Google termina versão gratuita do Google Apps
O Google Apps é a vertente empresarial e para o ensino das ferramentas que disponibiliza para o ecossistema Google. Permite que as empresas tenham o seu serviço de email e outras ferramentas sem terem de se preocupar com a manutenção desses serviços e com a garantia associada à Google.
Para além destas duas modalidades a Google disponibilizava uma versão gratuita para pequenas empresas e outras entidades, que eram um pouco mais limitadas, mas que satisfaziam perfeitamente as suas necessidades.
Num anuncio feito no blog oficial a Google anunciou que terminou a disponibilização da versão gratuita e que apenas irá manter a versão paga.
A diferença entre as versões que a Google disponibilizava nas Apps residia no número de contas disponibilizadas e nos timings com que as novas funcionalidades eram lançadas.
Desde a sua criação que esta ferramenta, que na verdade é o agregado de várias ferramentas, que as Apps foram crescendo e as novas funcionalidades foram sendo agregadas e disponibilizadas em diversos tipos.
As versões Empresarial, de Ensino e Governamental são as versões privilegiadas e nas quais a Google investe mais do seu tempo e recursos. A versão gratuita, usada por muitas pequenas empresas e pessoas individuais, é mais limitada e oferece a maioria das funcionalidades, mas sempre oferecidas mais tarde.
Assim, e desde o dia de ontem, a Google retirou a oferta da versão gratuita das Apps, tendo apenas disponível a versão paga. Esta versão garante as funcionalidades que estavam antes disponíveis.
A partir de 6 de dezembro de 2012, o Google não irá mais oferecer novas contas para a edição gratuita do Google Apps. A edição gratuita do Google Apps também é chamada de "Google Apps Standard".
Todos os particulares que pretenderem usar uma conta são agora encaminhados para a criação normal de contas do Gmail.
As empresas e particulares que estejam a testar as contas antes do dia de ontem podem continuar a usar e fazer o downgrade para a versão gratuita.
Se estão a usar a versão gratuita esta medida não terá qualquer impacto e vão poder continuar a usar normalmente os serviços que até agora têm disponíveis.
Os preços da versão Empresarial são mantidos (50 dólares anuais por utilizador) e as versões
A Google pretende agora continuar os desenvolvimentos das funcionalidades das Apps e garantir a melhor qualidade destes serviços.
Esta é uma perda muito grande pois a versão gratuita das Apps da Google eram uma garantia para muitas empresas e particulares de um serviço de email, de uma suite de produtividade e todas as restantes ferramentas que a Google disponibiliza.
Pode ser uma excelente oportunidade para a concorrência ganhar algum terreno e dar algum alento às suas ofertas.
Homepage: Google Apps
Este artigo tem mais de um ano
Tudo a subscrever http://domains.live.com/ !!!
Eu quero um editor de documentos que funcione em colaboração… Besides ter Google Apps em versão gratuita é pior que ter uma conta da google só por dizer que os emails ficam todos agregados e se tem controlo em todas as contas
Cavalo pa burro? Nope.
Pena eu usava os MX da google 🙁 Boas alternativas alguém conhece?
Alguém consegue indicar alternativas?
Podes sempre dedicar-te à alternativa da pesca.
http://www.microsoft.com/pt-pt/office365/education/school-services.aspx
fdx nem 8 nem 80
ao menos que fosse possivel em vez de 10 contas gratuitas criar apenas uma…. usava o GA em todos os clientes para não ocupar espaço no servidor com emails, agora já foste…
Pânico! Alerta vermelho! E agr? Estava prestes a criar uma nova conta sob um novo dominio e… enfim… A google tem abusado da sua dimensão nos ultimos tempos…
Depois de descontinuarem o google places usado nos GPS tomtom live (outro serviço q tb usava) agr isto… WTF!
Starting to search for new options…feedback soon…
que pena :\
E se reencaminharmos o email para o gmail, quais as desvantagens?
Não estou a entender o artigo…
“Todos os particulares que pretenderem usar uma conta são agora encaminhados para a criação normal de contas do Gmail.”
“Se estão a usar a versão gratuita esta medida não terá qualquer impacto e vão poder continuar a usar normalmente os serviços que até agora têm disponíveis.”
Afinal em que ficamos?
Então eu explico…
Novas contas, ou aceitas Gmail com contas individuais ou pagas.
Quem tem e está a usar não e afectado.
Este “problema” apenas se aplica para quem quer criar novas contas.
Ah, ok, entendido então.
Obrigado.
Fuck.
Muito má notícia! 🙁
Que estupidez… FDPS… cada vez se parecem mais como a Micro$hit.
Alternativa na educação
http://www.microsoft.com/pt-pt/office365/education/school-services.aspx
Dá para sincronizar android com outra cloud? (Estou a falar dos contactos e calendario) ou só mesmo google cloud? 😛 Eu uso o app google free para esse fim com o meu dominio, não quero usar email do genero xxx@gmail.com. Vou ser obrigado futuramente a criar um email que nao quero para sync os contactos e o calendario e ter o email noutro server ou então terei de lhes pagar uma assinatura de 40€/ano… Grande negócio, lançam um sistema supostamente livre, as pessoas aderem por ser livre, “forçam” os programadores a criar aplicações free, mais uma vez as pessoas aplaudem, depois cobram licenças para as marcas de telemoveis poderem vender telemoveis (já ninguem compra outro sistema operativo) e por fim cobram a quem comprou esses telemoveis para usarem a cloud, a unica que funciona com esse sistema (ou pagam ou fazem publicidade usando o meu dominio). Eu adoro o sistema android mas isto leva-me a pensar duas vezes se devo ou não mudar.
Ainda estou a conseguir criar conta, criei agora mesmo 4 para me precaver. Quem quiser posso criar as conta por vcs, contactem via site http://www.inovve.com
para confirmarem que não estou a mentir:
https://dl.dropbox.com/u/26495583/Capture.PNG
bendita altura em que eu criei o meu apps… tenho a versão gratuita, para 100 utilizadores!! não me perguntem como consegui!
sei que uso o gapps desde o seu inicio
https://www.dropbox.com/s/tokatpxwlzsbtjh/gapps.PNG
E uma grande perda para pequenas empresas.
Agora so nos sobra o domains.live.com que nos meus testes não e tão bom quanto o google apps.
Ao menos no Live pode-se ter 500 contas para um domínio…
Então e o Zoho, não tem opção gratuita para email? Para além disso tem CRM, Docs, Site builder e outra mão cheia de apps, será boa alternativa?
Nao entendo porque tanta gente tem aversao a Microsoft, é moda… já experimentei o Live Domains e considero um muito bom serviço.
(queria responder ao Carlos no post anterior)
From google:
Hello from Google,
Here’s some important news about Google Apps—but don’t worry, there’s no need for you to take any action. We just want you to know that we’re making a change to the packages we offer.
Starting today, we’re no longer accepting new sign-ups for the free version of Google Apps (the version you’re currently using). Because you’re already a customer, this change has no impact on your service, and you can continue to use Google Apps for free.
Should you ever want to upgrade to Google Apps for Business, you’ll enjoy benefits such as 24/7 customer support, a 25 GB inbox, business controls, our 99.9% uptime guarantee, unlimited users and more for just $5 per user, per month.
You can learn more about this change in our Help Center or on the Enterprise Blog.
Thank you for using Google Apps.
Clay Bavor
Director, Google Apps
Boa tarde,
Alguém sabe uma alternativa aceitável para substituir este serviço?