Google Takeout – Liberte os seus dados
A Google tem, nos últimos dias, estado numa verdadeira maré de novidades. Têm sido apresentados ao público novos serviços e melhorias nos actuais, o que visa por um lado dotar a Google de novas funcionalidades que outras empresas disponibilizam e por outro lado melhorar os actuais serviços.
Uma das mais importantes novidades foi o inicio da disponibilização da sua nova rede social, o Google+, que promete revolucionar a forma como os utilizadores da Internet se vão passar a relacionar entre si e alterar a forma como nos apresentamos ao mundo virtual. De forma menos pomposa e mais discreta, a Google apresentou também o Takeout, que vos permitirá exportar os vossos dados dos serviços Google.
Segundo a Google, o Takeout é um novo serviço que deverá ser usado por todos os utilizadores que pretendam exportar de forma rápida os dados que têm alojados nos seus diferentes serviços. Actualmente era já possível fazer essa exportação, mas obrigava a que fosse feita serviço a serviço e de forma manual. O Takeout, apesar de ainda não cobrir todos os serviços da Google, permite que numa única interface tenham acesso a esses dados. A exportação é feita de forma a que os dados possam ser usados de forma independente e em formatos abertos.
Existe a possibilidade de a exportação ser feita em bloco - todos os serviços - ou de forma selectiva e aí os utilizadores podem escolher de que serviços pretendem exportar os seus dados.
O Google Takeout é a resposta da Google a uma velha questão inerente à Internet. De que forma podem os utilizadores terem acesso aos seus dados quando pretendem terminar a utilização de um serviço. Na maioria dos casos o utilizador deixa de ter acesso a esses dados e ficam perdidos para sempre. No caso da Google, todos os que pretendam deixar os seus serviços, têm assim essa tarefa facilitada com o Takeout.
Actualmente o Google Takeout suporta que os utilizadores exportem os seus dados dos seguintes serviços:
- Buzz,
- Contacts e Circles,
- Picasa Web Albums,
- Profile,
- Stream
A Google indicou ainda que pretende nos próximos tempos adicionar ao Takeout outros serviços seus. Vejam abaixo o que a Google tem a dizer sobre o Takeout.
A disponibilização do Google Takeout no mesmo dia em que apresentou a sua nova rede social não foi feita inocente. A Google tem sido uma das mais fervorosas apoiantes da possibilidade dos utilizadores removerem os seus dados dos serviços web onde estão registados e onde os alojam. Ao darem essa possibilidade aos seus utilizadores, estão a criar uma base para que outros serviços possam seguir o seu exemplo e ficam ilibados de qualquer acusação que possa vir a ser feita no futuro.
Ficou agora mais simples retirarem os vossos dados da Google, usando este serviço que vos ajudará a fazê-lo. Testem o Google Takeout e se pretenderem abandonar os serviços da Google esta é a forma mais simples de guardarem os vossos dados.
Homepage: Google Takeout
Este artigo tem mais de um ano
É por estas e por outras que cada vez mais gosto da postura que a Google tem na Internet.
Muito bem, assim apresentam liberdade de escolha.
Que grande chapadinha no Facebook e nos ditadores da Apple. Cada vez sou mais Google fan!!! A minha esposa a partir de ontem entrou no mundo Android. Já estava farto que me estivesse sempre a roubar o telelé para jogar 😀
GOOGLE FTW !
Mais nada.
Nunca tive nenhuma conta em redes sociais.
Mas com Google+, contem comigo!
Facebook?! É para “meninos”…
Nunca tive nenhuma conta em redes sociais.
Mas com Google+, contem comigo!
Facebook?! É para “meninos”…
faço das tuas minhas palavras
Google Takeout is brought to you by The Data Liberation Front.
lllllllloooooooolllllll
Parece um grupo terrorista/rebelde 😀 😀 😀
Será que estas mudanças já têm a ver com a nova visão do novo CEO da google? Há uns tempos devido a certas politicas pensei que a google se estava a tornar apenas mais um mas ao que parece continua a surpreender é com bom grado que vejo a Google a centrar as suas atenções nos utilizadores.
É a Google!!
Não é preciso dizer mais nada…
Mais nada Google, assim é sempre para inovar 😀
O vídeo está mesmo muito bem conseguido! Go Google, go!