seu nome e a fotografia em contextos comerciais ou promocionais.
- Relativamente às aprovações partilhadas em anúncios, pode optar por permitir que o seu nome e a fotografia sejam utilizados para ajudar amigos a encontrarem conteúdos que lhe interessam (e a evitar o que não lhe interessa).
- O nome e a fotografia apresentados em aprovações partilhadas correspondem ao nome e fotografia do perfil público que escolheu no Google+.
Todas as informações necessárias sobre as Recomendações compartilhadas estão já disponíveis aos utilizadores e podem ser consultadas.
Será também aí que podem concordar ou discordar, abrindo assim caminho a essa partilha ou, por outro lado, ao seu barramento.
Ponderem então se querem ou não que o vosso nome e fotografia seja exibida na publicidade que a Google apresenta e coloquem a vossa opção nas definições da vossa conta Google Plus.
Este tipo de publicidade e de recomendações é já feita pelo Facebook na sua rede social. A Google entrou agora nesse campo e fará uso de todos os seus muitos utilizadores.
Concorda com a novas regras da Google? Vai permitir as Recomendações partilhadas?